PC gamer Intel i5-12600K

Olá, pessoal! Está chegando a hora de montar o PC Gamer, do garoto (16). Tem o XBox Série S, com uns três anos de uso. Não irá abrir mão dele, por ora.

Segue a especificação que ele me passou. O Orçamento ficará na casa dos 6/7 mil. Só precisa da CPU, pois o monitor já é um novo Samsung Odissey G32 de 27". Já tem teclado mecânico e mouse.

Podem, por gentileza, sugerir adequações?

Processador Intel Core i5 12600K 3.7GHz (4.9GHz Turbo), 12ª Geração, 10-Cores 16-Threads, LGA 1700, Sem Cooler

Placa Mãe Gigabyte B760M H DDR4, Chipset B760, Intel LGA 1700, MATX, DDR4

Water Cooler Corsair H100 RGB, 240mm, Intel-AMD

Memória DDR4 XPG GAMMIX D35, 16GB, 3200Mhz, Black (2 pentes)
OBS (Vou passar para 32GB).

Placa de Vídeo XFX AMD Radeon RX 7700 XT Speedster QICK 319, 12GB, GDDR6, FSR, Ray Tracing

SSD Kingston NV2, 1TB, M.2 NVMe, 2280, Leitura 3500MBs e Gravação 2100MBs

SSD Kingston NV2, 250GB, M.2 NVMe, 2280, Leitura 3000MBs e Gravação 1300MBs

Fonte Corsair CX650, 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, ATX

Gabinete Gamer SuperFrame Overtake, Mid Tower, Vidro Temperado, ATX, Sem Fonte, Sem fan

Se tu vai colocar 32GB, acho que seria uma boa trocar essa placa mãe para uma placa mãe com 4 slots de RAM ou comprar apenas 1x 16GB por enquanto.

Eu recomendaria tu pegar um SSD menos básico que o NV2 para os jogos. A menos que esteja muito limitado.

Ah. uma coisa com essa placa mãe, se tu for usar RGB, tem de ser o RGB 12V. Ela não tem header ARGB.

Quanto à escolha do gabinete… tem algum motivo?

Seria interessante verificar se os jogos que pretende rodar são com ray tracing. Se for, é melhor ir para o lado nvidia com uma 4060ti. E ainda vai consumir e esquentar menos.

A 4060 Ti seria uma boa opção se tivesse mais de 8GB VRAM pra aguentar melhor os próximos lançamentos. Porém ter mais de 8GB de VRAM já faz diferença em jogos com Unreal Engine 5… blablabla a 16GB não vale… blablabla hahaha

“Quanto à escolha do gabinete… tem algum motivo?”

Gosto pessoal do rapaz.

Então eu recomendaria tu adicionar um kit de fans decente… porque o case vem sem nenhum. Não precisa ser UniFan ou MagLev da vida, mas evita ao máximo RiseMode.

Eles são TÃO ruins assim? Tava querendo pegar uma.

As baratas são lixo completo (qualquer filtro mais ou menos já faz elas sofrerem por falta de pressão estática), as caras não valem a pena… por um pouquinho a mais e tu pega Cooler Master SickleFlow ou SIlverStone… (são mais fortes e eficientes. Conseguem ser mais silenciosas que as da Rise com a mesma força. Além da pressão estática bem superior)

(Agora, a Rise tem um “clone” da UniFan que eu não sei dizer porque ainda não testei)

Um i7 não seria mais vantagem

O i7 127000 está 120 reais mais caro no site da Kabum, e 12700F está 60 reais mais barato

Kkkk se quiser chutar o balde, o i9 12900 ks está só 820 mais caro kkkk, mas é um ks

Uma pergunta, para que dois SSD? ainda mais o segundo sendo só de 250 GB, juntando os valores de ambos dar para pegar o Kingston kc3000 de 7000MB/s de leitura e 6000 de gravação (impressão minha, ou caiu 1000 na gravação nos modelos atuais?) acho bem melhor

@Keaton kkkkkkk fala assim não kkkkkk
Eu peguei o mais barato da rise mode, não achei ruim não, nível padrão de ser barato, se comparar com os modelos atuais, acho que virou padrão, só que ele precisa de um fan no mínimo para circular o ar, sem fan é um forninho, ainda mais se o cooler for o box da Intel

Coloca ele num case com filtro de ar funcional e acende uns incensos na frente pra tu ver se ele puxa muito ar… Usando o filtro superior do meu PS15 PRO pra isso, eles não puxam/sopram ar. haha

O fan mais barato da Rise Mode é um fan chinês de 30 centavos de dólar… sem pwm, sem pressão estática, sem led, lerdo e molex… eu tenho aqui. Eu me referia ao fan Rise Galaxy White… 50cfm? Nem fu. hahaha

(eba… a MERDSFADSDA do LG UltraGear morreu mesmo. Legal isso acontecer num feriado às 05h37m)

Que azar, Ainda tá na garantia

Os dois ssd é um para o sistema operacional e e outro para armazenar jogos da XBOX.

Deveremos montar a mq em junho, então revisarei todas as contribuições (as quais agradeço, desde já), para finalizar.

achei que tu ai falar pra ele fazer uma reza

(desculpa sou muito bobo)

1 curtida

1 só SSD com um bom espaço já resolve, basta colocar os jogos numa pasta ou criar uma partição só para eles no SSD
Com o preço desses 2 SSDs que vc quer colocar, da para comprar esse daqui que vai te dar mais 750GB de espaço em comparação com esses 2 e usando apenas 1 entrada M.2, oque facilita um futuro upgrade.

https://www.kabum.com.br/produto/380746/ssd-kingston-nv2-2-tb-m-2-2280-pcie-nvme-leitura-3500-mb-s-e-gravacao-2800-mb-s-snv2s-2000g

1 curtida

Esse é um SSD beeeeeeeeem de entrada…

Brand Model Interface Form Factor Capacities Controller Configuration DRAM HMB NAND Brand NAND Type Layers R/W (Up to, in MB/s) Categories Notes (*)
Kingston NV2 x4 PCIe 4.0/NVMe M.2 250GB-4TB Phison E21T Single R5, 4-ch, 4-CE/ch No Yes Kioxia TLC 112 3500/2800 Entry-Level NVMe SMI SM2267XT (conf), QLC, E19T

Além disso, apesar de ele ser originalmente TLC, tem versão QLC.

Sim, apenas peguei um SSD da mesma linha que o OP colocou no post dele, porem como capacidade maior.

nem tinha visto o NV2 de 250GB… hahaha
Eu enfiaria um de ao menos 500GB pro OS… sério.
image
Não tem jogo ou filme nesse SSD. (BX500)

Falei com o garoto e será só um de 1tb, a partir das colocações postadas. Obrigado!

Assim que formos montar, previsão início de junho, colocarei aqui a especificação final.

Valeu, pessoal!

1 curtida