Podcast com resumão das notícias do dia do Tecnoblog, que tal?

Eu acho que seria uma boa o Tecnoblog ter um podcast com as notícias do dia. É um nicho que vem crescendo. Eu ouço podcasts de notícias pela manhã e as vezes no final da tarde também. Conheço pessoas que fazem o mesmo e usualmente também vejo pessoas na internet falando que fazem isso.

Acho que seria uma adição interessante ao Tecnoblog, que já tem um podcast quinzenal. Seria uma oportunidade para o público do Tecnoblog conhecer quem escreve as matérias também.

Num formato com dois apresentadores, como é a “caixa-postal”, só que não necessariamente a mesma dupla sempre, a equipe poderia revezar-se. Não ficaria pesado pra ninguém e também não criaria um preciosismo do público para com uma dupla específica (caso alguém saia da equipe).

Possíveis questionamentos ↓

“Mas são muitas notícias!”

De fato, mas poderia focar nas principais e apenas mencionar as outras para deixar as pessoas cientes, aí depois quem quiser entra no site pra ler sobre, caso queira saber mais. (Claro, poderia incluir os links das notícias na descrição de cada episódio.)

“Vai diminuir o número de páginas visitadas (page views)!”

Acredito que não, porque isso já acontece através do canal no Telegram. Eu mesmo, abro o canal e vou selecionando as notícias que acho interessantes pra ler, sem necessariamente abrir cada link.

Se fosse o caso, o pessoal do Tecnoblog teria encerrado o canal do Telegram muito antes. Mas acredito que o que aconteça é que, sem ele, “muitas” pessoas deixariam de ler todos os dias ou leriam apenas as matérias que despontassem em app de notícias, fazendo com que a média geral de page views caísse.

“Dará menos dinheiro!”

Pelo contrário, é uma outra forma de ganhar dinheiro. Você troca Adsense por patrocinadores. Podendo ter um leque grande de patrocinadores, já que o mesmo seria diário.

Além de também abrir espaço para um “apoia-se” (nada absurdo de caro) para que ouvintes que queiram, apoiem o Tecnoblog e ganhem algo, como talvez a possibilidade de mandar mensagens (tipo o que o Meteoro Brasil faz nos seu vídeos) ou outra coisa, sei lá, é com eles.

3 curtidas

O @mobilon já falou que dá uma trabalheira danada fazer podcast, por isso o do TB é a cada 15 dias só (salvo engano).

E se fosse pra fazer algo do tipo, faria em vídeo. Tipo tem o canal TechLinked, que é do mesmo do Linus Tech Tips. Só que eles fazem 3x por semana e comentam notícias de outros portais. Semanal já estaria de ótimo tamanho, acredito eu.

1 curtida

Provavelmente vai sair algo relacionado com a Alexa. Só aguardar.

É semanal agora. :joy:

Mas qualquer coisa eu tô disponível pra ser o narrador! :joy: :joy: :joy:

1 curtida

Tem alguns que são diários, como Loop Matinal, Canaltek e Tecmundo. Não passa de 10 minutos. Em alguns casos, acontece de repetirem a mesma notícia. Acho que se fosse semanal o Tecnocast, já estaria ótimo. rsrs

2 curtidas

Olá Gabriel! Eu sou o Community Manager do Tecnoblog e estou tentando fazer algo nesse sentido! Porém como disseram acima, como podcast, no momento, é complicado. Mas olha como você pode conferir:

  • No Twitter, estamos fazendo um resumo de notícias do dia no formato de thread com as notícias mais importantes do dia (curiosamente eu não tava fazendo essa semana pra sentir se surgia um feedback);
  • No Instagram vc pode ver os stories do dia e o story com mais três notícias extras que não saíram por lá e que pode conferir no site. Tem também o destaque “Melhores da semana” onde deixamos os principais da semana pra vc conferir rapidinho!
  • No Telegram duas ou três vezes ao dia, soltamos um resumo com as principais notícias do dia então só entrar lá e ver o que saiu no dia, resumido e filtrado.

Ou seja:, onde vc pode encontrar o Tecnoblog, tem como você ver o resumo dia dia ou semana! Mas muito obrigado pela dica, quem sabe mais pra frente a gente não pense em algo nessa linha :smiley:

7 curtidas

Gosto de acompanhar o podcast. Mas como formato de noticiais tech, acharia mais divertido e interativo, algo no YouTube. Talvez uma live semanal, comentando as noticiais que mais repercutiram na comunidade do tecnoblog.

E o tecnocast continuaria com seu formato atual, focado em discussões mais aprofundadas.

6 curtidas

Isso sim seria interessante. Ainda mais com os superchats e o pessoal pagando pra falar coisas em destaque. hahaha

2 curtidas

Como resumo diário, escuta o Loop Matinal com o Marcus Mendes http://www.loopmatinal.com/

Entendi. A minha intenção em sugerir “podcast” é que é algo que não demanda atenção total. Eu posso fazer comida, me alimentar, lavar roupa, limpar a casa, etc, enquanto ouço o podcast. E aposto que várias pessoas da equipe do Tecnoblog fazem isso! É algo prático.

Eu entendo que talvez não dê pra fazer agora, mas quis deixar minha opinião assim mesmo. E com relação as mídias sociais, eu estou querendo diminuir contato com elas e através do Telegram eu já acesso. Ainda que seja o resumo, eu ainda tenho que parar de qualquer forma pra poder ler e nem sempre dá.

Se é complicado fazer podcast, imagina vídeo pro Youtube!? Isso seria mais difícil de sair. Tem vários entraves, principalmente se considerar que vai ter que fazer de casa.

Nem todo mundo tem o equipamento necessário pra gravar ou quer mostrar a cara. A beleza do podcast é essa. Mesmo alguém tímido não vai ter problema em participar. O custo de produção é baixo, já que só precisa de um mic. minimamente decente e a pós-produção também é não é cara, já que é uma edição simples.

Além do que, se tiver que olhar pra tela, perde todo o ponto que eu já expliquei acima.

Eu tentei ouvir o Loop Matinal durante um tempo, algum tempo atrás, mas não gostei. Até gosto dos vídeos do Marcus Mendes no Loopcast, mas aqui não rolou, sei lá… Gosto pessoal.

Eu nunca ouvi o do CT* e nem do Tecmundo, mas minha intenção era continuar suportando o Tecnoblog. Porque se começar a ouvir um dos dois e gostar, provavelmente lerei beeem menos o Tecnoblog.

*O sistema bloqueou o concorrente, então tive que adaptar o nome

1 curtida

Eu sou timido e não gostaria de participar de um. O pessoal fugiria da minha voz de pato donald com garganta inflamada. hahaha

1 curtida

Só pra dizer que entrei no Clubhouse e me lembrei desse tópico aqui. Pode ser uma ideia, mesmo que pra teste :slight_smile:

3 curtidas

Acho uma boa ideia. Gosto de me manter atualizado, mas nem sempre acompanho os podcasts mais longos;

Prefiro um episódio extra do tecnoblog bem editado e com assuntos mais importantes/relevantes do que um diário, minha opinião pessoal.

1 curtida

O podcast também é remoto.

Bom, o tecnoblog é um veículo conceituado e já está no ramo a anos, com certeza conseguem fazer uma live. Se querem, é outro ponto.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.