Pix Saque e Pix Troco entram em consulta pública do Banco Central

1 curtida

Eu quero pix mensal

Aproveitando o assunto, poderiam verificar com os bancos o que está acontecendo.
Aqui em 2 contas do Nubank 1 realiza pagamentos normalmente e outra não. E está uma crescente em todos os bancos:

1 curtida

Não entendi a utilidade desse Pix Troco. Se eu faço um pagamento digital, pago o valor exato. Pra que pagaria a mais e ainda pra receber em dinheiro vivo?

2 curtidas

Suponhamos que você esteja fazendo compras num shopping e, ao sair de lá, passará no trailer do Seu Zé pra comer um dogão, mas o mesmo não aceita pagamentos “digitais”, ou então você não deseja compartilhar suas informações financeiras com o estabelecimento.
O Pix Troco evita de você ter que passar num caixa eletrônico para sacar dinheiro.

Na real, a intenção é descentralizar o saque, evitando (além de filas), locais com grande quantia de dinheiro.

10 curtidas

Mas aí tem o Pix Saque pra sacar o dinheiro do dogão num mercado perto, por exemplo, ou em alguma loja do shopping. Isso faz do Pix Troco algo redundante, concorda?

1 curtida

Não é redundante, é apenas mais uma opção.
Seguindo com o mesmo exemplo que dei acima, com o Pix Saque você vai ter que fazer 2 transações (pagamento e saque), ou então se não for comprar nada, apenas o saque. Já o Troco é apenas 1, em 1 local.

9 curtidas

Passou da hora do Banco Central implementar o saque integrado em caixa eletrônico de qualquer Banco. Isso é muito comum em outros países, como no Chile, onde independente de onde vc tem conta, vc pode realizar o saque em caixas de qualquer bandeira.

2 curtidas

Sim, o BC vem trabalhando pra aumentar a concorrência e isso beneficiaria muito. Em bancos de verdade, só tenho conta na Caixa e no Inter, mas a Caixa existe só pela eventualidade do saque, por mim já teria encerrado a conta.

Perfeita explicacao, @xavier. Sei que dinheiro vivo tem a tendencia de morrer, eu mesmo faz tempo que nao uso, mas ainda tem muita gente que usa, entao quanto mais opcoes e facilidade pra sacar, melhor.

2 curtidas

É diferente do Banco 24h isso?

Se o banco central permitir a interligação do sistema bancário, seria como se todos os caixas eletrônicos funcionassem como Banco 24h

1 curtida

Ah, entendi. Realmente, seria muito bom.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.