Pergunta sobre o formato SVG. E vetores

É possivel vetorizar uma imagem salva em outro formato?

Quais os formatos mais flexíveis (que mais podem ser convertidos em outros sem problemas)?

O formato svg é um formato que se adapta a qualquer tela ou isso apenas se refere à dar zoom?

Existem formatos que se adequam às resoluções para que assim não seja necessário criar um baner por exemplo, um em retrato e outro em paisagens?

O processo de vetorização pode ser feito automaticamente através de ferramentas específicas para isso ou então ferramentas embutidas no software de edição que estiver utilizando (Corel Draw, Adobe Illustrator etc). Então, respondendo à sua pergunta: sim, desde que o software de edição que estiver usando suporte o formato de imagem original. Porém, dependendo do nível de detalhe da imagem ou do nível de fidelidade desejado, pode ser necessário vetorizar (redesenhar) a arte manualmente total ou parcialmente.

Praticamente todos os formatos de arquivo vetoriais são intercambiáveis, já que imagens vetoriais são, na realidade, compostas de equações matemáticas para desenhar linhas. O padrão da indústria para intercâmbio de arquivos é o formato PDF que é suportado por praticamente qualquer software de edição. Agora, se o seu plano é exibir a imagem no navegador, por exemplo, então o SVG é um formato bem popular para esse propósito.

O formato de arquivo é apenas um encapsulamento. Ele não está relacionado ao comportamento da imagem na aplicação final. A questão de você poder “dar zoom” numa imagem vetorial está diretamente associada ao que falei anteriormente: são imagens criadas em tempo real a partir de equações matemáticas para produzir linhas, portanto, tem resolução “infinita” ao passo que imagens rasterizadas, são compostas por uma quantidade determinada de pixels e tem resolução fixa.

No que se refere a escala, imagens vetoriais são ideais para isso justamente por não perderem resolução quando são ampliadas. Porém, não é tão simples, é preciso levar em consideração o tamanho do banner e a distância de visualização.

3 curtidas

Sim.

Ou mesmo o https://vectormagic.com/

Depende aonde tu precisa disso… se for website, tem CSS para isso. Se for software criado, dá para programar. etc.

1 curtida

Onde você vai usar os vetores? Como o @plutao já falou, dependendo do que você vai vetorizar, pode ser que tenha que redesenhar a arte manualmente, e talvez até seja inviável usar vetores se você quer atingir um resultado mais realista e natural.

Também gosto muito do Inkscape para fazer o trace de coisas simples, pois é bem leve e gratuito. Me ajudou muito quando tentei usar apenas o Affinity Designer um tempo atrás.

2 curtidas

Na verdade, não é bem assim @plutao. Sim, arquivos vetoriais são minimamente intercambiáveis, no entanto não é via de regra e não é tão simples quanto 1 pra 1.

O SVG é um padrão para o vetor “web” amplamente difundido, pois ele tem como base arquivos XML, que podem ser interpretados por qualquer leitor de texto e navegador, podendo ser embebido no código fonte sem a necessidade de fazer uma requisição externa, como acontece (via de regra) com imagens.

No entanto esse tipo de arquivo tem limitações de número de casas decimais para implementação de pontos, não funciona bem se tiver com fontes inseridas no arquivo, não responde corretamente se tiver imagens rasterizadas dentro dele, e por fim, não suporta a grande maioria de efeitos.
Seu uso é basicamente para vetores simples, a fim de criar arquivos extremamente pequenos que possam ser escalados sem prejuízo quanto à qualidade. As aplicações mais comuns são em logotipos e ícones com saída web.

O PDF também não é o formato mais flexível, pois ele foi concebido para leitura. Nele há possibilidade de inclusão de vários efeitos que não são compatíveis com o SVG por exemplo, porém ainda existem limitações e tudo depende muito do padrão em que ele foi gerado. Por exemplo, arquivos para impressão saem no formato X-1a, que é leve e garante que a aparência permaneça a mesma, onde quer que se abra-o, mas a edição é muito afetada.

O arquivo vetorial mais compatível com qualquer software seria o EPS (já que ele não é um arquivo de fato, e sim um encapsulamento), pois além dos vetores, ele incorpora uma pré-visualização para que, se o arquivo não for interpretado corretamente o programa consegue fazer a exibição do conteúdo, mesmo que apenas uma imagem rasterizada.

Não. Toda imagem, rasterizada ou vetor, você tem que definir uma área útil, seja em pixels ou milímetros.
Para criar um arquivo que se adapta (pensando que você está falando em banner para internet) somente com um arquivo HTML5, onde tem incluso CSS. Porém, mesmo assim, para o arquivo ser responsivo (adaptável em qualquer proporção) é necessário escrever o código onde informa qual será o comportamento naquela orientação (paisagem ou retrato, por exemplo).

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.