Por que ativar o modo bridge desabilita as atualizações de firmware em roteadores como os da Claro e da Vivo?

Eu estava pensando em comprar um roteador com antena mais potente, porque o da Vivo é a própria caçamba de lixo. Porém, na página de configuração do roteador, aparece um aviso ao ativar o modo bridge, que avisa que as atualizações de firmware serão desabilitadas.

Eu lembro que no roteador da Claro também é assim… Por que isso acontece? Acho que infelizmente vou ter que comprar um Wi-Fi mesh, que é bem caro… Não quero deixar o roteador sem atualizar, já que isso é um grande problema de segurança.

1 curtida

As atualizações automáticas dependem de protocolos de gerenciamento remoto (tipo o TR-069), que acabam sendo desativados ao colocar o modem da operadora em modo bridge.

No entanto, presume-se que você utilizará um roteador próprio ao ativar o modo bridge, logo, todo o gerenciamento da sua rede interna passará a ser de responsabilidade dele, então do ponto de vista de segurança, é mais importante manter o seu roteador atualizado do que o modem da operadora.

Outra opção é redefinir o modem da operadora para as configurações de fábrica de tempos em tempos, aguardar que ele aplique qualquer atualização pendente, e em seguida ativar o modo bridge novamente. Faço isso a cada 4 meses (em média) com o Vivo Box daqui de casa, e deve dar para contar nos dedos de uma mão (e sobram dedos) as vezes que a Vivo, de fato, enviou alguma atualização para o modem nos quase 3 anos que já se passaram desde que contratei a fibra deles…

2 curtidas

Valeu por responder!

Outra opção é redefinir o modem da operadora para as configurações de fábrica de tempos em tempos

Mas por que exatamente?

2 curtidas

Redefinindo o modem, ele volta para a configuração de fábrica, ativando novamente os protocolos de gerenciamento remoto que, consequentemente, vão aplicar qualquer atualização de firmware que esteja disponível…

ah, sim. nossa, eu não sabia disso .-.

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.