Por que cantores/bandas ainda postam clipes apenas em 1080p?

Artistas renomados quase sempre postam apenas a versão 1080p de seus videoclipes e eu adoraria poder ver mais detalhes. Alguém conhece um motivo específico para isso?

Por exemplo esse hinário, a quantidade de artefatos da resolução + compressão “acaba com o brilho” que essas imagens poderiam ter.

2 curtidas

Será que eles não vendem esses clips em alguma plataforma?

3 curtidas

Penso que seja a produtora que não atualizou os esquipamentos e softwares

Eu nunca vi tal serviço, acredito que não seja o caso.

De todas possibilidades, essa deve ser a mais remota. Esse da Rihanna, por exemplo, a gata fica mais de 6 anos sem lançar música, volta com o tema de Pantera Negra e iam esbarrar nessa limitação de equipamentos? Num faz nem sentido.

Muitos artistas internacionais não sobem vídeos em 4K.
Por exemplo, Unholy (Sam Smith), Anti-Hero (Taylor Swift), Super Freaky Girl (Nicki Minaj), todas músicas recentes e somente com 1080p.

3 curtidas

Esses que vc mencionou, tem a mesma produtora em comum?

Não são da mesma produtora, nem são todos da mesma gravadora, absolutamente nada relacionados.

Pode ser só algum acordo com o Google mesmo para economizar dados, afinal se esse vídeo estivesse em qualidade de BD ele pesaria em torno de 850MB e nesse exato momento este clipe já passou dos 1.400.000 de visualizações.

14000000 x 850MB = 1190TB de dados transferidos

Claro que como o youtube comprime o vídeo não seria tudo isso.
Fui num site de download e tentei baixar esse clipe e falou que só o video sem áudio pesa 39MB :upside_down_face:

1400000 x 39MB = 54,6TB haja compressão :joy:

3 curtidas

Na verdade não, pois acima de 1080p o YouTube nem converte em MP4 (H.264).
Somente em VP9 e AV1, o que dá 1/2 e 1/3 desse tamanho aí, respectivamente.
Até 1080p ele sempre faz as 3 versões, AVC1, VP9 e AV1.

Pois é, quando eu tava escrevendo cheguei a ver esses valores menores num site de download como mencionei acima, ainda assim se levarmos em conta o seu exemplo daria 445,2TB de transferência de dados só em um vídeo de 4 minutos se ele tivesse 1,4 milhão de visualizações em 4K
É muita coisa, talvez possa ser mesmo uma parceria com o google onde o artista lançaria em 1080p e o google patrocinasse parte do vídeo.

1 curtida

É padrão de A-Pop, pois qualquer K-Pop de grupo/artista iniciante já é em 4K, eu acho que é questão de costume de mercado mesmo.
Depois repare nos vídeos de K-Pop, todos em 4K e até antigos que estão sendo remasterizados, são todos upados já em 4K

2 curtidas

De todos os possíveis conluios do mundo capitalista nunca pensei que isso pudesse ser um deles kk

1 curtida

Ah, já dá pra ouvir e assistir o clip em fullHD, 4k sei lá… hahaha o que faz falta mesmo é um hdr decentezinho… (nem lembro se o YouTube já implementou direito a desgraça… aahahaha)

Eu também não entendo isso, tem uns que ficam até aceitável em 1080p, outros ficam péssimos, e o pior que muitos dos clips tem uma ótima produção e grande parte disso é perdido com uma qualidade tão zuada que fica.

2 curtidas

O problema não é ser FHD e sim a compactação excessiva, que pode ser contornada usando 4k em uma tela FHD.

3 curtidas

Talvez seja para não ter acesso a música com uma ótima qualidade de som de graça hehehe.

1 curtida

YouTube não altera a qualidade do áudio independe da resolução escolhida, se você observar nas estatísticas para nerd o ID do áudio permanece em 251 no formato opus.

3 curtidas

O clipe de Need to Know da Doja é em 4K, muito legal ver os detalhes, mesmo que boa parte dele seja CGI kkkkkk
Queria o clipe de Player of Games da Grimes em 4K, acho o clipe muito bonito, mas tem umas partes que a compressão caga na imagem e o upscalling não faz milagre.

Produtoras/Gravadoras pagam por publicar o vídeo no YouTube?

3 curtidas

Pelo menos na mimha TV eu nunca vi o HDR ativado como vejo nos conteúdos de Netflix por exemplo.

Então, mas já tem outros de A-Pop que estão colocando em 4K normalmente. Rosalia, Megan Thee Stallion, Bad Bunny… Sem contar os brasileiros, que talvez se enquadram também nessa categoria.

Como disseram, o problema é a compactação. E imagine assistir numa tela 4K um upscale todo cagado de 1080p. Fica uma lindeza.

Não faz muito sentido, já que até nas versões free dos streamings tem uma qualidade bem alta disponível.

É porque ele está te servindo a variante AV1 e como a compressão de vídeo é muito boa, não precisam diminuir o áudio. No entanto, o 251 não é o bitrate, e sim a forma como ele foi codificado, seguindo o RFC 8251. Não encontrei muitos detalhes sobre a parte de áudio dos vídeos.

3 curtidas

Como eu sou do audiovisual, gosto de ficar procurando os defeitos quando fazem CGI. :joy:

1 curtida