Peixe Urbano é notificado pelo Procon-SP; site saiu do ar e CEO sumiu

A Pandemia só adiantou o fechamento dessa empresa

12 curtidas

O que mais me surpreendeu foi saber que o Peixe Urbano ainda existia. :joy:

15 curtidas

Tá aí um negócio q n é viável pra todos os envolvidos e até que durou muito tempo.

N faz sentido pra loja aderir pq a loja n tem nenhuma vantagem real com isto. A proposta do Peixe Urbano começou como uma oportunidade para lojistas divulgarem suas lojas, os clientes eram fisgados com os altos descontos envolvidos.

Só que a coisa azeda pq o cliente peixe-urbano era fiel aos cupons de desconto e raramente alguém se fidelizava ao estabelecimento. E pra completar, era comum a reclamação de clientes peixe-urbano sendo mal atendidos ou recebendo porções inferiores do que foi divulgado no site (tornando a fidelização desse cliente ao estabelecimento ainda mais improvável).

Além da loja oferecer seu produto com desconto para dezenas de clientes que não voltarão lá, parte do valor arrecadado fica com o Peixe Urbano, reduzindo ainda mais os lucros da loja.

Claro, em algumas situações o Peixe Urbana pode ser vantajoso pra todos, mas são situações mais raras.

Então é um negócio q claramente não é vantagem pro lojista e não sei como isto durou tantos anos.

15 curtidas

Outro dia e eu a esposa até lembramos dele.
Fui olhar e realmente já rolava a treta.
Sem pandemia já estavam caindo aos pedaços.
A pandemia jogou a pá de cal.

Usei bastante os cupons, mas a recepção é exatamente como citou o @bbcbreno
A gente se sentia um lixo, só por estar usando um cupom de desconto.
Mas isso é bem Brasil - a pessoa só vale com dinheiro no bolso. Em vários lugares não voltei mais pelo atendimento. Até poderia pagar o preço cheio, mas o atendimento com o cupom foi tão ruim, q desanimou total.

9 curtidas

Só usei 2x esses serviços. Em um paintball e em um restaurante, nas 2x eu fui muito mal atendido. Aí num fazia sentido eu pagar, mesmo que mais barato, pra ir num local e passar raiva lá. Então era melhor nem ir.

6 curtidas

Com o perdão do trocadilho, é claro.

4 curtidas

Acredito que o início da bola de neve foi quando mudaram o conceito inicial das compras coletivas que era de disponibilizar uma quantidade X de cupons. Quando era assim no começo, frequentemente acontecia de alguns amigos, mesmo não tendo conseguido o cupom, iam junto no estabelecimento, até mesmo pra conhecer… no final os cupons de quem conseguiu ajudavam a fechar a conta mais barata… Assim, depois que passaram a oferecer cupons ilimitados, realmente prejudicava muito a manutenção da qualidade do serviço…

8 curtidas

Bem lembrado - no início os cupons eram limitados.
Não me lembro se era peixe urbano, groupon ou outro, mas até desconto em diária de hotel eu consegui nessa época.

3 curtidas

Já fui mal atendido pelo dono por causa do cupom também. Certa vez o estabelecimento não quis nem fornecer WiFi para que pudesse acessar o cupom. Pelo menos os garçons não foram orientados a mudar o atendimento e saí satisfeito. Outra vez, em outro lugar, o atendimento foi incrível e voltaria tranquilamente, mas a pizzaria acabou fechando.

4 curtidas

90% das startups vão a falência!

O Hotel Urbano mudou de ramo! E ainda esta vivo
O groupom sumiu

É triste ver um fim desses para uma empresa que começou trazendo muita inovação mas não soube gerenciar o próprio negócio para alcançar o sucesso.

1 curtida

Sim, são vários fatores q levam uma startup à falência, pode ser gestão, grana, concorrência, viabilidade, etc…

Com certeza um dos fatores de ter afundado o Peixe Urbano foi a inviabilidade do negócio. O modelo simplesmente não é sustentável. Ou dão cupons com descontos inflacionados ou a loja não ganha nada com o negócio (inviabilizando a participação dela no modelo). Tanto é q a gente n vê empresas desse ramo mais por aí.

Temos um modelo de negócio similar, mas com um detalhe que muda tudo, o que torna o negócio totalmente viável: kickstarter. A ideia é similar: unir uma multidão para consumir um produto. Mas o detalhe do Kickstarter q é para financiar novas ideias muda tudo e é um tipo de modelo que acho totalmente viável e n vejo sumindo do mapa. E aqui todos ganham:

  • cliente por conseguir um produto com preço abaixo do mercado
  • empresa por conseguir uma grana para tornar viável o seu novo produto
  • e o KS que tira sua porcentagem sem prejudicar o modelo

Kickstarter tb tem uns 10 anos (mesmo período do groupon +/-), tá aí firme e forte até hoje e temos várias outras empresas com modelo similar, inclusive no Brasil.

4 curtidas

Sempre vi com desconfiança esse modelo de negócios. Não me surpreende que a pandemia tenha acelerado o término da empresa. Na verdade, eu sequer sabia que o Peixe Urbano ainda existia.

1 curtida

Não existe almoço grátis. Regrinha que muitos “social.istas” e “Comun.istas” ainda não entenderam.

Ultima vez que usei o servico foi no final de 2019 na compra de uns vouchers pra um restaurante, foi uma via sacra pra poder usar… mas deu certo no final!

Jah vai eh tarde!

Trabalhei nessa empresa desde 2018 e pedi demissão em janeiro 2021 por não estar recebendo salário.
Uma vergonha para seus colaboradores, clientes e parceiros o desfecho dessa história, onde o CEO dessa empresa simplesmente desapareceu.
Era a velha história: comprava cupom, saiu pra jantar e era mal atendido. Comprava cupons de beleza e o estabelecimento validava o cupom e negava atender por falta de pagamento, orientando o cliente pedir reembolso no peixe urbano. E como a empresa não tinha caixa, o estorno era em crédito na plataforma, e aí compravam mais cupons e mais problemas, uma bola de neve sem fim.
Empresa deveria ter declarado falência enquanto era tempo, ou teria sido melhor ter ficado fora do ar já no início da pandemia, porque o que entrava mal pagava os funcionários.
Atrasos de salário
Não pagaram FGTS
Não pagaram segunda parcela décimo terceiro
E muitos desligamentos sem pagar rescisão e quem ficou na empresa pagou um alto preço, pois aumentou o volume de trabalho.
Quando pedi demissão tiveram cara de pau de pedir que eu entregasse o notebook, me devendo décimo, Fgts e salário!
Mas Deus é justo para com essa pessoa que prejudicou muitas outras e um dia vai pagar por isso!

3 curtidas

Que triste fim.

Então, perdi meu dinheiro suado, as vezes que usei, foi bem vantajoso, geralmente em boliche, PAZ ciência