Philips UV-C é luminária de mesa que promete inativar coronavírus

Originally published at: Philips UV-C é luminária de mesa que promete inativar coronavírus – Gadgets – Tecnoblog

Dispositivo da Philips usa raios ultravioleta para quebrar moléculas de vírus como o da COVID-19, além de bactérias e germes

Poxa, achei que daria pra colocar em cima do roomba e desinfectar tudo. :frowning:

E dei uma procurada no site da Phillips, mas não vi a lâmpada avulsa pra comprar. Deve ser caro pra caramba também.

1 curtida

Provavelmente a restrição de movimento é por presunção de ter alguém por perto. Animais e pessoas não podem entrar em contato direto com ultravioleta.

Além do que o Douglas disse, claramente a lâmpada é alimentada por uma tomada, então sequer teria condições de fazer isso.

Sim, no texto está escrito o motivo pelo qual foi colocado sensor de movimento.
UV-C é nocivo aos seres humanos então você não quer esse negócio ligado perto de gente.
Tanto é que esse é o motivo pelo qual usam robôs (não sei se autônomos ou controlados remotamente) para limpar hospitais e a limpeza é feita sem ninguém por perto.
Em hospitais eles usam robôs porque ali é um ambiente em que você precisa uma limpeza com mais garantia de todos os ângulos e mais rápida, então não dá pra só colocar uma lâmpada no meio do quarto e boa.

O comentário sobre colocar num roomba foi meio que uma piada. Fora que eu nem sei se colocando em cima de um roomba todas as superfícies seriam iluminadas por tempo o suficiente para realizar a desinfecção (no site da Phillips eles mencionam estudos que dizem ter desativado 99,9% dos SarS-COV-2 de uma superfície em menos de 30 segundos de exposição de UV-C, mas eu não sei exatamente quais foram as condições do experimento e quão próximo essas condições seriam de um uso doméstico).

Sempre que vejo alguém lançando esses dispostivos, lembro disso:

A diferença é que UV-C é conhecido e estudado faz tempo e esse pendrive da matéria é pura orgia mental sob efeito de anfetamina.

1 curtida

Que nada. É scam mesmo.

Mas ainda acho que seja exagero usar esse tipo de produto em casa. Mas, né…

Eu sei que UVC até consegue matar, mas também sei o seguinte:

UVC radiation can cause severe burns (of the skin) and eye injuries (photokeratitis). Avoid direct skin exposure to UVC radiation and never look directly into a UVC light source, even briefly.

A radiação UVC pode causar queimaduras sérias (de pele) e danos aos olhos (fotoqueratite). Evite exposição direta da pele à radiação UVC e nunca olhe direto numa fonte de luz UVC, nem mesmo por pouco tempo.

Fonte: https://www.fda.gov/medical-devices/coronavirus-covid-19-and-medical-devices/uv-lights-and-lamps-ultraviolet-c-radiation-disinfection-and-coronavirus

Sim, os riscos também são conhecidos e é por isso que essa luminária da Philips tem sensor de movimento e por isso que em hospitais eles usam robôs pra fazer esse tipo de limpeza.

E usar em casa é mais uma questão de praticidade, que nem um roomba. Você deixa ele lá ligado e o cômodo é desinfetado enquanto você faz outra coisa em outra parte da casa.

Bom, o sensor de movimento falha se alguma pessoa estiver parada ou se um bicho dormir no local. hahaha

Mas sei lá… ainda acho exagero isso.

Só colocar uma bateria de carro e um transformador 12v-127v em cima do roomba, além da lâmpada. Facinho facinho :laughing:

1 curtida

Ai tu arroomba o coitado do Roomba… hahaha

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.