Pode ficar transferindo dinheiro de banco tradicional para digital a fim de ter TED/DOC gratuito?

A pessoa não tem Pix e não quer fazer e aí tenho que fazer TED. O ruim é que tenho que transferir do meu banco principal, que é tradicional, para um banco digital e fazer o TED a partir deste último. O banco não considera essa transação suspeita? Pode fazer sem se preocupar?

2 curtidas

Possivelmente não vai ter problemas, e se o banco desconfiar vai entrar em contato.

Entretanto não há necessidade de fazer isso, você pode fazer um PIX para quem não possui chave PIX, é só utilizar a opção “agência e conta”, digitar os dados como se fosse um TED e resolvido.

A informação pode ser encontrada no site do BC na seção 5.1 do perguntas e respostas.

Resumo

Embora não seja o padrão esperado, por sua pouca praticidade e demora, há alternativamente a opção de digitar manualmente os dados da conta transacional do usuário recebedor, como ocorre hoje para iniciar uma TED ou DOC. Essa opção pode ser usada quando o usuário recebedor não tiver chave Pix cadastrada, por exemplo.

Importante! A chave Pix é somente utilizada para facilitar o recebimento de um Pix. Assim, para pagar com Pix, não é necessário ter a Chave Pix.

10 curtidas

Cria um Pix com chave aleatória… Não é ruim não, pix foi uma das melhores invenções do secXXI!

3 curtidas

Complementando o que o Júlio falou, PIX é método de transferência só.
Por isso não faz muito sentido alguém “não ter” PIX. Seria o mesmo que dizer que alguém não tem TED/DOC. Faz sentido não ter PIX se a pessoa tem conta em alguma instituição financeira que não oferece PIX por algum motivo (não tem o número de clientes mínimo necessário para ser obrigada).

9 curtidas

Não existe não ter pix.
Se ela não tem chave cadastrada, vc vai fazer o pix com os dados da conta e CPF como se fosse uma Ted.

6 curtidas

Você consegue fazer PIX com os mesmos dados do TED e a pessoa nem vai perceber que recebeu um PIX.

Todas as contas brasileiras tem PIX ativado, não interessa se tem chave cadastrada ou não.

4 curtidas

@JulioTenorio OXE???

Caramba, que legal! Muito obrigado!

Essa dica poderia render um post no site, quem sabe.

@leonardo_de_boa

É que a pessoa tem medo de golpes. Expliquei que como ela não tem celular, fica mais difícil de passar por situações de risco.

Bom, pode ser que alguém force a pessoa a ir no caixa eletrônico pra fazer uma transferência Pix, mas agora tem os limites diários ativados por padrão. Mesmo assim, a pessoa me disse que não vai cadastrar a chave.

2 curtidas

Todas as contas de bancos com mais de 500mil clientes, bancos com menos que isso não são obrigados a ofertar o PIX.

4 curtidas

Nessa situação nem dá pra criar um pix então…
:confused:

2 curtidas

Mas dá pra fazer no caixa eletrônico, ou não?

2 curtidas

Não dá…. Pelo menos não no itau, caixa e nem bradesco. Os outros eu não sei, mas creio que também não.

1 curtida

Na pratica todos tem, mesmo quem não é obrigado. Ninguem quer ficar de fora.

Os que não conseguiram o registro, usam o sistema de outra instituição financeira.

1 curtida

Não existe “não criar PIX”. Todas as contas bancárias brasileiras tem PIX ativado. Esse bancos obrigam a criar a chave pra enviar, mas recebem sem chave nenhuma. Eles não tem a opção de não permitir recebimento sem chave.

É que martelaram tanto esse negócio de “chave” que a galera acha que precisa cadastrar uma pra ter PIX. Elas só servem pra facilitar as coisas e não precisar digitar todos os dados, mas dá pra fazer PIX como se fosse um TED normalmente.

1 curtida

Fala isso para o pessoal da JP Morgan pois sempre que tenho que transferir para uma conta de lá, tenho que fazer TED pois eles não tem PIX ainda :joy:

1 curtida

Essa informação está equivocada. Como o colega @LekyChan disse, apenas instituições que tenham mais de 500 mil contas são obrigadas a participar do PIX:

As instituições autorizadas pelo BC e que tenham mais de 500 mil contas de clientes ativas, considerando as contas de depósito à vista, as contas de depósito de poupança e as contas de pagamento pré-pagas, são obrigadas a participar.

[…]

As demais instituições financeiras que ofertem contas transacionais e instituições de pagamento, mesmo aquelas que ainda não atingiram os limites para requerer autorização de funcionamento como instituição de pagamento, poderão participar de forma facultativa.

Banco Central do Brasil

1 curtida

Sabe que estamos falando de bancos grandes né?

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Se está falando de bancos grandes, sugiro editar seu comentário então de “Todas as contas bancárias brasileiras” para “Todos os bancos grandes”

3 curtidas

Você está enganado… Não tem como receber ou enviar Pix sem uma chave. Precisa de pelo menos uma chave aleatória gerada pelo banco no mínimo. Pois quando você envia um Pix por exemplo, precisa colocar uma chave. Não tem como enviar através de nada…

O proprio BCB diz que dá.

Pergunta 6, sub-pergunta 1:

Pergunta 7, subpergunta 3:

Fonte postado pelo Júlio.

E, detalhe, pelo menos na Caixa e no Bradesco, é possível cadastrar as chaves Pix pelo terminal de auto-atendimento.

Fonte: Pix CAIXA | CAIXA
Fonte do Bradesco: Pix Bradesco – Veja como se cadastrar e conheça mais!

Eu suponho que seja possível fazer isso em outros bancos também.

3 curtidas

Errado. Vc pode usar normalmente os dados da conta (agência e conta). Pix é só um sistema. Não necessariamente vc precisa de chaves cadastradas. As chaves são só um facilitador, porque brasileiro médio não consegue decorar 2 números (agência e conta) e inventaram isso de usar CPF, tel ou email, além da aleatória.

2 curtidas