Por que controles de TV não são retroiluminados?

Deve haver alguma razão óbvia, como consumo de bateria, ou algo do tipo.

Porém, sempre que estou com a TV ligada, com as luzes ambiente apagadas, eu me pego tendo que usar de algum artifício pra encontrar o botão que eu quero (jogando a luz do celular contra o controle, usando a iluminação da própria TV, etc) e quando não, esbarrar num botão errado.

Tudo bem que os controles atuais, tipo os universal da Samsung, são bem enxutos quanto a isso, poucos botões, mas mesmo assim. Às vezes a gente tá num breu e precisa olhar pro controle e não enxerga nada. Se a justificativa é o consumo de bateria, eles poderiam colocar algum sensor no controle que, ao pega-lo, os leds acendessem, ou algum botão evidente que ascende os leds, enfim, ideias há aos montes.

1 curtida

Custo, simples assim.
Vc precisaria de uma camada mais fina de borracha ou inserto de algum material translúcido para q cada tecla se acendesse, precisaria de um led para cada tecla ou algum plástico que distribuísse a iluminação para várias teclas simultaneamente.
Mais componentes, mais complexidade, mais logística, mais testes, logo, mais custo.

Particularmente nunca me atrapalhou, em um mês já tem memória muscular o suficiente pra saber aonde estão os botões que eu quero.
Até pq, mesmo com trocentos botões (tenho uma Sony) eu consigo enumerar os botões que uso.

  1. Power
  2. Input, pra trocar de HDMI e uso pouco, pq posso mandar a alexa trocar se estiver longe e os consoles usam CEC
  3. Home, pra selecionar algum streaming
  4. Setas de navegação
  5. Ok no centro das setas
  6. Back
  7. Volume mais e menos

Grande parte das coisas que nós pensamos serem geniais alguém já pensou, só não foi feita pq tem um motivo pra isso.
Eu como catador de milho preciso de teclas iluminadas num teclado, visto que não é trivial pra mim usar 40 teclas sem olhar pro teclado, pra quem é experiente com certeza essa iluminação é um custo desnecessário, haja visto que ainda temos muitos teclados sem iluminação, especialmente focados em trabalho.
Num controle de tv vc não vai usar recorrentemente nem metade disso, acho que memória muscular é mais que suficiente.

3 curtidas

Muitas Smart TVs da LG da era Full HD e 3D tinham controles retroiluminados. Não sei dizer qual foi o motivo de terem abandonado.

Edit: as TVs high end de 2021 da Sony agora incluem um controle retroiluminado, os botões se acendem ao detectar movimento. Pena que não vai chegar aqui, visto que a empresa deixou o país…

2 curtidas

Tem o custo, como o Igor falou, e nesse custo entra o custo da quebra de componente e como isso pode afetar a percepção do consumidor e a cobertura da garantia, por exemplo.

No caso, a quebra seria uma ou mais luzes queimar. Troca tudo? Troca só as luzes queimadas? É hotswap ou soldado (o primeiro é mais caro pra produzir, o segundo é mais caro pra consertar)? Tem luz reserva (que é um custo a mais)?

Uma solução que existia uma ou duas décadas atrás era botões fluorescêntes. Não eram todos os controles que eram assim, mas era uma solução de mais baixo custo (e menos eficiente do que uma solução com iluminação ativa).

4 curtidas

Oloco bicho.

Convenhamos tbm que TV Sony estava longe de ser acessível. Apesar de gostar da marca (as duas smar tvs aqui são Sony) nada acima do intermediário tinha preço “justo”. As OLED deles eram muito mais caras que a LG equivalente e tinham menos features.

Eu não ia querer troca a pilha do controle da TV todo o mês só pra ele acender umas luzinhas, iam ter de usa bateria recarregável, ai vai mais uma trabalheira de componentes eletrônicos.

Bom, as pilhas do meu mouse wireless duram cerca de 5-6 meses. Não sei se mouse consome mais que controle, mas acho uma média boa até pra controle de TV.

teu mouse tem um led vermelho ou ele é infravermelho?

