PIX permitirá saque de dinheiro em lojas no 1º semestre de 2021

Originally published at: PIX permitirá saque de dinheiro em lojas no 1º semestre de 2021 – Finanças – Tecnoblog

Além de confirmar saque de dinheiro em lojas, Banco Central anunciou que PIX permitirá pagamento de conta de luz

Espero que contas de água, gás e Telecom entrem nesse mesmo esquema. O DDA ao meu ver foi um fiasco ao não integrar muitas dessas contas.

Mesmo assim nada impede que isso aconteça antes. Constatando que o cliente pagou determinada quantia, o lojista entrega o dinheiro. Claro, se tudo funcionar sem taxas. Acho que é bom para os dois. O lojista com menos dinheiro físico e o consumidor com dinheiro na mão mais facilmente.

Esse PIX nem chegou, mas já torço que dê certo.

Como falei outrora, se os outros setores do país tivessem 10% da eficiência que tem o setor financeiro, nós não estaríamos nessa situação patética hoje…

2 curtidas

Tudo exige profundas mudanças nos softwares, no modelo de gestão e principalmente muitos testes, por isso a ideia de se colocar prazos claros para a liberação de determinadas funções.
Pode ser que tudo ocorra absurdamente bem no uso do pix nos próximos meses e até possam adiantar as outras funções, mas eu não contaria com isso.

2 curtidas

Cara se vendesse titulo de tesouro nesse esquema, seria bem mais interessante. Bastaria imprimir um titulo vazio com código. Dai o cara iria no lojista pra ele carregar o titulo que passaria a ser válido. Sacar o dinheiro físico, só compensa em uma loja que não aceita esse tipo de pagamento, mas se o PIX funcionar, não haverá muito interesse em dinheiro. E o joãozinho que gosta de guardar dinheiro no colchão tem muito mais vantagem se comprar logo um titulo com algum rendimento + inflação.

Eu andei estudando o sistema do PIX e fiquei otimista com um detalhe e pessimista com outro.

Primeiro a notícia boa:
O Banco Central adotou um padrão internacional, já consolidado, para o QRCode. No caso o EMVCo que já é utilizado pela Visa, Mastercard, etc… no mundo inteiro.
Historicamente, tudo que foi feito até hoje nos sistemas bancários brasileiros, eles inventam um “padrão novo”, ou seja, não tem padrão. Vide nossos confusos sistemas de boletos e convênios de cobrança.

A notícia ruim:
A geração do QRCode poderá ser offline, eu gero com meus dados envio pra voce, voce paga, o dinheiro cai na minha conta. Isso é muito bom.
Mas, foi justamente por isso que os “boletos não registrados” acabaram em 2017. Golpe.
Os golpistas interceptavam um boleto entre o emitente e o pagador e alteravam o código de barras, por exemplo, com virus.
O qrcode do pix vai abrir essa possibilidade novamente.
Por outro lado, no momento do pagamento, obrigatoriamente estaremos online, e a especificação do processo prevê que os dados do recebedor sejam exibidos para quem está pagando.

1 curtida

Pensei que qualquer boleto teria o pagamento registrado em segundos.

Uma coisa,e você por exemplo passar para seu amigo 1000 reais no pix e pegar em dinheiro.
Outra coisa,seria a comercio receber durante um ano por exemplo 1 milhão dessa forma,como hoje eles não são permitido funcionar como caixa,isso daria um problema fiscal imenso.

Não sei exatamente como é a fiscalização disso, mas faz sentido o que vc disse.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.