Por que alguns jogos exigem download adicional após ter baixado o jogo?

Acabei de baixar Crash - On the run! para Android, após ter jogado o modo tutorial o jogo começou a fazer download de conteúdo adicional de 481mb.
Por que não tinham disponibilizado tudo que precisava ser baixado logo na Play Store?
Esse download não pode nem mesmo ser feito em segundo plano.

Segue a imagem mostrando a situação frustrante.

2 curtidas

Não só em jogos de celular como de computador é comum que seja baixado primeiro somente um instalador, e então o instalador vai cuidar do resto do jogo. Fora dos jogos, por exemplo o navegador Chrome você baixa primeiro o instalador (que tem uns 2MiB) e daí ele baixa o resto dos arquivos.

No caso da Play Store, talvez seja por questão de não prejudicar a performance dos servidores do Google (pelo menos os principais)

3 curtidas

Se não me engano a partir de determinado tamaho a Play Store restringe o download ao wifi, essa estratégia então permite que você faça o dowload completo por dados móveis, mesmo que em duas etapas. E ainda tem a questão da perspectiva, eu baixei esse jogo e desinstalei logo após o tutorial, me economizou o tempo que teria que esperar o download full.

3 curtidas

O jogo ter ou não download adicional é uma decisão totalmente do desenvolvedor, não é uma limitação da loja. Muitos jogos na App Store e Play Store (normalmente pagos) são bem grandes (2 GB+) e ainda assim fazem o download completo diretamente pela loja, no momento da instalação do app.

Os jogos que adotam exigem adicional normalmente funcionam no modelo de jogo como serviço e tem atualizações frequentes, baixando cada vez mais dados adicionais, sem necessariamente exigir uma atualização do app pela loja.

A Play Store não chega a restringir, mas se o download for grande a loja mostra um aviso e pergunta se você realmente deseja baixar tudo aquilo pelos dados móveis…

4 curtidas

Mas poderiam deixar uma parcela menor para baixar depois, já que baixar mais de 400mb sem poder deixar baixando em segundo plano é chato demais. Ou então o jogo poderia pelo menos permitir fazer alguma coisa dentro do jogo enquanto baixa o pacote adicional.

1 curtida

Mas nesse caso eu baixei mais de 140mb, foi suficiente até pra jogar o modo tutorial, não era um simples instalador.

1 curtida

a Play Store há algum tempo separa arquivos de idioma, texturas e binários para outras arquiteturas em downloads separados, para que você só baixe os arquivos que vai usar, com o app ocupando menos espaço no dispositivo. O Google chama isso de Android App Bundles, e pode ver mais no site pra desenvolvedores: Sobre os Android App Bundles  |  Desenvolvedores Android

1 curtida

Isso também varia muito de desenvolvedor para desenvolvedor. Mario Kart Tour, por exemplo, eu sei que te permite treinar em uma pista específica enquanto o jogo baixa os dados em segundo plano (são uns 500 MB também), Plants vs. Zombies 2 e alguns outros jogos da EA não te deixam jogar mas permitem sair do app e ir fazer outra coisa enquanto o download é feito em segundo plano, e por aí vai.

Não costuma ter muito efeito nos jogos, pois neles os dados extras normalmente vem na forma de um arquivo de expansão. Até o momento os arquivos de expansão não podem ser segmentados como nos App Bundles, então a Play Store vai incondicionalmente baixar o arquivo de expansão inteiro…

1 curtida

Pode ser que seja uma estratégia pra atrair usuário usando o download menor como uma forma de test-drive.

Imagino que tenha mais gente está disposta a baixar um jogo de 100mb do que um jogo de 1GB só pra experimentar então a desenvolvedora coloca a parte inicial do jogo no download inicial só pra pessoa poder jogar e ver se gosta e, se gostar e quiser continuar, é mais provável que a pessoa não se importe em esperar baixar o resto.

Já quem estava disposto a baixar 1GB de uma vez provavelmente não vai desistir do jogo porque tem que esperar o segundo download.

1 curtida

Eu fico p. da vida com o Asphalt 8 por isso, eu baixo a atualização na Play store e depois preciso ir em multiplayer pra baixar todas as pistas.

A Play store poderia ter um sistema que pergunta ao usuário se ele quer baixar tudo de uma vez

1 curtida

Também tem a possibilidade de ser mais fácil fazer downloads seletivos por parte da desenvolvedora. Ex.: se um jogo não vai usar aquela parte logo no começo, baixa só depois. (Apesar do FFBE baixar uns 2.5GB de dados logo no começo, ele vai baixando novas partes quando tu chega em certas partes… hahaha)

1 curtida

Há dois fatos:

1 - Algumas lojas limitam o tamanho máximo do arquivo compilado a depender da categoria em que o aplicativo será inserido;

2 - Foi opção do desenvolvedor. Neste caso, oferecer um download adicional que não passa por crivo da loja host significa que seu aplicativo ou jogo não precisará passar pelo processo de revisão a cada update fornecido fora do código base.

Vale ressaltar que pelo menos na Play Store e na App Store esse limite é beeeem generoso, mas ainda sim muitos desenvolvedores optam por um download separado.

Na App Store, o limite atualmente é de 4 GB (o binário principal, dentro do IPA, não pode exceder 500 MB, no entanto). Já na Play Store, o limite atual é de 4,1 GB (APK de até 100 MB + 2 arquivos de expansão com até 2 GB cada).

O argumento de que apps grandes não podem ser baixados através da conexão de dados móveis também não é mais relevante, pois hoje ambas as lojas não possuem mais essa restrição, apenas mostram um aviso quando o app é grande, perguntando se você realmente deseja fazer o download dele pelos dados móveis…

Eu acho que é mais para não assustar o usuario, pois tem jogo como o Honkai Impact da Mihoyo que pesam mais de 10GB quando baixados totalmente, embora nesse caso eles fizeram com que muita coisa fosse opcional como as cut-scenes da história.

O download em si em bem menor (em torno de 4Gb contando os áudios da cabine) mas depois de descompactado vira 10Gb.

Aí até faz sentido, você só baixa o que achar necessário, ainda mais que cut scenes costumam pesar bastante.
Mas em um jogo como Crash, não tem essas opções, o download extra vem com todos os arquivos.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.