Ponto de acesso não acessa PC na rede

Tenho uma TV Samsung ES8000 46 (IP 192.168.0.11), um roteador Intelbras Action RG 1200 (IP 192.168.0.1) como roteador principal, e um PC (IP 192.168.0.14) como servidor de midia.

A placa de rede sem fio da TV parou de funcionar, entao resolvi liga-la direto via cabo de rede a um TPLink WR1043ND (IP 192.168.0.19), este se conecta ao roteador principal, como um ponto de acesso, e ja que o modo de ponto de acesso usando a ROM original deste roteador (atualizado ate onde foi disponibilizado), nao funcionava direito, resolvi instalar uma ROM alternativa OpenWRT 21.02.1, que funciona perfeitamente conectando qualquer aparelho via wifi direto a ele, tendo acesso somente à internet.

Mas qualquer aparelho conectado a este roteador como ponto de acesso, nao encherga o PC, nem um celular, e nem a TV da sala, somente tendo acesso a internet.

Existem 3 tipos de compartilhamentos rodando no PC, 1) Pastas Compartilhadas, 2) Servidor de Aplicativos para a TV (Sammy Widgets 1.1), 3) Servidor de Midia (Serviio 1.9)

Eu uso tudo com conexoes sem fio, a unica conexao com fio é entre o roteador principal e o PC servidor de midia, alem da WAN desse mesmo roteador que é ligado ao GPON.

Mas se acessa a internet já é um bom sinal que algo esta configurado correto, mas ainda preciso de acesso ao PC servidor de midia, nem que eu perca o acesso a internet.

Eu nao tenho conhecimento avançado desse OpenWRT, para poder dar mais informacoes, mas se alguem tiver conhecimento ou descobrir algo a respeito, seria mais facil.

Vou tentar mexer um nas configs do TPlink, e tentar enchergar melhor as opçoes do firmware dele, talvez seja a atribuição de IP do roteador principal que estava atribuindo IP de 192.168.0.100 a 199 para pedidos dinamicos, e manualmente eu sempre atribui a TV como 192.168.0.11 (bem como para tudo em casa eu utilizo IP estatico), apesar de em todas configs eu estar usando tudo IP manual e nao dinamico (atribuido pelo DHCP), e talvez o roteador TPlink esteja usando DHCP que sei que em ponte ou repetidor nao pode, mas nao acho isso nesse firmware para averiguar e desativar se estiver ativo.

É um desafio para quem realmente entende de rede!

No roteador com openwrt tu está utilizando a porta lan ou wan para receber a internet?
E tu desabilitou o dhcp nele?

Talvez um desenho ajuda a entender o que está ligado aonde e de que forma.

MEUS MAIS SINCEROS PÊSAMES. Também tenho um… (e sugeria tu resetar/atualizar o firmware, ele buga demais…)

Se realmente for o Wi-Fi da TV que pifou, leva na garantia porque pode ter mais problema vindo por ai… mas se já estiver fora, compra um Chromecast/Roku. Tu gasta pouco, mas tem menos dor de cabeça e um sistema muito mais parrudo e rápido que o interno da TV…

Mas quanto ao

Dá uma olhada se não tem isolamento de clientes ativo nos roteadores.

Pode ser duas coisas ai, a opção de isolamento de cliente estar ativada como já apontado, ou NAT.
Do que entendi você tem redes isoladas com cada roteador definindo IP de seus clientes, sugiro ativar DHCP no principal e nos secundarios apontar para o servidor DHCP do principal, depois disso pode definir os IPs estáticos a vontade, no caso IPs estáticos devem ser definidos no mesmo roteador do servidor DHCP.

DHCP

10 caracteres!

Kkkkk fazer duas coisas ao mesmo tempo da nisso.

Primeiro que nao posso alterar firmware do roteador intelbras, pois pertence ao provedor de internet.
Segundo, que como disse antes, nao tem nada via cabo, a nao ser o PC e o roteador principal (intelbras).
Terceiro que nao pretendo usar um TVBox, pois a interface e os programas usados nao sao bons e intuitivos tais como o da TV, pois estou bem mais acostumado. E basta plugar o roteador TPlink com o OpenWRT nele e nada mais simples e rapido (quando estiver tudo funcionando).
Quarto, eu nao acredito que o roteador principal esteja barrando alguma coisa, pois estava e esta funcionando tudo normal. Mas acredito que o problema esteja no TPlink com o OpenWRT com algo configurado errado.

O tp link recebe o sinal de internet via wifi no caso?

Tu não me respondeu se desabilitou o dhcp nele ou não.

Mas na boa, compra um par de roteadores mesh e resolva o teu problema de forma mais simples.

Minha TV é de 2012, nesse planeta ainda nao achei uma empresa seria que de garantia por mais de 10 anos. Vagamente parece que ja teve uma empresa que dava uma garantia tao longa assim, mas nao me lembro qual era, mas nao era de tecnologia acho. Alguem ai lembra?

O DHCP esta ativo no roteador principal, mas nao uso ele, pois todos equipamentos possuem IP fixo atribuidos por mim, e seguindo a mesma rede (192.168.0.X).

Por eu ter configurado o TPlink como Cliente (ele nao tem outra opção, tal como bridge ou repetidor, mas sim Cliente). Que pela minha pesquisa, Cliente usa rede separada da principal (tal como entao seria 192.168.1.X, no lugar de 192.168.0.X, Mas Mas Mas, esta configurado como 192.168.0.19 o IP do roteador TPLink. Entao o SO nao foi inteligente o suficiente para perceber que eu configurei como Cliente e atribui o acesso ao roteador principal com uma rede igual (192.168.0 X, no caso o roteador principal é 192.168.0.1).

