PC reiniciando inesperadamente

Ola,
Tenho um Dell Inspiron 5675
AMD Ryzen 5 1400,16gb de RAM, 480gb HD SSD.
Zorin OS 17 CORE
Toda vez que eu instalo o Linux como sistema operacional principal ou dual-boot ele reinicia insperadamente. E um Kernel Panic, tipo despejo de memoria. Com o Windows isso nao acontece!!! o que sera que pode ser? pesquisei na internet, ou e memoria ou superaquecimento!!!

Isso acontece também se instalar um Ubuntu ou Debian da vida?

O Ubuntu sim!!! o debian nao testei ainda.
Mas eu creio que esse problema seja superaquecimento. ou algo do tipo.
pelo kernel do Linux nao conseguir gerenciar a energia do PC ele da isso!!!

1 curtida

dell raramente tem problema com linux, já tive da ventoinha rodar menos que no windows, mas o linux exigia bem menos também

Seria excelente se tu pegasse o celular e tirasse uma foto… porque isso aqui é o mesmo que dizer que o Windows dá tela azul. Não ajuda muita coisa. Não dá pra saber o que foi se tu não der a informação contida no texto do erro…

Mas acho que tu arranjaria resposta/suporte mais fácil/preciso no fórum do Zorin OS ou no da Ubuntu, que pelo que lembro, tem área para pt. Alias, tem bastante fórum de Linux no Brasil que tem gente fera e disposta a ajudar com Linux. O VivaOLinux é um deles.

2 curtidas

E rápido. E as vezes nem acontece.
Só de vez em quando. As vezes estou fazendo algo ele reinicia do nada.
Eu sei que tem forum de Linux, eu faço parte do Diolinux Plus. Estou esperando alguém responder.

O meu PC arma a Ventoinha com força. Parece que vai levantar voo

eita por!!!

e a temperatura fica como?

Tem como rodar o Ubuntu direto por um pendrive, sem precisar instalar o SO na máquina. Você já tentou essa opção pra ver se o mesmo problema acontece?

E a outra opção seria realmente tentar outra distro.

Eu tenho um Dell Inspiron 5537, a placa de vídeo também é da AMD, tenho dual boot com Ubuntu e Windows desde 2022 e nunca tive problema. Inclusive estou digitando essa mensagem através do Ubuntu, é meu OS principal.

@123
Nem meço. Alias, eu nao tenho nada pra medir. So quando estou fazendo determinadas coisas no PC que ele arma a ventoinha!!
@Banana_Phone
Esse lance de Reiniciar e so de vez enquando. Eu uso o PC direto na tomada. sem estabilizador. Pois o Estabilizador estraga o PC. e ele tava fazendo uns tec tec toda hora. Nao sei se tem algo a ver. Se eu colocar o Ubuntu em Live CD (pendrive) demora a reiniciar, tem vez que eu chego em casa depois do trabalho, e deixo o PC ligado um tempao… e nem reinicia!! e eu ja cheguei a editar o grub, no /etc/grub e coloca umas linhas pra a inicializacao!! mas nao resolve.

Verifica a saúde desse SSD…

Entao,
eu ate verifiquei ja. com o HD TUNEIN, tem um parametro que ta em azul. um tal de Warm HD ou algo assim. mas nao tem Badblock. Ja tem algum tempo que eu comprei esse SSD. antes tinha um da samsung de 250gb.
Eu ate perguntei pra um colega meu de trabalho que fica no setor de TI da empresa que eu trabalho, ele disse que pode ser a fonte.

Espero que não seja, a fonte dos Dell é proprietária… hahaha

Como assim?? Proprietária? Não vou conseguir trocar ?? E usar o mesmo cabo?

Dependendo do modelo, não é ATX padrão. Tu tem de olhar se esse teu Dell usa fonte padrão ou proprietária. Tem muito Dell que ainda usa proprietário.

Entendi. Vou ver se e.

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.