Planos móveis com WhatsApp e outros apps ilimitados são proibidos na Europa

1 curtida

A ideia da neutralidade de rede é maravilhosa, porém na prática os planos das operadoras brasileiras com zero rating em certos aplicativos como WhatsApp acabam compensando mais, pois as empresas também vendem as versões dos planos com neutralidade e eles não conseguem ser tão vantajosos quanto os com zero rating. São tipo 6GB + WhatsApp ilimitado por determinado valor e 6,5 GB sem nenhum serviço ilimitado.

6 curtidas

Enquanto isso, no Brasil, ainda existem planos com franquia de dados pequena e zero rating no WhatsApp a rodo.
Uma tendência para o 5G é a de planos sem franquia de dados nos celulares, ou com limitação de velocidade após o consumo da franquia para níveis de 3G.
No entanto, as operadoras vão manter o modelo atual e enxotar de SVA nos planos Controle e Pós-pagos.

2 curtidas

Pessoal da União Europeia estão desesperados pra controlar a tecnologia e a forma como os usuários a usam. Operadoras oferecerem esse tipo de plano é ótimo, e não precisamente controla as ações. Eu tenho Deezer “de graça” no meu plano, ainda sim prefiro assinar e ouvir o Spotify,mas pra muita gente a vantagem compensa e muito!

Acho que seria mais eficaz alguma regulação para estimular que o “zero rating” seja para todos os serviços concorrentes principais. Isso por exemplo acontecia no Brasil, com a extinta NEXTEL: ela era a única que nos seus planos 4G (não incluía os planos iDEN) oferecia acesso ilimitado a WhatsApp, Telegram, Google Allo (saudoso) e Facebook Messenger; então no caso não havia nenhum benefício a um player específico do mercado. É o famoso tudo ou nada, assim como percebi pela oferta do Chat Pass da operadora Vodafone Portugal (que ilustra a matéria): diferente do Brasil, onde as operadora privilegiam o WhatsApp, a Vodafone oferece todos os principais players de mensagem, acho que isso cumpriria o requisito de não criar uma “bolha” ou “privilégio” a um player em especial.

1 curtida

só esperando isso ser aplicado aqui logo

CÊ TÁ DOIDO, FIO?! ISSO AUXILIARIA OS USUÁRIOS! Onde já se viu ajudar os usuários?!

1 curtida

Vdd né, eu esqueço que isso é Brasil, e aqui temos ANATEL e CADE pra brigar contra o interesse do povo kkkkkkkkkk