Plataformas para criação de blogs e sites

Você pode me indicar plataformas seguras para criação de blogs (com criptografia segura, e sem restrições)?!

1 curtida

Blogger ainda é uma opção interessante além de grauita e, até onde eu saiba, sem restrições.
Wordpress.com tem uma opção gratuita, mas eu não sei como é a segurança nessa versão.
Tem gente que usa o Medium como plataforma de blog.

Se você estiver considerando a opção de pagar por um serviço de hospedagem e instalar uma plataforma por conta, daí as opções são inúmeras.
Wordpress, Drupal, Joomla são as opções que você muito provavelmente vai encontrar prontos para instalar em vários sites de hospedagem. Além disso, muitas empresas de hospedagem oferecem um plano específico para hospedar Wordpress, que, em tese, vai ser otimizado para e já vir com o Wordpress instalado.

5 curtidas

Nesse caso eu realmente recomendaria aprender à atualizar essas ferramentas, fazer backups e etc… ou contratar alguém que realmente saiba.

Pra blog se vc quer algo bem simples: blogger.com
Pra blog se vc quer algo completo (a partir de 12R$ por mês): wordpress.com

Para sites bem simples: sites.google.com
Para sites completos: wix.com (a partir de 13R$ por mês)

Pra fazer praticamente qualquer coisa: wordpress.org (mas vai sair caro)

Além disso, se vc quiser um domínio seu (exemplo: helianastaut.com) tem que pagar (a partir de 40 reais por ano).

3 curtidas

Tem o GitHub Pages tbm, que é gratuito e a comunidade pode contribuir (ou não) com o repositório (público ou privado).
Link: https://pages.github.com/

Pelo que lembro, o GitHub é para sites de projetos (programação) não para o público em geral.

1 curtida

Teoricamente pode ser usado para público em geral tbm (privando o repositório ou deixando público), o único problema é que o endereço fica como “<nome_do_repo>.github.io” (pra trocar é pago, se não me engano)
Você pode até usar temas e layouts disponíveis do Pages :slight_smile:

Não é necessário você pagar o github pra usar domínios personalizados, mas você precisa de um pra fazer isso. Apesar de existirem alguns domínios gratuitos, na maioria dos casos você vai querer um do seu próprio país, aí vão ter que pagar pra uma agência reguladora.

Nada impede de você usar como lugar pra desenvolvimento da sua própria página e então usufruir do Pages. Mas tem uma baita desvantagem pra maioria das pessoas de apenas poder usar páginas estáticas, o que limita o público

1 curtida

Yep. A pessoa sendo masoquista o suficiente ela até consegue fazer um blog lá. Mas sinceramente existem n outras plataformas ridiculamente melhores e mais apropriadas pra isso… (técnicamente falando, acho que tu consegue fazer um blog até no Wikipédia usando sua página de usuário lá.)

2 curtidas

O WordPress.org atualmente é a melhor plataforma para criar blogs e sites (O TecnoBlog utiliza ele, o site da padaria da esquina, o site do seu supermercado…), mas você precisa contratar uma hospedagem para utilizá-lo. Eu recomendo a Hostoo (é mais userfriend) e a Contabo (para sites que recebem bastante visitas) para a hospedagem. No WordPress.org você vai ter milhares de temas e plugins para customizar o seu blog, o tema mais recomendado para blogs no WordPress é o TagDiv Newspaper (pago) e o plugin mais recomendado para otimizar o seu blog para o Google é o YoastSEO (grátis/pago).

Tem também o WordPress.com gratuito (note o “.com”, são plataformas diferentes. Veja o artigo do Gogoni para entender). Ele é mais simples que o WordPress.org, mas ainda é mil vezes melhor que o Blogger (fuja desse aqui). No plano “Negócios”, que custa R$80, você poderá instalar os plugins e temas do WordPress.org.

O Gogoni escreveu um ótimo artigo sobre o WordPress, vale a pena conferir:

Obviamente que utilizando o GitHub Pages com Jekyll/Hugo + alguma interface para administração de blog (CMS) estático. Não dá pra um usuário comum utilizar git, né.

O Jekyll tem uma lista de CMS’s para utilizar em conjunto com ele:

Dúvido que ela vá utilizar, mas fica aí a dica para os programadores de plantão.

1 curtida

Sou blogueiro profissional desde os 13 anos de idade, já bisbilhotei por inúmeras plataformas, certamente o WordPress é a melhor opção para projetos profissionais e até pessoais.

Super simples de instalar, configurar e usar, ele é uma solução completa para quem quer criar um blog. Eu recomendo usar a Cloudways que já entrega um ambiente super intuitivo e robusto para hospedar o seu WP.

Caso o seu objetivo seja apenas postar o conteúdo sem se importar com personalização, monetização e outros, o Medium é uma alternativa grátis igualmente interessante.

Não recomendo WP.com, Blogger, Wix, ou qualquer outra opção autohospedada gratuita pelas limitações que possuem até mesmo para um projeto pessoal.

nesse tempo todo desde a popularização dos blogs nos anos 2000 só existe esses mesmos três players de sempre, wordpress e blogger (e medium)?

Espero que o teu site não seja o url .me que está no teu perfil, pq o DNS tá bugando aqui. (DNS_PROBE_POSSIBLE)

O Ghost vem ganhando destaque como alternativa ao WordPress, mas ainda é pouco usado.

Tô sabendo, estou remodelando a página do portfólio, então deixei offline. :+1:

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.