Por apagão do WhatsApp, Procon-SP aplica multa milionária ao Facebook Brasil

Eu fico de bobeira que o governo sempre arruma um jeito de ganhar dinheiro. Como todo serviço existe falhas, aliás os órgãos governamentais são os que mais falham.
Nem gosto do whatsapp por ser um serviço fraco mas desta vez estou do lado do “META”.

7 curtidas

Tipo, a empresa falha e quem é ressarcido é o governo, e não os usuários. São uns parasitas e estão atrás de dinheiro fácil mesmo.
O governo é tão safado que me faz simpatizar com o reptiliano.

9 curtidas

Gente, o serviço é gratuito e não tem garantia de funcionamento 24/7. Se a Meta prometesse o funcionamento continuo do serviço assim como as versões pagas do Google Workspaces, por exemplo, faria sentido a justiça poder ser acionada, mas vindo de um serviço gratuito não faz sentido eles serem multados. Agora se eles quiserem encerrar o Whatsapp amanhã o governo vai multar a Meta e obriga-la a manter o serviço?

4 curtidas

O serviço ser gratuito não faz ele ser imune a responsabilidade.
Sim se a meta amanhã resolver do nada desligar os servidores e pronto, ela será multada e processada sim, não só aqui aliás.

Não sou advogado mas me soa estranho essa responsabilidade.

Óbvio que eles não sairiam abruptamente com o serviço, mas isso não gera uma responsabilidade sobre ele de mantê-lo 24/7 com 99,5% de uptime por exemplo.

Exemplo dessa multa ser,no mínimo, estranha é que o Brasil foi o único país do mundo que aplicou uma punição ao FB pela queda dos serviços.

Estranho não?

Abs

1 curtida

E tem gente que acha que agente vive em uma democracia…

Brasil é o país onde as leis não se aplicam ao próprio governo, quantas dezenas de vezes por ano temos falta de energia e água, que quando não são estatais são de economia mista, então o que o governo faz pra “punir” as empresas? Aumenta o preço do serviço prestado para cobrir o “buraco financeiro” que teoricamente levou aquela falta.

Tem que ter casca grossa pra empreender nesse país ainda mais com serviços gratuitos…

3 curtidas

Atesto e dou fé. A estatal de água e esgoto do estado (Cagece) fez um reparo em uma tubulação aqui no bairro, mas pra variar fizeram uma gambiarra e agora os dejetos estão sendo despejados in natura em um canal, o que causou mau cheiro muito forte e proliferação de mosquitos. Por conta disso, tive que comprar inseticida, repelente e usar camisa longa à noite para tentar me proteger.

Nessas horas não vejo os inúteis do Ministério Público e do Procon estadual autuarem empresa público do próprio governo estadual. Se fosse uma empresa privada já estavam calculando os valores das multas milionárias, e o consumidor que se dane.

2 curtidas

Estranho isso… WhatsApp cai, por cagada não intencional, prejudica vendedores e quem lucra é o governo? Pera… entendi bem essa desgraça?

3 curtidas

Alguém tem que garantir os presentes de natal, né?

Exatamente. Não é uma multa dessas que vai fazer o serviço funcionar melhor. O prejuízo que o Facebook deve ter tido no apagão já deve ter assustado o suficiente pra evitar que o mesmo ocorra novamente

1 curtida

E os usuários, que foram os reais prejudicados, não serão ressarcidos de nenhuma forma (isso se a Meta for realmente condenada a pagar, daqui alguns vários anos, quando não couber mais recurso).

Se os termos de uso não prometem funcionamento pleno ou tem clausulas que os isentam, então eles não devem ser responsabilizados, o risco é 100% seu.

Do jeito que governos adoram arrancar dinheiro do povo/empresas, não duvido, o que só mostra como o Estado é a instituição social mais nociva já inventada pelo homem.

Se bobear sim, muitos podem alegar que um serviço essencial, afinal, por onde as fake news vão circular?

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.