Pix cai nas graças dos vendedores ambulantes, mas é preciso ter cuidado

1 curtida

Um dos maiores beneficiários do pix seria os ambulantes mesmos e do comércio informal, antes eles ficavam fora da digitalização bancária e agora fazem parte.

Pix só vejo ruim em locais que têm filas e que precisa agilidade, tipo fila de supermercado, pix não dar, cartão é bem melhor

8 curtidas

Não sei como deve ser lá na China, mas o PIX só não é melhor (só não elimina outras formas de pagamento à vista) devido a burocracia para utiliza-lo. Tudo isso em nome da segurança que nós não temos ( :speak_no_evil: honestidade).

2 curtidas

Fiquei supteendido que até no Paraguai da pra comprar com PIX. Claro, cobram uma taxa, mas de apenas 0,69%. Muito mais prático que ficar levando dinheiro ou ter que pagar IOF + agio do cartão.

6 curtidas

Até daria bom nas filas de supermercado se as pessoas já deixassem o celular pronto pra fazer o pagamento Pix via QR code, mas as pessoas dificilmente fazem isso, assim como sempre deixavam pra caçar o cartão certo pra pagar entre uns 15 cartões misturados na carteira/bolsa. Mas eu sempre tento já ir abrindo o app do banco e na aba do PIX já antes de chegar minha vez pra agilizar logo.

3 curtidas

O pior lugar que eu vi usarem o PIX foi em um posto de gasolina.

O frentista emitiu um QR-code na maquineta, eu escaneei, depois ele preencheu um formulário impresso com os dados do comprovante: valor, nome, cpf, banco kkkk era mais fácil passar no débito.

Esse poderia ser o ideal, mas as pessoas passam tudo no mercado , ver o item por item passando, aí coloca na sacola, olha o valor e e vai abrir o celular, o aplicativo de banco para usar, e os piores são: o aplicativo dar erro no meio da operação e tem que refazer de novo ou tem que atualizar o aplicativo de banco que nunca é atualizando e a fila só aumentando.

Os postos de gasolina que vou, eles tiraram o pix, falaram da demora em conferir e golpe.

Mas do jeito que vc falou, tá pior que a fila de supermercado.

2 curtidas

Por aqui a confirmação cai na hora na máquina. Mas se não cair, só tiram uma foto do comprovante.

2 curtidas

O que vai manchar o PIX serão as futuras taxas.
Esse ano já começam as taxas para empresas, vai ser questão de tempo para respingar em pessoa física.

3 curtidas

A questão da agilidade realmente precisa de uma forma de tornar mais prático. Algo com NFC ao meu ver seria o ideal, como funciona Apple Pay e Google Pay pra cartões e crédito. Mas como NFC tá cada mais escasso fora dos topos de linha, uma API ou melhor integração com app de câmera seria muito bom, escanear e já aparecer pra inserir a senha (ou biometria) e pagar. Mas devido a grande fragmentação do Android e não ter muita motivação pra Apple olhar pro Brasil creio ser algo bem difícil de acontecer.

1 curtida

?
O que tá acontecendo é justamente o oposto, a Samsung, por exemplo tá colocando NFC em celulares cada vez mais baratos. Qualquer celular que custe mais de 1000 reais já tem NFC.

2 curtidas

O Pix se tornou tão cobiçado que conseguiu movimentar R$ 1 milhão apenas em dezembro de 2022

Tá certo isso? 1 milhão em 1 mês me parece muito pouco, ainda mais em 2022.

BC tinha que lançar um APP tipo AME Digital, Marcado Pago, etc… só que voltado exclusivamente para o PIX e sem acesso via WEB, apenas pelo APP. Você entra, cadastra os dados da conta como se fosse um cartão e habilita pra pagar via PIX, aí é só escanear e escolher de qual conta quer que saia o valor via PIX.
Falando parece fácil, mas demandaria uma boa estrutura e camadas de segurança, mas agilizaria em muito o uso do PIX. Inclusive para receber, coloca os dados do valor, gera o QR, o cliente escaneia e pronto.

1 curtida

É verdade, acabei pesquisando aqui, ao contrário da Motorola a Samsung vem expandindo. Na época do A50 dele pra baixo não tinha, agora até o A22 já tem. Grata surpresa.

1 curtida

ao meu vero o caminho é o inverso, tu informa a chave pix da tua conta, comercio coloca ela ali no sistema e isso dispara uma notificação no teu celular, só abrir ela e aceitar o pagamento, sem ter de ler qr code.

2 curtidas

Lá é o credito social, tipo um score.

Não vai mesmo, os bancos já estavam loucos, agora estão sorrindo.

Problema é se faltar Internet no comprador.
Cartão de débito ainda ganha nessa.

Algumas lojas aqui em estações do metrô essa solução simplesmente não funcionaria, por falta de sinal.

Concordo que o cartão ainda ganha, mas temos de simplificar/agilizar o pagamento com pix no comercio.

1 curtida

Tens razão. Não percebi uma pequena nota de rodapé antes de baixar o CSV.

Corrigi aqui. Obrigado! :slight_smile: