Por que câmeras e lentes estão cada vez mais caras?

Câmeras e lentes estão ficando tão caras hoje em dia. Vocês já pararam pra analisar os principais modelos das principais marcas japonesas? Não só ai no Brasil, mesmo aqui no Japão que tem a fabricação local já que as principais marcas de câmeras são japonesas, são caríssimas aqui também.

Por exemplo, a Sony parece ter aumentado constantemente o custo de seus modelos APS-C sem espelho…

image

Os preços das lentes, principalmente da Sony aqui no Japão ta absurdo e eu achei que a tendência era diminuir por causa das câmeras dos smartphones cada vez melhor.
A nova A7C que vem ainda com o menu desatualizado custando mais de 14 mil reais no Brasil e aqui passando dos 200 Mil Ienes.

Estou de olho nesse, mas ta difícil.

Não sei como anda o mercado das câmeras no Brasil, se continuar assim, vai ser pra poucos.

1 curtida

A Sony é tão c*uzona que não tem nem o menu em inglês aqui no Japão e alguns modelos da Canon tem nomes diferentes aqui e no resto do mundo outro, uma confusão.

No fim, a recomendação dos estrangeiros aqui que não falam muito a língua é importar câmeras da Sony por causa do menu em japonês.

Estou de olho nessa pelo tamanho, muito linda e compactada pra viagens. Prefiro comprar só o corpo dela e investir em uma lente melhor.

Ah… qualquer coisa que custa acima de 200 dólares é para poucos no Brasil… mas camera [D]SLR sempre foi mercado de nicho no Brasil…

Mas no Brasil tá pior ainda… Todas as empresas já tiraram suas fábricas daqui, agora é só importando e pagando os impostos ou arriscando no mercado cinza… :\

Uma coisa: inflar o preço ao longo do tempo é normal. O pessoal faz isso para ver até quanto consegue inflar o preço para ver até quanto o pessoal está disposto à pagar… e geralmente eles pagam muito.

1 curtida

Se as DSLR estão caras no Brasil, não quero nem imagens as Mirrorless que são ainda mais caras.
Eu não sabia que era normal essa inflação nas câmeras, pq eu to estudando sobre elas não faz muito tempo, então aut com as câmeras do smartphones cada vez melhores, achei que ela iriam diminuir um poucos os preços por causa de vendas baixas. Mas não li nada sobre vendas, estou só especulando. Aqui no JP mesmo custando um rim, vende como agua, mas não sei no resto do mundo. Mas eu não tenho o mesmo poder aquisitivo de um japonês, então por isso to chorando haha

Ué, se o mercado do produto é o japonês, não tem motivo nenhum pra empresa colocar menu em outra língua além do japonês.
É a mesma coisa reclamar que um produto produzido no Brasil para ser vendido no Brasil não tem menu em inglês.
Por mais que possa existir uma versão do mesmo produto para o mercado internacional, a empresa vai se preocupar com o idioma nessa versão do produto, não na versão para o mercado nacional.

E eu chuto que as câmeras e lentes vão ficar cada vez mais caras exatamente por causa da competição com smartphones.
Uma forma não só de se diferenciar, mas também porque esse será um produto que se tornará cada vez mais de nicho, diminuindo ainda mais a produção e reduzindo a capacidade das empresas de conseguirem algum benefício de escala.

Então as soluções que eu vejo é ir atrás de câmeras e lentes usadas ou segura a compra enquanto junta grana.

1 curtida

Ao contrário. Quanto menos venda, mais caro.

1 curtida

Não faz sentido nenhum.
1 O Japão tem uma quantidade gigante de estrangeiros
2 O Inglês é uma língua universal
3 Muita gente nos fóruns se fode quando compra uma câmera Sony aqui, e quando chegam no pais nativo, não tem a língua universal básica no menu, e isso é uma restrição somente aqui, pq comprar uma câmera sony em qualquer lugar do mundo, tem diversas línguas.

De resto, faz sentido, vai ser nicho mesmo.

O Brasil também tem, mas isso não faz com que os produtos aqui venham em inglês.

Provavelmente porque a empresa é japonesa e ela suponha que quem compra no mercado doméstico sabe a lííngua, o que é uma suposição plausível.
Sei lá qual o custo para se colocar mais línguas no menu, mas eu não vejo a falta de línguas extras para um produto vendido no mercado doméstico como uma decisão “c*zona”.

Num geral, a recomendação de fotógrafos estrangeiros é não comprar as câmeras da Sony aqui no Japão. Sendo que a Canon, Nikon, , Fujifilm, Panasonic, Olympus e Casio, todas japonesas, tem no mínimo um menu em inglês e de todas as citadas a mais cara é a Sony, em tudo. E pelo que eu me lembro, a Sony coloca uma limitação em algum recurso somente aqui no JP ( sem noção).

Alguns outros motivos pra quem tem curiosidade.

A questão é que quanto menos tu vende mais caro pra produzir se torna, então quanto mais de nicho o mercado se tornar mais caro ele vai ficar.

Talvez seja pra isso mesmo, não querem que peguem produtos destinados ao mercado japonês e revendam em outros países. (as vezes é difícil de entender algumas lógicas dos japoneses)

(as vezes é difícil de entender algumas lógicas dos japoneses)

Várias. Hahaha.
Se você detesta o som da câmera do seu smartphone ao tirar uma foto, não compre nenhum smartphone aqui hahaha.

Como uma pessoa vai pro japão, compra uma camera e volta sem saber japonês? hahaha
Mas acho que dá para colocar o firmware das cameras irmãs uma nas outras, não?
Importar é a mesma coisa.
Mas, ao meu ver, a culpa é exclusivamente da pessoa que fez isso. Ela assumiu que teria outro idioma e não perguntou se teria outro idioma. hahaha (Ou seja, uma simples pergunta teria evitado isso.)

1 curtida

Calma, que o aprendizado é difícil hahaha
Se colocar, perde a garantia.

Imagina se fosse assim com toda e qualquer marca? Vai pros eua comprar um iPhone, mas não sabe falar inglês, chega no BR e não tem o PT,

Sim, mas não são obrigados. Provavelmente tem porque a Apple fabrica pensando em exportar e não só no mercado local.
Mas ainda sim, custa perguntar se tem outro idioma? Não leva 5 minutos e salva um aborrecimento enorme.

Essa eu entendo, isso é lei para tenta constranger/inibir os tarados que ficam tirando fotos de baixo das saias.

1 curtida

No fim, eu não conheço uma marca que não tenha nenhuma configuração com outras línguas a não ser a Sony com as suas câmeras que são populares no mundo todo. No fim, amo a Sony e acho suas lentes imbatíveis.

Pois é, a Sony tem fábricas num monte de lugares no mundo (menos no Brasil).