Parcelamento de boleto compensa?

Olá, tudo bem? Bom, nesses últimas dias minha mãe teve que abrir uma conta no PicPay e notei que no aplicativo à opção de parcela um boleto no crédito - já até tinha ouvido falar disso antes mas nunca tinha chegado a pesquisa a fundo. E após analisar um pouco percebi que dá pra “ganhar” um pouco de dinheiro fazendo isso, você pode parcelar o boleto e destinar esse dinheiro para um CDB para render um pouco de juros enquanto vai pagando às parcelas, será que realmente compensa fazer isso? Se alguém já utiliza isso poderia comentar sua experiência quanto a essa prática.

1 curtida

PicPay cobra 3,99% sobre o total do boleto e mais 3,99% sobre cada parcela. Acho difícil encontrar algo que vá render o suficiente pra cobrir essas taxas.

Edit: acho que teria que ser algo rendendo mais de 1% ao mês.

2 curtidas

Parcelamento geralmente só vale a pena quando for sem juros em relação a pagar à vista ou se os juros forem realmente baixos.
Como o Giovani falou, a taxa é de 3,99% sobre o valor do boleto mais 3,99% sobre cada parcela.

No próprio aplicativo parece mostrar o valor de cada parcela a ser paga de acordo com o número de parcelas.
O TB também tem um TB responde simulando um pagamento de R$100 em até 12x, mas os valores das taxas estão desatualizadas:

E já nessa tabela desatualizada você vê que se for um boleto de R$100 parcelado em 10x, você precisa de um investimento que renda 23,8% líquido no final. Se eu fiz as contas certas, isso vai dar um rendimento mensal fixo de mais ou menos 2,5% líquido. Supondo que eu fiz as contas certas de novo, um rendimento mensal líquido de 2,5% significa um rendimento anual de 34,5% líquido.
Supondo um CDI de 6,5% anual, você precisa de um CDB que permita saques a qualquer momento E pague mais do que 5 vezes o CDI durante os 10 meses.

Como as taxas agora estão mais altas, o rendimento mensal vai precisar ser maior do que isso.
Tem que lembrar que CDB paga imposto de renda de 22,5% nos 180 primeiros dias (ou seja, nos 6 primeiros meses) e 20% nos próximos 180 dias.

Em resumo, não, não vale a pena parcelar um boleto no Picpay pra investir num CDB.

3 curtidas

Ah… Entendi, obrigado pela resposta detalhada, ficou claro agora. Pelo aplicativo não ficava muito visível, tinha pensado que as taxas eram bem pequenas, por isso a pergunta. Mas agora vi que realmente não vale a pena, ainda bem que nem chequei a abrir a conta.

Poisé :0. Decepcionado, na minha cabeça eram taxas menores, realmente não vale a pena .-. . Mas obrigado pela resposta, ajudou muito e evitou eu de abrir conta em uma fintech.

Fintechs compensam pra deixar uma reserva de emergência ou coisa do tipo. Na conta do Nubank o dinheiro rende 100% do CDI e no PicPay 105% (se não tiveram mudado nada recentemente), então compensa mais do que deixar parado num banco tradicional.

1 curtida

A maioria dos bancos tradicionais já oferecem CDB com 100% e liquidez diária.

1 curtida

cuidado, do jeito que vc falou parece até que o dinheiro rende 100% dele, em vez de 100% do CDI

3 curtidas

Pra quem entende, fica subentendido.
Mas, valeu pelo complemento.

1 curtida

Sim sim, é que na minha cabeça as taxas eram menores e tal. Ai mesmo com a incidência do imposto de renda que há no CDB, compensaria fazer isso. Mas vi que de fato não vale, melhor deixar esse dinheiro aplicado e pagar a vista mesmo.

Do ponto de vista de fluxo de caixa, sempre vale mais a pena pagar à vista (valor presente).
Mesmo qd o parcelamento é igual ao valor à vista, podendo, prefiro excluir o gasto só fluxo de caixa, numa economia tão irregular como a do Brasil.

Como eu nunca trabalhei como CLT, nunca tive salário garantido no mês, então foi essa a realidade que se colocou para mim.

2 curtidas

Mas ele rende 100% do dinheiro. Resta saber em quanto tempo. :grin:

1 curtida

Esse parcelamento dos boletos serve para casos onde vc precisa pagar algo mas não tem o valor todo. Algo como uma fatura de cartão de crédito, pois os juros do boleto são menores que de uma fatura não paga.

Eu em 2018 estava desempregado, só fazendo uns bicos, aí todo mês eu ia pagando a fatura do cartão de crédito com o cartão de crédito. Na época ainda não existia parcelamento de boleto pelo PicPay, mas eu pagava a fatura do Nubank com um boleto no PicPay usando o cartão do Nubank pra pagar. Quando arrumei emprego em Dezembro de 2018 eu já tinha mais de 4k no crédito, felizmente conseguiu zerar isso e nunca mais tive esse tipo de problema.

2 curtidas