Preciso da ajuda de vocês! Estou tendo problemas com a Oi Fibra. Assino o plano de 600Mb, mas a internet não funciona direito em alguns cômodos da casa. Uso o modem da operadora e dois repetidores Deco M4, mas não resolveu.
Estou pensando em trocar para a Vivo (plano de 700Mb com modem Wi-Fi 6) ou Claro (plano com 2 acessos e modem mesh). Alguém tem experiência com esses planos? Qual vocês recomendam?
Recomendo ficar longe da Claro a menos que na sua região eles realmente entreguem FTTH e não o HFC safado que eles anunciam como “fibra” em alguns locais…
Cara, não discordo do seu ponto. Mas creio que seja um misto dos dois, porque tenho minha tv box conectada direto ao modem da operadora via cabo e eventualmente pra streaming ao vivo ele “trava” ou fica com delay.
Mas vou buscar tbm conhecimento sobre configurações que sejam adequadas pro meu ap.
O Vivo Fibra não é ruim assim. Eu uso a mais de um ano e foram raras as vezes que fiquei sem internet, e geralmente eles são rápidos para fazer a manutenção. Ao menos na cidade de São Paulo, onde eu moro, é assim.
A Anatel disponibiliza uma seção chamada QUALIDADE, onde registram a velocidade média de cada prestadora num determinado período, quantidade de reclamações, sobre qual assunto gerou a insatisfação. Dê uma consultada para ver como essas operadoras prestam serviço na sua cidade.
Ela também fornece um aplicativo de medição de velocidade chamado ESAQ. Seria bom você usar ele para ver como está o desempenho da rede da sua prestadora de serviço.
Sim, podia ser a Oi.
VIVO quase não dá problema mesmo, mas quando dá… ninguém resolve. Fui atendido por um que aparentemente estava com falta de vontade trabalhar e até sugeriu mudar de operadora que eles não resolveriam o problema. O call center também, ninguém sabe fazer poha nenhuma. Não adianta pedir suporte nivel 2 ou 3. A VIVO daqui fica impedindo a mudança da faixa do ip interno do modem. Ou seja, nem colocar ip interno fixo nos devices dava para colocar. Perguntei se poderia comprar outro modem para usar, e eles deram à entender que enviariam firmware para travar novamente.
Ai a Claro resolveu colocar fibra óptica no prédio e eu fui pra Claro… (só tem o problema chato do CGNAT IPv4 que desaparece se o modem for colocado em bridge e não volta por horas… mas o IPv6 funciona 100%…)
Tô com a Vivo Fibra desde o final de 2020 e zero problemas desde então (nada de CGNAT também, fornecem IPv4 “real”).
No entanto, não uso o Vivo Box para nada, desde o primeiro dia ela tá configurada em modo bridge e tenho gerenciado toda a rede interna por um roteador próprio, rodando o OpenWrt.
Concordo que a Vivo Box é uma porcaria, mas se tiver equipamento próprio, dá pra ignorar a existência dela quase que completamente…