Pasta no Android como se fosse as pastas compartilhadas do Windows?

Até existem alguns servidores SMB no Android, porém não existe forma de usar a porta 445 (requerida pelo Windows Shared Folders) sem root. Alternativamente até dá para usar portas acima de 1023 sem root, porém nesse caso o WIndows não conseguirá encontrar o SMB.

Será que existe alguma forma gratuita de fazer isso? De forma paga até tem o LANdrive. (Mas esse esta disponível apenas no Windows Store e me cadastrar lá é a ultima coisa que eu estou disposto à fazer)

Explica melhor o que exatamente você quer fazer, não entendi bem por sua explicação…

Pasta no Android como se fosse as Pastas Compartilhadas do Windows?

De acordo o titulo entendi é que vc quer ter uma pasta no android onde os outros terão acesso, seja android ou windows, existem programas que trabalham com FTP, um que já usei bastante é o gerenciador de arquivos padrão da xiaomi, que parecia ser o meio preferencial para transferir arquivos para o windows, testa lá:
File Manager by Xiaomi: Explorador de arquivos – Apps no Google Play

Ah… ele tbm dá opção de smb, apesar de eu nunca ter usado.





1 curtida

Aquele recurso no qual tu pode compartilhar pastas via rede no Windows. Porém queria algo que fosse permitisse o Android a criar algumas pastas compartilhadas acessiveis no Windows.
(Nada via FTP. FTP não é nada prático.)

No caso do Xiaomi File Explorer, o smb é o cliente e serve apenas para acessar as pastas compartilhadas no Windows via Android. Eu quero o inverso.

Teria de ser algo como um servidor smb para Android… porém tem de ser algo que rode sem root.

Ps.: @mbc07 tu mudou a capitalização correta do título (nome do recurso) pra uma incorreta… hahaha
image

o explorer (gerenciador de arquivos, não o navegador) tem suporte nativo a ftp (só digitar a url), funciona minimamente bem e tem inúmeros app de android que oferecem ftp.

Outra opção seria força o windows a conectar numa porta não padrão do smb através de um redirecionamento de portas nele (nunca testei, mas em teoria deveria funcionar).

PS achei um tutorial em português que ensina a fazer essa minha ideia Acessar Servidor Samba em Porta customizada / Redirecionar porta - port proxy IPv4 com netsh

Isso não quebra o acesso à outros SMB?

em principio não, pq tu vai criar uma placa de rede virtual no teu pc e fazer o redirecionamento somente quando acessar o ip dela (no caso tu vai acessar esse ip virtual em vez do ip do teu celular), o resto dos acessos vai fica normal.

Vou testar para ver se funciona amanhã de tarde. Valeu

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.