Pix supera 2 bilhões de transações e movimenta mais de R$ 1 trilhão

1 curtida

Muito bom ver que o povo tá adotando o PIX em massa, até meus pais já estão usando em peso!

O WhatsApp Pay poderia até ter alguma chance de concorrer com o PIX se o time do Zuck não fosse tão preguiçoso com a segurança do app. O WhatsApp até hoje não mexeu um dedo para evitar as centenas ou milhares de sequestros de números de telefone que acontecem diariamente para pedir dinheiro para parentes. Eles poderiam simplesmente mudar a forma de validar o cadastro de novo acesso, mudando a copy do SMS de ativação para algo que alertasse o usuário de que é um código de migração do acaso para um novo celular e a não informá-lo a ninguém caso solicitado. Até o Mercado Livre, o Inter, me enviaram SMS com esse alerta, mas o time do Zuckerberg tá com pouco tempo e dinheiro demais pra fazer algo tão simples.

A maioria das pessoas não vai querer confiar no Zap, mesmo que nós, conhecedor da tecnologia, saibamos que há um PIN de confirmação a cada transferência que não pode ser roubado tão fácil, o que torna o WhatsApp Pay seguro mesmo que seu número seja sequestrado, mas a maioria das pessoas não sabe disso. Deram mole em não ter esse cuidado! E merecem o não sucesso!

O PIX pelo banco continuará sendo a melhor opção para todos.

1 curtida

Suponho que o que justifica parte desse volume seja que é possível fazer pix independente de ter chave ou não.
E eu acho que no Bradesco a opção padrão para transferência agora é o Pix, ou seja, mesmo que você preencha os dados do destinatário da remessa, a transferência será feita por Pix a não ser que você ativamente opte por TED ou DOC.
Não sei se outros bancos também estão fazendo isso, mas se estiverem, também vai ajudar a aumentar esse volume de transações.

1 curtida

O Inter também faz isso, acho que desde o começo. Infelizmente a maioria das pessoas parece não saber que as chaves são desnecessárias pra receber via PIX.

1 curtida

tambem notei isso. desde que o pix começou eu pego o salário recebido no bradesco e jogo pro nubank

Faz sentido para os bancos padronizar a transferências em Pix pq a tarifa de TED que as instituições bancárias tem que pagar ao Banco Central é muito superior a tarifa do Pix.
Ainda está lento a integração do Pix nos estabelecimentos online e físico por exemplo aqui na minha cidade são pouquíssimos que aceitam, quando os empresários se ligar que o Pix compensa mais que as máquinas de cartão isso vai explodir.

Eu já trabalhei com ERP e fiquei imaginando que bacana seria um ponto de venda com uma pequena tela virada para o consumidor. se ele escolher a opção de PIX o sistema geraria um código para ele escanear ali mesmo.

1 curtida

Mas isso é questão de tempo, já há a tecnologia pra isso, inclusive alguns e-commerces já aceitam pagamento via PIX, onde o pix realizado através de um QR Code gerado dinamicamente é vinculado a um determinado pedido, e a constatação do PIX finaliza automaticamente o pedido ao qual ele está vinculado. O que falta é tempo pra que isso se popularize para os ERPs que nós vemos no dia a dia.

1 curtida

Aqui na minha cidade nós estabelecimentos que frequento só tem o Pix em hipermercados grandes e diferencia, em um o QR Code é na tela do computador já vem com o valor da compra e confirmação da transação já aparece alí para a operadora do caixa, já em outro o QR code é estático o preço vc mesmo tem que colocar no celular e enviar um print do comprovante para a operadora de Caixa bem manual.

O pior que pagamento por QR Code já é velho, no MC Donald’s mesmo tem anos que eu pago pelo Mercado Pago com QR Code, nos postos de combustível também, só falta eles implementarem o PIX por QR Code mesmo. (Talvez no MC Donalds já até tenha e eu não saiba)

Já fiz isso também, o pior é que dá de falsificar um comprovante facilmente. O correto para o comerciante seria: ou verificar no seu próprio aplicativo, ou o ERP identificar automaticamente o pagamento (a melhor opção).

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.