Placa Wi-Fi gambiarrada como essa presta?

Tava procurando placa Wi-Fi 802.11AC ou AX pro meu FX-6300 que fosse PCIe por alguns motivos que cito abaixo.

Detalhes

Não dá para ser USB por 3 motivos: não dá para por nada longo nos USB por causa da barra da mesa, qualquer USB que puxe um pouco a mais parece ficar instável e tem uma parede de cimento entre o PC e o roteador… e não dá para ser PCI normal porque eles queimaram (valeu mesmo placa Wi-Fi anterior).

Ai me deparo com essa gambiarra: adaptador miniPCIe para PCIe com placa Wi-FI miniPCIe pela metade do preço… será que isso presta? ou é melhor comprar uma placa de gente mesmo?
image

não vejo o porque não funcionaria.

Tecnicamente se eu espetar uma placa nos USB funciona… fica instável, lento e bugado, mas funciona.

Queria saber se funcionaria bem direito. Se alguém já usa.

Pelo que lembro, os 802.11ac/ax já necessitam dissipadores… e de placa quente e instável já basta a que queimou os PCI dessa placa mãe. :\

A questão é que não dá pra saber nem se esse adaptador é de confiança… se tiver dinheiro de sobra, compra e diz pra gente kkk

Então, eu to usando um FX-6300 com placa mãe bugada… hahaha

Arrocha! Vai q um bug compensa o outro :joy:

Como o LekyChan disse, deve funcionar.

Estabilidade é difícil prever.

Outro problema que eu aponto pra esse tipo de gambiarra com um monte de peça é a dificuldade que vai ser pra diagnosticar aonde está o problema caso não funcione direito.
Pode ser que seja por causa de algum dos adaptadores, pode ser que seja por causa da placa wi-fi, pode ser que seja a posição das luas de Saturno, vai saber. Tem tanta peça que fica difícil.

Enfim, eu concordo com o Jonathan que se você tem dinheiro de sobra, compra e experimenta porque parece um projeto divertido. E depois vem contar pra gente.
Ou se você não tem urgência pra resolver e não se importa de uma experiência nova.

Agora, se você quer ter uma certeza maior de que você vai resolver o problema e/ou tem uma certa urgência, compra uma placa de gente mesmo e boa.

dependendo do bug eu não arriscaria colocar nada nela

Não vejo por que não funcionaria. Tem cara de ser uma Intel M.2 qualquer num adaptador simples com duas antenas e um breakout pra um header USB (por que o Bluetooth é por USB)

1 curtida

É exatamente isso. Alguns fabricantes vendem o kit assim. Funciona perfeitamente.

No link tem tanto o “adaptado” quanto o soldado, fica a critério de valor e de tecnologia. E é chipset Intel.

Então… eu estou usando um FX-6300 com placa mãe bugada… hahaha

2 slots PCI (não PCIe) queimados por uma placa wi-fi da TP-Link ou D-Link e USB zoado (as vezes funciona, as vezes fica instável/desliga)
Mas eu preciso tirar o cabo ethernet que não tá muito bonito todo colado na parede. hahahaha

O Adaptador em si não parece ser nada além de uma forma de encaixar um slot pequeno em um grande, não tem eletrônica nem chips nenhum ali, então muito pouco provável de dar problema, os problemas ficam por conta da plaquinha wifi mesmo.

Agora fiquei na duvida sobre como os notebooks tem lidado com o aquecimento do chip wifi, acho que eles só fingem que não tá acontecendo e deixam ele lá fritando.

Parece que tu já tem um adaptador USB mas ele não se comporta muito bem, já pensou em testar ele num hub USB com fonte externa, se o problema dele for alimentação isso vai resolver, além de conseguir posiciona ele num lugar com melhor recepção do wifi.

image

Eu tenho uns 3~4 USB da TP-Link… mas eles tem tem sinal extremamente fraco e ficam instáveis em USB 2.0 (testado em três pcs diferentes), logo teria de ser hub USB 3.0. O que seria uma boa idéia se não fosse tão caro e as portas USB 3.0 não estivessem dando problema (instabilidade/desligando). hahaha

Se esse PC aguentar até o AM5 chegar ao Brasil e o preço não estiver o preço de 2020… tá ótimo. hahaha

1 curtida

O adaptador da foto do primeiro post não é uma gambiarra, as placas Wi-Fi de notebook se comunicam por PCI Express e por USB (para a parte do Bluetooth, se houver). A placa simplesmente adapta as conexões do slot M.2 para o PCI Express de desktop e adiciona um pequeno conector USB para você plugar no header correspondente da placa-mãe (opcional, só precisa plugar se quiser o Bluetooth).

Já comprei vários itens da loja oficial da Fenvi no AliExpress (inclusive esse adaptador M.2 => PCIe), todos chegaram sem problemas e estão funcionando até hoje. As placas M.2 da Intel que eles vendem também são novas e originais e com um preço muito mais em conta que as lojas brasileiras…

em tese, deveria funcionar
mas por metade do preço, confio muito não

é gambiarra. hahaha se fosse sério seria placa normal, com chip soldado nela e não um adaptador preso dessa maneira. hahaha

Tem algumas placas-mãe com slots M.2 pra WiFi. Algumas que usam CPU Intel aceitam CNVio (nem sei se tem PCIe nesses slots capazes de CNVio).
Mas tudo isso é mais recente

Sim, Mas a minha é da época que o Obama estava no governo. haha

E ia mudar o quê ser um chip soldado ao invés de uma placa de notebook adaptada? Placas Wi-Fi “normais” estão sumindo do mercado, muito provavelmente porque não compensa fazer um produto específico para desktop quando se pode reaproveitar as placas feitas para notebooks.

Percebeu que dificilmente você encontra uma placa “soldada” que seja compatível com padrões mais recentes, como Wi-Fi 6? E as que encontram na maioria dos casos é um chip Intel de notebook adaptado de maneira similar embaixo do heatsink?

Lá fora a Asus e a Gigabyte vendem adaptadores idênticos a esse da Fenvi e várias placas-mãe mais recentes inclusive tem um slot dedicado para uma placa Wi-Fi M.2 de notebook…

...

Inclusive eu não te entendo, no outro tópico você expressou ser contra um futuro de CPUs de desktop soldadas na placa-mãe mas nesse diz que as placas Wi-Fi que não são soldadas são gambiarras? kkkk


Você pode usar tanto uma placa PCIe quanto uma CNVi nesses slots. Teoricamente era para as placas CNVi serem mais baratas visto que uma boa parte dos componentes necessários estão integrados ao chipset da placa-mãe, mas na prática o preço do modelo CNVi é praticamente idêntico ao modelo PCIe, que funciona em qualquer computador, não só Intel…

Ao contrário, essa gambiarra foi a única que eu achei. Achei mais placa soldada mesmo. E Wi-Fi 6E.