Pra mim uma média boa pra TV são 2 anos de duração de um par de pilhas alcalinas.

Ele é daqueles com tecnologia bluetrack da Microsoft, acredito que consome mais. Porem, as pilhas são da Duracell neh, não seria pra menos.

No mais, penso que trocar pilhas nessa média em troca de ter mais praticidade no controle é um preço que eu estaria disposto a pagar.

E convenhamos: dois pares de pilhas, mesmo nessa economia horrível, tá saindo hoje por R$ 25. Pra durar um ano, não vejo um preço alto. Nem mesmo trabalhoso ter que trocar umas duas vezes nesse intervalo.

Meu da Logitech que usa infravermelho usa 1 pilha AA e ela dura mais de um ano se for alcalina.
Parei de usar Duracel depois que varias vazaram aqui em casa mesmo estando na garantia, agora se for equipamento caro só usa as Panasonic com proteção contra vazamento.

Um controle teria de ter vários leds, não só 1 pra iluminar tudo, duvido as pilhas passarem de 3 meses, mesmo sendo as AA, que já não são mais o padrão nos controles.

Resposta curta: bateria.

Resposta longa: leds usam muita bateria, enquanto alguns controles usam bateria e possuem bluetooth, a maioria ainda usa 2x AAA.
Acredito que ainda vá começar à sair controle de TV com bluetooth, bateria interna de 2000mAh e leds… (modelos mais caros, não inclusos com as TVs por padrão)
Alguns controles mais antigos, como o de um VCR que eu tinha, tinha as teclas numa borracha verde que se ficasse o dia inteiro exposto ao sol, brilhava de noite. hahaha

Aqui em casa tinha uma TV de tubo da Semp Toshiba que o material das teclas do controle era branco, mas brilhava verde no escuro. A luz não era muito forte, e ia enfraquecendo quanto mais tempo passava no escuro, mas já ajudava a não ficar perdido.

4 curtidas

O difícil é o controle pegar tanta luz né kkkkkk.
Igual o controle com painel solar da samsung, ideia legal e tal, mas eu não deixo os móveis expostos ao sol…

Em breve nem controle mais virão nas TVs, pra cortar custos. Mas também não seria um problema, é só usar o smartphone como controle remoto.

3 curtidas

Até funcionava com lampada incandecente (veja a época…, era de uma TV CRT). Mas não era tão intenso e nem durava a noite toda. hahaha

1 curtida

Meus avós já tiveram uma TV com controles retroiluminados e meus pais tinham um controle q tinham teclas fosforescente que brilhavam no escuro

Hj em dia nem vejo necessidade mesmo. Os controles já tão vindo com pouquíssimas teclas pra você só pegar e pressionar.

Essa inclusive é uma reclamação que tenho do controle do Fire Stick: vc precisa olhar ou sentir os botões antes de pressionar, já que os botões de home e play/pause são iguais e estão próximos.

8 curtidas

Nossa, acho isso uma coisa ridícula. É muito complicado usar o celular pra controlar TV, embora eu use eventualmente. Isso só piora quando preciso abrir apps ou tocar na tela pra acender.

O controle da TV tá sempre a mão e, o melhor, vc n precisa olhar pra controlar a TV. No celular a cada toque preciso ver na telinha dele onde estou pressionando. Acho que é aquele mesmo problema da Touch Bar: vc sente falta daquele feedback nos dedos que te situe.

7 curtidas

Concordo plenamente, nunca entendi o hype da galera por ter infravermelho só pra poder controlar a tv.

2 curtidas

IV no meu antigo xiaomi já me ajudou muito, mas nada como ter um controle normal, pois como já disseram a falta de resposta é muito ruim.

Aqui em casa tinha uma TV de tubo da Toshiba que tinha o controle iluminado, não faço idéia do pq não utilizarem mais essa tecnologia