Por que as operadoras costumam oferecer upload bem menor que download?

Isso irá mudar a longo prazo?

Quando se trata de ADSL tem relação com as frequências de transmissão. Explicando vagamente, como todos os dados passam pelo mesmo cabo, eles são divididos em frequências de transmissão. Tem uma pequena uma faixa reservada pra voz, pois não precisa de muito. Em torno de 100KHz são reservados pra “upload” e em torno de 1MHz pra “download”. Ou seja, pelo tamanho da faixa você consegue receber mais dados do que transmitir.

Pra fibra não precisaria disso, tanto que algumas operadoras oferecem a mesma taxa de download e upload.

3 curtidas

Limitação técnicas, maioria dos meios de entrega de internet residencial e empresarial de pequeno porte é assimétrico, e a proporção varia conforme a tecnologia usada.

FTTH GPON é 50% de upload
docsis é uns 18% de upload
vdsl 6% de upload

3 curtidas

Acho que foi algo que começou com a Internet discada e foi empurrando até hj. Como download vende mais que upload, a maioria das operadoras nem deve se importar em atualizar.

Tipo a Claro que vende internet por coaxial até hj, mesmo a fibra oferecendo muito mais qualidade, estabilidade e é capaz de entregar download e upload simétricos.

Num sentido mais comercial poderia dizer que o download é mais “barato” pra operadora. Isso porque ela vai manter uma cache dos conteúdos que mais gente acessa portanto evitando que os acessos “saiam do país” e no caso da rede da Net/Claro pode ser ainda beneficiada com broadcast. Em compensação o upload, que geralmente vai ser “mais único”, representa uma sobrecarrega maior na rede

3 curtidas

Saí da Vivo pelo valor que eu estava pagando e fui pra Claro, só fui reparar na taxa de uoload já com tudo instalado. Fiquei passado com os 6mbps por 70mpgs de download.

De novo, a fibra que usamos em casa é GPON, ela é assimétrica, é possível vender internet simétrica em uma tecnologia assimétrica (até no ADSL nada te impedia de vender um plano 512/512 Kbps), mas não costuma ser a melhor maneira de explorar todo o seu potencial, a não ser que o provedor faça algum estudo contando que isso não vai saturar o upload da tecnologia.

2 curtidas
  1. As operadoras oferecem upload idêntico ao download para clientes empresariais de acordo com suas necessidades.
  2. Isso não deve mudar no longo prazo porque não é viavel economicamente, nós meros pessoas físicas não precisamos disso ou raramente precisamos, nós vemos muito mais vídeo no Youtube do que enviamos
2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.