Pesquisa mostra por que WhatsApp Pay perdeu para o Pix no Brasil

Ótima notícia!

14 curtidas

Usei o WhatsApp Pay uma única vez, foi quando o Mercado Pago me ofereceu um cashback para cadastrar o cartão deles e fazer um pagamento. Enviei R$ 30,00 para meu irmão, que não conseguiu receber, acho que é porque ele precisava ter cadastrado uma conta também ou algo assim. O dinheiro ficou preso uns dias depois estornou. De lá para cá nunca mais usei. Ah, o cashback caiu.

5 curtidas

Ainda bem!
A melhor coisa que o Banco Central fez foi proibir o lançamento do WhatsApp Pay pouco antes do Pix ser disponibilizado. Parece que eles planejaram o lançamento justamente pra tentar dar uma rasteira no Pix.

16 curtidas

1 curtida

WhatsApp Pay perdeu para o Pix por um simples motivo:
Cozinhou demais.
Como tudo no WPP a demasiada demora pra lançar qualquer coisa, se tivesse chegado pelo menos 6 meses antes do Pix creio que hoje teríamos o inverso.

Eu trabalho diretamente com tecnologia, nunca vi ninguém que use, nunca tive nem curiosidade de ver como é, nunca ninguém quis me pagar com isso, é uma ferramenta inexistente pelo menos no meu círculo de convívio.

12 curtidas

Eles tentaram lançar 5 meses antes do Pix, mas o BC proibiu.

O Pix inicialmente estava previsto para chegar em Novembro de 2020. Em Junho de 2020 o Facebook lançou o WhatsApp Pay no Brasil, mas o Banco Central proibiu o funcionamento e pouco depois adiantou o lançamento do Pix para Outubro de 2020.

Se tivessem liberado é provável que realmente estivesse no lugar que o Pix está agora (ou seria um competidor forte).

Imagina ter que lidar com o Facebook e a Cielo sempre que você quisesse fazer um pagamento ou uma transferência rápida.

15 curtidas

Infelizmente o WhatsApp se queimou com os diversos sequestros de contas na verificação de 2 etapas (o bandido pede o código do SMS e a pessoa informa). Mesmo que não tenha como o cartão do whatsapp pay ser roubado por ninguém desde que o próprio usuário não informe nada.
Se tivesse mudado a copy do SMS da verificação de duas etapas ou melhorado o método de qualquer outra forma, poderia ter menos golpes hoje em dia. Mas não estão nem aí pra mudar isso. Monopólio acomodou a empresa.

1 curtida

Cheguei a testar mas usar mesmo nunca surgiu oportunidade. Ninguém do meu convívio usa. Só pix mesmo.

Nunca usei, tentei ativar na época que o nubank fez propaganda disso, mas deu erro, ai deixei quieto.
Além disso PIX é muito mais pratico já que como é uma transferência bancaria como outra qualquer, todo mundo que tem conta em banco vai ter, então mesmo que a outra pessoa seja desconfiada e não cadastre uma chave, ainda assim poderei enviar dinheiro para ela usando os dados da conta como se estivesse fazendo um TED/DOC.

3 curtidas

Brasileiro é bobo msm, quer confiar mais num app chamado whatszap (uma empresa q nem brasileira é, vende seus dados o tempo td com. Desculpa de criptografada) do que o Banco Central que cria o dinheiro de seu país… E é o banco de seu país…kkkkkkk

2 curtidas

Você conseguiu não entender até o titulo da matéria. :sweat_smile:

7 curtidas

entendi a materia sim, tem mais que perder msm… confio muito mais num banco do meu pais do q um app estrangeiro… onde é q nao entendi? :slight_smile: mas nao estou reclamando da materia e sim dos comentários aki…

2 curtidas

(Santander (espanhol) e N26 (alemã) entraram no grupo)

2 curtidas

Nunca que PIX é mais prático que WhatsApp Pay. PIX tem que abrir o app, logar, ir no menu de transferência, digitar a chave (alguns precisa seleecionar o tipo de chave antes), digitar o valor, confirmar os dados e então enviar.

WhatsApp Pay basta clicar no clipe, ir em pagamento, digitar o valor e pronto. Tão simples quanto enviar uma foto.

O problema é o mesmo do Telegram contra o WhatsApp: poucos usuários. PIX é universal, todas as contas possuem o sistema. WhatsApp além de não funcionar em todos os bancos, tem muita gente preguiçosa que não quer se dar ao trabalho de cadastrar o cartão.

2 curtidas

WhatsApp Pay não deu certo por 3 motivos: falta de confiança do público, demora no lançamento e não ser universal logo no lançamento.

Em questão de simplicidade e facilidade de uso, o WhatsApp Pay dá um baile no Pix. Seria ótimo se a Meta desistisse da função no Brasil e de alguma forma, colocasse o Pix lá dentro. Aí meu filho, recordes atrás de recordes.

Não confio no WhatsApp Pay e acho uma redundância… Pix é bem mais prático

1 curtida

Ser do seu país não garante absolutamente nada

Único jeito que vejo o WhatsApp Pay indo pra frente é se virar uma conta de pagamento sem a necessidade de cadastrar um cartão de crédito para receber o dinheiro e integrarem com o pix caso queira mandar o dinheiro para um outro banco.

Essa coisa de depender do cartão de crédito e só funcionar com alguns bancos afundou a praticidade do sistema.

4 curtidas

Ainda bem que o BC bloqueou a última coisa que quero ficar ainda mais preso ao WhatsApp, o PIX nos da a liberdade de usar com qualquer banco, algo que não iria acontecer com o WhatApp Pay.

5 curtidas