Pequenos provedores lideram internet fixa em 5 mil cidades do Brasil

1 curtida

Ainda bem, se eu fosse depender da boa vontade das grandes operadoras estaria usando 3G (a Claro mesmo até hoje não chegou aqui nem com coaxial, muito menos fibra)

9 curtidas

A antiga NET chegou ao nordeste através da compra de uma outra operadora chamada Big TV.

Desde então, na minha cidade (Maceió), a cobertura é a mesma. Ela só cobriu os bairros de classe média pra cima.

Hoje, as pequenas fibraram até favelas.

8 curtidas

Moro numa cidade pequena 300 mbps, 80 conto, pago isso a 3 anos, sem dor de cabeça,

7 curtidas

Se não fossem os provedores regionais de internet, a velocidade de internet no Brasil ficaria abaixo de 50 Mbps. Os grandes provedores não atendem cidades pequenas, o que deu aos provedores regionais maior poder de mercado, além de um atendimento melhor.
E vale lembrar que isso começou depois que a Vivo tentou impor franquia de dados na banda larga fixa em seus planos de internet fixa. Naquela época, em 2016, os provedores regionais estavam com velocidades abaixo de 10 Mbps. Hoje, a massificação da fibra óptica pelos pequenos provedores forçou a intensa concorrência no setor de internet fixa.

10 curtidas

Moro em cidade pequena. Pago 100 reais por 650 Mbps de velocidade de download de meu provedor regional.
E olhe que não há reajustes há 10 anos. Apenas aumentos na velocidade de download.

3 curtidas

É um feito e tanto. Quem iria imaginar que operadores menores cresceriam tanto a ponto de incomodar a “panelinha das 4 operadoras”.

4 curtidas

Neste caso, se as grandes operadoras não conseguem lidar com as pequenas em quesito qualidade e preço tem mais que continuar chorando e que nenhum governo dê vantagens. Ideal sería que ninguém tivesse vantagem, mas como nesse caso são péssimas prestadoras de serviço reclamando, então elas que aportem seus recursos e corram atrás das pequenas.

4? A gente tem no máximo 2 + a Oi que é café com leite.

Vamos fazer assim, quando a Oi, Vivo e Claro conseguirem acabar com as redes legadas em cobre, seja ADSL, VDSL ou HFC, ai elas podem exigir do governo que seja mais duro na exigência com os pequenos provedores.

Além disso, provedores regionais também são beneficiados com reduções tributárias; para a tele, esses benefícios devem ser mantidos apenas para empresas com menos de 5 mil clientes.

5 mil clientes não é nada, empresa não tem ganho de escala nenhum com essa quantidade de clientes, esse valor tem de ser pelo menos 100 mil clientes.

1 curtida

Essa tecnologia ainda tem muito a oferecer. A Claro só tá expandindo a fibra por conta que as pessoas já sabem que fibra é uma ótima tecnologia, porém quem usa hfc da claro consegue receber a velocidade contratada.

Morava em Brasília e minha internet sempre foi uma porcaria. Me mudei em 2020 para o interior do RS. Hoje tenho 1gb em fibra, raramente tenho problema e quando tenho, sou atendido em minutos! :clap::tada:

A Claro não atende cidades pequenas e não quer que outras atendam. É incrível como essas grandes operadoras estão acostumadas a deterem o monopólio de tudo. Se não fosse os pequenos provedores, não existiria banda larga em foras dos grandes centros.

2 curtidas

Não é a minha experiencia com a Claro (e isso inclui vários parentes próximos), onde problemas de quedas de velocidade são uma situação constante, coincidentemente na casa da minha tia quando a Claro passou para fibra a internet dela esses problemas sumiram.

Esqueci desse detalhe da Oi, então seriam, 3, contando com a TIM (se ela fizer parte da conta)

Pra ser justo, ADSL e VDSL já são quase traço (3% do total, um pouco menos do que os acessos “via rádio”. O fato da Oi ter cancelado unilateralmente a maioria dos contratos ajuda).
HFC ainda tem margem, dá pra conseguir velocidades civilizadas com ele, mas claramente está de saída no Brasil, mas vai ser uma migração de longo prazo (afinal são ~18%, mas descendo lentamente). A Claro já começou a fazer overlay de fibra, mas acho que não estão com pressa.

Já está rolando bastante consolidação, várias empresas andaram comprando provedores, e eu imagino que vá continuar. Até por que tem muita cidade pequena com vários provedores, e não sei se isso é sustentável no longo prazo, financeiramente.

PPP é muito bom, impressionante sair de uma cidade grande para uma no interior e ter internet com serviço de qualidade, zero problemas ha 3 anos… e pensar que na adolescência eu tinha inveja da Internet da capital

5 curtidas

É errado mas necessário esse tipo de atitude, tem de matar essa rede de cobre que só traz problemas.

1 curtida