Por que as emissoras de TV não ficam mais fora do ar durante a madrugada, como ocorria antigamente?

Me lembro que era comum algumas emissoras ficarem fora do ar na madrugada voltando a transmitir a programação por voltas das 5h da manhã.

Alguém lembra dessa época?

1 curtida

Porque não tinha anunciante e nem programação. Aí muita emissora vendia essas grades pros Shows da Fé e Mil e Uma Noites da vida.

3 curtidas

Não, não sou tão velho. hahahaha

Falando sério… acho que era final de 80, começo de 90 que isso acontecia. Não tenho saudades disso e nem de televisão.

1 curtida

Acontecia no início dos anos 2000 também. Me lembro que sbt ficava fora. A Globo também se não estou enganado.

2 curtidas

Não lembro se era diário isso, mas acredito que quando acontecia, era por conta de manutenção em alguma coisa deles lá, e rolava até anúncio antes de sair do ar.

Falta de anunciante acho que não era, não. No auge da TV ainda, dificilmente as maiores emissoras ficariam sem comerciais, é uma perda gigantesca de dinheiro.

2 curtidas

Na verdade, rolava manutenção também, mas manutenção era com emissoras maiores tipo Globo e SBT, que geralmente já tinham grade fechada 24hs. A Globo sempre teve os Corujão e Telecurso 2000 da vida pra tocar madruga a dentro.

Nas demais emissoras, era porque simplesmente não eram 24hs. Não tinham conteúdo e nem patrocinador pra isso. Então elas exibiam uma vinheta de encerramento de programação e deixavam no chiado ou naquelas Color Bars pra aproveitar e já fazer calibragem.

Antes, investimento em televisão era muito seleto e caro. Então os anunciantes eram mais escassos e a grade de madrugada não justificava investimento. Hoje, o negócio é bem mais tranquilo (tu consegue colocar uma inserção com 300, 400 reais aqui em Curitiba, p.ex.). e, emissora que não consegue fechar grade com conteúdo próprio, vende pras IURD e leilão de joias.

3 curtidas

Desde quando as emissoras de TV Aberta passaram a ter programação 24 horas por dia?
E ainda existe a manutenção mensal em algumas emissoras como a Globo nos dias atuais?

píiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

E hoje em dia é mais fácil também deixar programação rodando por que é tudo digital e automatizado. No tempo dos fósseis tinha que pagar adicional noturno pra um zé botão ficar de madrugada trocando os U-Matic/Betacam/whatever.

2 curtidas

Qual emissora? Se for só isso, deve dar pra anunciar bobagem na TV pelo lulz… vai que cola.

Não, não dá.

Dá sim, só tem de ser bobagem bem elaborada.

Se ainda existe, ela pode ocorrer enquanto a programação está no ar e a gente nem perceber! Mas, pelo menos até recentemente, a Globo e suas afiliadas trataram de deixar o período de manutenção mais “cool” para os curiosos que assistiam (e mais úteis para os profissionais que realmente precisam desse tipo de informação).

1 curtida