Pentes de memória iguais com tamanho diferente

Boa tarde pessoal, tenho uma dúvida, tenho um pente de memória Kingston Fury beast de 16 GB com 3200 MHz, pretendo comprar dois pentes de memória da mesma marca só que cada um tendo 8 GB com 3200 MHz também, acha que eles serão compatíveis ou dá errado? Desde já agradeço :pray:t2:

A única coisa que vai acontecer de ruim é que só vai ativar o dual channel em 8GB

Não necessariamente. Se a placa-mãe possuir 4 slots, colocando os pentes nos slots corretos é possível deixar o pente de 16 GB em um dos canais, e os outros dois de 8 GB no outro canal, assim você consegue dual channel em toda a memória disponível…

Como isso? Se ele colocar o pente de 16GB no slot 1 o dual channel vai ativar com o pente que estiver no slot 3, o pente restante que tiver no 2 ou no 4 vai ficar em single.

O dual channel ocorre em relação aos canais disponíveis no controlador de memória do processador, não em relação aos slots físicos.

Nas placas-mãe com 4 slots, cada canal de memória é atribuído a 2 slots físicos, logo, colocando o pente de 16 GB no primeiro canal (por exemplo, slot 1 ou 2), e os dois pentes de 8 GB no segundo canal (por exemplo, slots 3 e 4) cada canal de memória terá disponível 16 GB, que poderão ser acessados simultaneamente, no mesmo ciclo de clock…

8GB + 16GB = flex mode = 8GB + 8GB em dual channel, 8GB restantes em single…

Agora, 2x8GB + 16GB = 2x8GB dual chanel, 16GB single channel (assumindo que tu coloque os 2x8GB nos slots corretos)

Mas comprar Kingston Fury Beast não é sinonimo de comprar o mesmo produto…

Eu tenho 4 módulos de Kingston Fury Beast de 8GB DDR4 3200 comprados na Kabum… os primeiros dois são Samsung b-die, os novos são Kingston C-die… e não deram incompatibilidade. (só que eu não consigo puxar mais a 4000Mhz como conseguia, nem 3600… hahaha)

Como eu já mencionei, não é a única configuração possível.

Jogar os 2 x 8 GB para os slots do mesmo canal e o pente de 16 GB para um dos slots do canal restante permite acessar todos os 32 GB em dual channel em qualquer processador com um controlador de memória minimamente decente.

Pelo menos no lado azul eu sei que funciona, ainda não tive a oportunidade de testar um setup assim com o lado vermelho…

Pelo que lembro, não funciona… até posso testar depois. pegando 2x4GB do outro PC e deixando só 1 de 8GB, mas pelo que lembro o Ryzen não faz isso.

E você mesmo diz o motivo. hahaha (O controlador do Ryzen tem uma série de problemas chatos desde a primeira geração… deu uma melhorada, mas ainda sim são meio trash…)

Errata: os antigos são Kingston b-die e os novos são Samsung c-die. Mesmo partnumber…