Poderiam me ajudar com uma fórmula no Excel?

Olá, pessoal. Gostaria que vocês me ajudassem com uma fórmula apenas para completar minha tabela, com o objetivo que estou necessitando.

Abaixo, vocês podem ver uma imagem com um exemplo da tabela que estou fazendo:

À esquerda tem um quadro com a pontuação de cada pessoa, de um dado critério, e sua respectiva pontuação total.

À direita é um quadro que mostra a classificação com base na pontuação total atual. Eu inseri nas células da coluna L a seguinte fórmula:

=MAIOR(H3:H10;1)
=MAIOR(H3:H10;2)

Agora eu apenas queria que na coluna K mostrassem os nomes das pessoas com as respectivas pontuações da coluna L, criando, assim, uma classificação atualizada que ficaria mudando à medida que eu fosse alterando os dados do primeiro quadro. Eu pesquisei e vi que tem a ver com as fórmulas ÍNDICE e CORRESP, mas eu já tentei de todas as formas, procurei vídeos, fui no Copilot e nada de conseguir para o que estou precisando, fica dando erro. Não sei nem se é possível. Caso seja, como devo fazer?

1 Like

Eu não sei como você usou a fórmula e nem qual o resultado, mas pra fazer o que você quer eu chuto que seria assim:

=ÍNDICE(A3:A10;CORRESP(L3;H3:H10;0))

Como eu não tenho um Excel aqui comigo agora e não estou conseguindo criar uma planilha no 365, eu não consigo testar.

Com pivot table é simples, depois organizando os valores do maior para o menor.
Sempre q a tabela original for atualizada, vc atualiza a pivot table.

Dá pra fazer o mesmo com a função pivotby, que saiu para o Office 365, com a vantagem que é atualizada automaticamente. Aninhando com a função classify (deve ser classificar em PT-BR).

Edit: Eu uso o Excel em En - pivot table = tabela dinâmica.
A função pivotby, pelo que vi é “pivotar” na versão PT-BR.

Adapta de acordo com as suas células:
=CLASSIFICAR(PIVOTAR(Tabela1[Nomes];;Tabela1[Total];SOMA;;0);2;-1)

Tentei essa e não deu certo :confused:

Juro que não entendi essa. No caso, eu teria que modificar até a fórmula da coluna L, ou criar outra tabela?

Eu usei a sua tabela, no caso, formatei o conjunto de dados como tabela e nomeei como “Tabela1”. Vc pode substituir o Tabela1[Nomes] e Tabela1[Total] pelo intervalo dos seus dados.
O zero ali, dentro da função pivotar, é pra não mostrar a linha de totais.
Já na função classificar, o 2 é pra pegar a 2a coluna (a de totais, na tabela de classificação). O -1 é pra ordenar de forma decrescente, do maior para o menor.

Vc vai jogar a fórmula nessa célula:

Fiz aqui e deu certinho:

A fórmula gera os nomes e as pontuações automaticamente, na ordem desejada, de forma q se vc adicionar mais nomes à base original e mais pontuação, essa tabela de classificação se atualiza normalmente.

Eu também uso em inglês, por isso não tava dando certo. Mas alterei aqui o nome das fórmulas, ela pelo menos entra, mas agora dá um erro.

Formatei a Tabela, como vc fez, e coloquei a seguinte fórmula na célula:

=classify(PIVOTBY(A3:A10;;H3:H10;SOMA;;0);2;-1)

Onde está SOMA, se vc usa a versão em inglês, seria SUM.

Pequena detalhe. Nem percebi :man_facepalming:t3:

Mas ainda dá erro. Eu notei que, ao tentar digitar a fórmula manualmente, não aparece essa “CLASSIFY”. Continua aparecendo esse erro “#NAME?

Tentei “SORT” e dá o erro #SPILL!
Tentei “SORTBY” e dá o erro #VALUE!

Talvez só se eu compartilhar, ao menos essa planilha, vc consiga ver o que há de errado kkkkk´

Manda aí.
Mas, como disse, são funções que vieram recentemente no MS 365.
Veja se suas atualizações estão em dia também.

Edit: Te mandei em off o resultado.
Mas o #spill é porque a fórmula não consegue correr por causa da coluna de pontuações que vc inseriu usando as fórmulas de maior.
Pode deletar os valores dessa coluna.
A fórmula que te indiquei preenche os valores também.

No final ficou:
=SORT(PIVOTBY(A3:A10;;H3:H10;SUM;;0);2;-1)