Esta como o Bruno acima disse.

Estou procurando na interface grafica do SO OpenWRT, como desabilitar Isolamento de Cliente, pois no manual OpenWRT só ensina como fazer isso, acessando os arquivos script via Linux, e ainda por cima, tendo que instalar um pacote (ou 2 dizendo que o segundo é opcional), somente para fazer isso. E eu pretendo fazer isso tudo por intermedio da interface grafica. Deve existir esta opção, talvez escondida.

No caso, o OpenWRT chama o roteador TPlink de Mestre (o que eu estou usando como ponte ou repetidor), e o roteador principal Intelbras que interliga PC e a rede internet, de Cliente. Nao deveria ser ao contrario?

Então aquilo de não querer TVBox é só a falta de hábito mesmo… pessoal que tem, adora. Mas a curva de aprendizado pode ser um pouco maior… mas ainda menor que aprender à resolver os problemas do OpenWRT… hahaha

Não vai funcionar nunca desse jeito, acesso cliente cria uma subrede, independente do ip que tu use ele não vai propagar os pacotes de rede em broadcast (a menos que tenha conseguido configurar o WDS, o que tu não mencionou ter feito), isso não é falta de inteligência do sistema operacional, é como as redes são estruturadas. Tu precisa que os pacotes broadcast passem de uma rede para a outra para alguns serviços funcionarem, eles não são baseados só em pacotes IP.

Isso é configuração avançada de rede, só costuma ser para quem é da área de infraestrutura, mas tenta seguir esse passo a passo aqui [OpenWrt Wiki] RELAYD - Historically used as a Wi-Fi extender

Eu tenho TVBox, com android 4 e super lento ( o que mais esperar de um SO rodando Java com hardware fraco né? Tal como minha TV de 2012, ter processador de 2 nucleos e infelizmente tbem rodar JAVA, é super lento e o SO vira e mexe se embaraça ). Essa TVBox OTT sao uma porcaria de lentas. E nao tem como adivinhar na hora da compra, se o hardware prometido na caixa é o mesmo. Pois apos pesquisar meu modelo, ele tem muito menos recursos do prometido na caixa, veio travado para impedir instalar outras firmwares, e por o SO estar travado, impede até de rodar VPN. Essa empresa é uma mentira, mas o preço é salgado, costumando ser mais de 200 reais. Tem gente que teve sorte e comprou por 300 e veio daqueles rapidos, destravados, e de marca excelente ( nao OTT ).

Nao preciso de aprendizado na TVBox, é super facil, eu consigo fazer tudo nela, apesar da lentidao, mas o desafio é usar o roteador, que nao tenho ele a toa!

Isso vale como aprendizado e aprofundamento na area de redes. Acho que vale a pena, nao so pra mim, como pra voces tambem. É mais um desafio, pois um dia um usuario ou mesmo uma empresa precise de uma configuracao parecida, e teremos mais um material de aprendizagem pronto!

Felipe Silva, eu segui todos os passos do link que voce postou, mas la esta incompleto pois nao mostra como configurar o wifi do repetidor (tplink com openwrt), para poder conectar demais aparelhos via wifi neste repetidor. o documento so ensina como acessar a internet e etc, com um aparelho conectado via cabo no repetidor. Ainda nao testei se um aparelho conectado via cabo no repetidor, se tem acesso aos compartilhamentos do PC (servidor de midia) que esta ligado via cabo no roteador principal, mas a internet todos acessam perfeitamente, sem precisar instalar esse pacote relayd ou o luci-proto-relay. E percebi outra coisa, que no icinio do documento, diz ser obrigatorio a instalação do pacote Relayd e o lucy_proto ser opcional. Mas esta erroneo, pois o pacote relayd é para instalar no modo terminal, e o pacote lucy_proto somente ele é necessario no caso de usar a interface grafica Lucy, nao necessitando do pacote relayd.

Mão de obra para fazer essa gambiarra, no minimo 500 reais.

Um par de roteadores mesh, 500 reais, acho que a escolhe para um cliente é bem obvia.

Quando instala esse pacote ele já instala o outro automaticamente, tu não leu as dependências na hora que estava instalando.

Então de fato voce realmente esta com redes isoladas, você precisa definir DHCP automatico nos roteadores clientes, assim:


Se lembro bem, não precisa necessariamente estar como access point no cliente para aparecer essa opção, mas você precisa seguir dessa maneira, IP Fixo não garante que as redes se conversem e reconheçam seus clientes, você tiraria essa prova com um um teste de NAT.
Tenho aqui um Archer C6 e um RE505X configurados com DHCP automatico e a conexão na rede flui normalmente entre os 3 roteadores da casa.

Tu tem idéia que o Android 4 já atingiu o fim da vida à quase uma década, né? Eu me referia aos TV Box atuais… 2022. Não 2008… O hardware evoluiu e MUITO desde então… os TV Boxes decentezinhos não custam 300 reais…
Esse troço rodando Android 4 é basicamente sucata eletronica. Desapega… sério.

Alias, qualquer TV Box atual dá uma surra num SoC de 2012… e tu não precisa de sorte para comprar um TV Box decente… só ver algumas resenhas decentes (na qual o pessoal tem ideia do que está fazendo e mostra o hardware e etc)…

Por exemplo, a Xiaomi Mibox S 4K tá menos de 400 no Amazon… Por uns 20 reais a mais, tu pega o Fire TV Stick 4K… também no Amazon.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.