Pagamento via QR Code, por favor!

Originally published at: Pagamento via QR Code, por favor! – Finanças – Tecnoblog

Modalidade de pagamento via QR Code apresenta tendência de crescimento em 2020, ano marcado pela pandemia de COVID-19

2 curtidas

Já paguei por aproximação, mas ainda não via QR Code. Seria meu principal meio de pagamento se os lojistas da minha cidade oferecessem. Mas em cidade do interior as coisas funcionam mais lentamente. Quando aqui começarem a oferecer é porque em outros lugares o QR Code já estará consolidado. Creio que seja falta de informação, pois até onde eu sei sai mais barato para o comerciante o pagamento via código do que via cartão.

2 curtidas

Pago muita coisas por apromiaçao com debito ainda nem cheguei usar QR apesar ve pequena placa no extra divulgando aceita PIX.

1 curtida

Prefiro pagar por NFC, seja do cartão ou do celular, basicamente só uso do celular pois é mais seguro (só funciona após verificação biométrica no meu aparelho) e funciona sem Internet, e uso sem Internet mais do esperava, pois deste que a Claro desligou a rede da Nextel no RJ, apesar da rede da Claro sem 10 vezes mais rápida no LTE, a cobertura da Nextel era melhor.

QR code ou usa PicPay que paga nas maquininhas da Cielo/rede/getnet ou tem que usar mercado pago ou outro app.

NFC é universal, uso Apple Pay mas poderia ser Google Pay e Samsung Pay que daria no mesmo, aproxima da maquininha de cartão e funciona.

PIX só me seria interessante se dessem desconto, se for o mesmo valor do cartão, aproximo o celular com o dedo no leitor de impressão digital que é mais prático, rápido e conveniente do que abrir app da banco pra fazer pagamento.

2 curtidas

Eu não costumo fazer pagamentos via celular mais pela inconveniência dos atendentes sempre ficarem mais “atentos” para a transação. Odeio chamar atenção.

Porém, sempre quando faço pagamentos, utilizo o NFC. O QR Code vai se tornar o padrão no futuro, mas não é nada prático, principalmente o daqueles mercados menores.

Infelizmente o NFC já nem é mais prioridade para as fabricantes e várias estão capando o recurso dos celulares brasileiros. Isso mina quaisquer chance do pagamentos via NFC dos celulares se popularizem um dia.

Eu prefiro pagar via NFC, é mais garantido que irá funcionar. Via QR code é necessário que o smartphone tenha internet e bateria, enquanto que com o NFC mesmo que a bateria do celular tenha acabado, você aperta no botão de power como se fosse ligar o celular, que ele ativa o NFC e realiza o pagamento (nunca testei isso, mas dizem que funciona).
A cobertura do NFC também é maior que o QR code.
Mas imagino que o QR Code irá popularizar muito e pequenos vendedores poderão usar esse meio de pagamento no início nos primeiros meses de negócio ou até mesmo por tempo indeterminado oferecendo descontos.

3 curtidas

QR Code hoje qualquer celular de entrada pode usar, já que depende apenas da câmera.
NFC é muito prático, mas nem todo celular tem (o que acho absurdo).

Eu estou de boa pagando com NFC usando o cartão mesmo. :man_shrugging:

Aqui tb de boa com o NFC do cartão. Até cadastrei recentemente no Google Pay, mas sempre esqueço de testar. Acho o cartão mais prático.

Não sabia disso.

Só tinha ouvido algo parecido com o Apple Pay, mas parece q é exclusivo para chaves e pagamentos de transporte. O cartão e a cidade tbm precisa dar suporte.

Não são todos os aparelhos que tem esse recurso, precisa de um chip dedicado pra isso, que até onde sei só tá disponível nos modelos mais recentes do iPhone e do Google Pixel…

1 curtida

Exato. No Android nunca ouvi falar sobre, agora no iPhone tem, mas tbm é bem limitado.

Ele só funciona para pagamentos de transporte público, ou seja: ônibus, metrô etc em cidades e com emissores compatíveis (acho que O Rio de Janeiro + Banco Inter funcionam) e para cartões de estudante de universidades compatíveis (nenhuma do Brasil).

Pagamentos tradicionais via cartão de crédito não funcionam.

O que me deixa com preguiça do QR Code é isso. Não é universal, uma rede ou outra não vai aceitar ser lido por X ou Y… Parece antigamente quando os cartões precisavam de uma máquina de alguma empresa específica. Por outro lado, as recompensas das carteiras de QR Code são bem chamativas, o que não acontece usando o NFC das fabricantes. O programa de recompensas da Samsung hoje é uma piada no SPay, por exemplo.

1 curtida

Por isso uso NFC via Apple Pay, só uso QR code do PicPay quando tem cashback

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.