PC precisa de exatos 220V?

Olá pessoal.
Tenho tido alguns problemas com meu computador recentemente, ele fica ligando e desligando ( em looping).
Levei ele numa assistência técnica e lá ele não apresentou nenhuma problema.
O técnico indicou que o problema poderia ser na minha casa, devido ausência de aterramento.
Como ligo meu computador diretamente na tomada através de um filtro de linha fui verificar a tensão da minha casa e cheguei a seguinte conclusão:
A tensão nunca chega em 220v, fica oscilando entre 213v e 218v, mas vi que a concessionária tem uma margem de fornecimento que fica entre 201 e 233v,então minha casa estaria nessa margem.
Tenho a seguinte dúvida: além da falta de aterramento, a variação de tensão pode prejudicar meu computador? Ele precisa receber exatos 220v ou essa margem de de variação não tem problema?

O problema pode ser tua fonte irmão, tem fonte (as vagabundas) que não fornece a quantidade de energia necessária para alimentar tua máquina, logo tu pode averiguar isto aí

1 curtida

Qual o modelo da fonte que tu usa?

Aqui eu uso uma Corsair cx550m, funciona com qualquer coisa entre 90v e 230v.

213 a 218 está normal, se for realmente esse problema, pode estar na tomada ou no filtro de linha, onde a fiação, a tomada ou a entrada estejam tão deteriorada que não aguenta passar a corrente, mas vou ser sincero, duvido e muito que isso aconteça, isso é raridade da raridade, só vi um caso desse e foi de um suporte da HP, esse tipo de problema dar mais com máquinas de alto consumo, para um PC doméstico, tem que ter uma RTX 4090 no mínimo para dar este tipo de problema

Seu problema pode ser a fonte como a galera já falou ou pode ser estática e curto circuito no pc

Mais fácil é mudar as variáveis e testar. O técnico provavelmente usou um cabo próprio, você pode tentar também. Tenta outra tomada, sem o filtro de linha, sem encostar no chão ou encostando no chão, etc.

2 curtidas

Outra coisa:

Fontes tem marcação de Fase e Neutro (negativo).

Se inverter, podem surgir problemas. Um deles é esse seu, arquivos corrompidos, etc.

Verifique se o + da rede está no + da fonte, no caso de estar ligada em 110v (127v).

Se estiver ligada em 220v, aí pode ser falta do aterramento mesmo.

Caso não tenha aterramento, poderá usar o Neutro da rede no lugar dele. Não é o ideal, mas pode resolver.

Já tive um problema desses. Pedi ao eletricista para casar as fases e neutros dos estabilizadores. Reclamou, argumentou, mas fez.

Caso resolvido. Acabaram-se os meus problemas.

Fica a dica.

Provavelmente o teu problema era que tava usando um estabilizador, é normal eles darem problema quando usados com fontes chaveadas.

2 curtidas

Usava estabilizadores, sim.

Mas ao casar as fases, zeraram os problemas.

Não, pois quase sempre 220V é fase fase.

Edit: Nos lugares onde é 127V.

Não sei em que país esse povo mora, mas aqui no sul são poucas casas que vejo 220v fase-fase, é quase tudo fase-neutro, seja 120v ou 220v, só chuveiro que costuma usar 220v fase-fase (onde o resto da casa é 120v fase-neutro), pq em 120v o máximo de potência que tem é 5400w.

1 curtida

Ao menos no interior de SP, se é 220V é fase-fase. Até trifásico são todas 127V.

Se precisar 220V monofásico tem que solicitar e ver se existe a rede condizente.

Pra ter fase-fase e fase-neutro 220v na mesma casa, então vcs recebem 2 fases 127v e 1 220v?

Existe o 220v monofásico (a tensão da fase é 220v) e, nesse caso, precisará do neutro para o funcionamento dos sistemas.

Com as fases de 127v, você tem:

  • Monofásico 127v + neutro.

  • Bifásico 220V (duas fases de 127v) + neutro. O aparelho que for 220v não precisa do neutro, via de regra, para funcionar (ar condicionado, máquinas, chuveiro…). Bastam duas fases.

  • Trifásico 380v (3 fases de 127v) + neutro. Idem, ao 220v quanto ao funcionamento do neutro.

Neutro não é terra.

Aterramento é diferente do neutro e tem outra função.

Na falta do aterramento costuma-se ligar o neutro no fio de aterramento. Mas não é seguro.

Fiquem a vontade para corrigir/esclarecer melhor.

Sou da área da mecânica. O pouco que conheço da elétrica veio do período básico na faculdade.

Não na mesma casa, mas em cidades vizinhas muda de 120v para 220v a fase, as cidades maiores é 120v, as menores 220v.

Onde é 120v não é comum ver casas inteiras ser 220v fase-fase, só se usa para o chuveiro esse esquema (já ouvi falar que em alguns lugares do brasil se costumam usar tudo em fase-fase e nem ter neutro).

Já onde é 220v nunca vi instalarem nenhum equipamento fase-fase, pois daria 380v.

Não é somente em chuveiro. Aqui em casa mesmo tenho pontos 220V nos locais onde pode ter equipamentos de alto consumo, como na cozinha e em ar condicionado.
É muito mais econômico dimensionar uma fiação para 2x20A do que somente 1x40A.

Na real acho que deveria padronizar o país inteiro em 127V Fase-Neutro e 220V Fase -Fase. Porque tem equipamentos 220V e que aparentemente precisam do neutro (já vi ar condicionado monofásico)

Padronizar a rede em qualquer uma das tensões é economicamente inviável.

E se tivesse que padronizar, pq 127 e não 220v fase-neutro?

Me parece que 220v monofásico + neutro seria mais adequado a nível de economicidade.

Resta saber quanto a questão da segurança, pois qualquer acidente doméstico (choque elétrico) estaria potencializado pelo aumento da voltagem.

Os que atuam e conhecem a área elétrica podem melhor abordar o tema.

  • O choque do 127v é mais fraco pro corpo humano.
  • Ligar um equipamento 127v no 220v tem grandes chances de queimar, o contrário não.
  • Dá pra se fazer 220v com fase-fase de 127v, mas não tem como fazer 127v se todas fases forem 220v.
  • Todo mundo que já tem equipamentos 127v não precisariam trocar, assim como quem tem 220v fase-fase (a grande maioria).

Tudo uma questão de atualização.

Aconteceu com a tv digital, dentre muitas outras mudanças tecnológicas.

Só o tempo dirá…

Não tenho dados técnicos pra confirmar ou rebater essa afirmação.

O país sendo uma tensão só esse problema sumiria, ninguém mais teria equipamentos 127v com o passar do tempo, assim como acontece na Europa, só se tem equipamentos 220v.

Aí seguimos com o problema do país ter 2 tensões, então deixa a bagunça que tá agora, não tem pq mudar nada.

Não troca o equimento mas teria de refazer muitas instalações elétricas que não tem separação adequada do neutro por cada circuito, além de ter de acomodar o dobro de disjuntores do quadro de energia, potencialmente um gasto bem maior. Pode simplesmente usar transformador nos equipamentos não bivolt que tem em casa hoje em dia.