Por que não existem mais aparelhos com flash Xenon?

O que voce acha disso? O Led parece ser mais eficiente energeticamente, mas nao tem a mesma potencia.

1 curtida

Dei uma pesquisada aqui e a resposta que encontrei foi basicamente por causa de espaço. Os capacitores necessários pra alimentar flash Xenon não cabem em smartphones finos (Lumia 1020, Galaxy S4 zoom, exemplos de aparelhos com flash Xenon, mas o tamanho deles neh…). Contudo, alguns pesquisadores na Singapura estavam trabalhando num tipo de capacitor bem fino, capaz de caber nos atuais smartphones. Porém ainda não saiu essa tecnologia.

2 curtidas

Diria que pelo óbvio, custo.
Hoje cada vez menos se usa luz vinda de flashes para captura de fotos, investir em fontes melhores de flash parece um custo desnecessário para alocar essa verba.

Citaram algo sobre cabos mais finos e conectores, acho que esse é um dos fatores que são importantes tecnicamente, mas também recai sobre custo X ganho real. Certamente existem pesquisas sobre cabos e conectores de última geração integrados no design do smartphone, porém tudo é pensado para economizar espaço e otimizar custos, no cenário atual buscar por alternativas de flashes melhores não parece uma prioridade que vá trazer ganho real. E do ponto de vista de comunicação, basta adicionar um led a mais e dizer que tem um flash 15% melhor e está mais que bom.

2 curtidas

não me parece uma característica que gere muito apelo na hora da venda em relação a toda a dificuldade de implementar ela, quem precisa de flash potente pra tira fotos noturnas vai acaba utilizando uma câmera mesmo.

Por que celular com flash de Xenon é um TRAMBOLHO, os LEDs ficaram mais eficientes e os sensores melhoraram também (modo noturno num celular decente é bem incrível).

1 curtida

Aproveitei o tópico e tomei a liberdade de fazer uns testes sobre iluminação – tudo bem, não tão precisos assim, já que não tenho Xenon. Utilizei uma dessas lanternas táticas, com LED muito forte (pode ser equiparado a um flash Xenon?). Usei a câmera principal do meu próprio smartphone (Galaxy Note10+), um tripé e modo automático em todas as capturas, sempre focando no centro da imagem. O assunto estava a cerca de 1 metro de distância das lentes. O ambiente, meu quarto, ora estava com a luz acesa (um desses painéis LED de embutir de 12W), ora apagada (fica um breu total).

Tirei 10 fotos com configurações de iluminação diferentes para comparação. A descrição está acima de cada uma delas. Podem baixar o arquivo original, deem uma olhada e me digam o que acham…

Iluminação: Lanterna

Iluminação: Flash

Iluminação: Lanterna + Flash

Iluminação: Lanterna (Night Mode)

Iluminação: Lanterna + Luz do quarto

Iluminação: Flash + Luz do quarto

Iluminação: Lanterna + Flash + Luz do quarto

Iluminação: Luz do quarto (Night Mode)

Iluminação: Lanterna + Luz do quarto (Night Mode)

Iluminação: Luz do quarto

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.