Tenho um PC com SSD e HD, porém o SSD está quase cheio da capacidade máxima, e enquanto eu estava jogando um game no emulador de android, o jogo travou e deu Tela Azul, e depois o PC reiniciou, porém ele ligou usando o HD e não o SSD. Qual seria a solução? Aparentemente o sistema não está reconhecendo o SSD. Na Foto é o HD, o SSD não apareceu aqui em dispositivos e unidades. Como resolver o problema?
A primeira coisa que eu faria já que ele não esta sendo reconhecido é abrir o PC e tirar ele para ver se tem algum defeito visível.
Segundo, se ele for sata eu trocaria ele de slot sata para ver se funciona, se for M.2 e sua placa mãe tiver um segundo slot, testa nele primeiro, se reconhecer eu colocaria no slot antigo para ver se não era defeito no slot.
Vai no setup do BIOS e verifica se o SSD ainda está sendo enxergado…
Para começar… qual o modelo do SSD? Tem chance de ser KingSpec/Wejinto/Weijinto/bizarrices do AliExpress? Se sim, tem uma boa chance do SSD ter feito a passagem.
Só por curiosidade, para que tu tem o Windows instalado no HD e no SSD no mesmo PC?
Outra coisa: para um melhor funcionamento do SO é preciso ter memória livre. Seja HD ou SSD.
No caso dos HDs, a falta de memória livre é bem mais crítica (aí entra a Física, no campo das velocidades angulares).
Mas o SSD também perde desempenho e pode apresentar problemas, se estiver com uma taxa se ocupação muito alta.
Tenho os dois no meu PC.
Só deixo os arquivos de trabalho no SSD que sejam críticos (planilhas grandes e complexas, por exemplo). Todos os demais arquivos vão para o HD.
Tenho backup externo.
Além de ser bastante prejudicial porque não permite fazer aquele equilibrio de desgaste das celulas do flash… haha
Quando eu tive esse problema foi pq o SSD simplesmente tinha ido de base. Problema de algum lote dos Corsair MP500.
Isso depois de ele ter dado vários avisos (q eu ignorei) de bootar pelo HD mas o windows ainda mostrar o SSD.
Qual seria o tamanho/percentual que deveria ficar livre?
O software da Crucial se não me engano permite reservar 10-15%… logo acredito que seja a mesma %.
Hd, uso máximo de 60%.
A partir daí, se o SO estiver nele, começa o atraso para a varredura das informações por questões físicas.
O melhor contorno para esse problema foi o desenvolvimento do HD híbrido. Mas não vingou, pois o SSD se popularizou logo em seguida.
Para o usuário comum, não vislumbro mais o uso dos HDs. Salvo raras execeções.
No SSD, já foi dito acima (15% de folga). Mas já estaria no limite e pode levar a redução da vida útil.
Como regra, se passar dos 70% de uso, adquira outro maior.
Esse que está em uso pode ficar para backup, mas os arquivos que forem sensíveis (os que não pode abrir mão deles) precisará ter outro backup (físico ou nuvem).
Já diz o velho ditado popular: “Quem tem dois, tem um. Quem tem um, pode não ter nenhum”.
Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.