Operadora de celular desiste de negócio e devolve espectro para Anatel

Gente que acredita na quarta grande operadora, pensem assim: se não for a Brisanet ou a Algar que arrematar esse espectro restante do 4G, mto dificilmente ele sozinho (o espectro restante) seria o suficiente para criar uma grande operadora nacional (infelizmente).

4 Likes

Uma dúvida, talvez o @LucasBraga possa nos ajudar ou algum colega. No BR pode se criar empresas de telecomunicação móvel regional aos moldes dos provedores de internet regional que estão pipocando aos montes? Porque pelo que sei ninguém oferece internet móvel ou fixa via 4G/5G que não sejam as grandes teles.

Poder pode, mas tem que participar dos leilões de espectro e o investimento é alto, só Brisanet e Algar tem redes regionais de telefonia móvel.

Complicado oferecer uma linha de celular que só funciona no teu estado e fica sem serviço quando viajar.

Nos mesmos moldes exatos, não, porque um provedor começa a usar qualquer poste para pendurar fibra enquanto redes móveis depende de rádiofrequência, que é um recurso finito e gerido pela Anatel.

As licenças de operação normalmente têm maior abrangência geográfica, dada a naturalidade do serviço de celular (mobilidade). Pouco adiantaria um PPP lançar uma rede móvel atendendo apenas uma cidade ou alguns bairros.

1 Like

Pelo que já acontece, a Anatel leiloa lotes nacionais e regionais, tanto que a Algar, Brisanet, Sercomtel estão atuando em áreas limitadas. O que eu acredito que não acontecerá é haver uma operadora por cidade. Além disso, é muito complexo criar/manter a estrutura e fazer acordos de roaming quando o cliente sai da área que ela atende.

E esse é o grande problema, acesso à espectro depende de leilões (e do humor da Anatel).
Estão querendo facilitar agora, depois do fim da Oi Móvel, mas várias das contrapartidas pela compra ainda estão sendo proteladas pelo trio, e outras iniciativas tipo uso de espectro em caráter secundário estão muito incipientes.

Meus dois centavos sobre essa faixa que a Winity renunciou: faria muito sentido a Unifique, a Ligga/Sercomtel e a Brisanet formarem consórcio para darem um lance nessa faixa, e operarem em conjunto/parceria. Até por que ganhariam escala para uma operação quase nacional e a área de cobertura dos blocos de espectro que elas já tem é complementar.

4 Likes

Algar e Sercomtel predatam a privatização de telecom, então as restrições de cobertura são legado disso.

Mas faria muito sentido Brisanet, Unifique e a Ligga/Copel/Sercomtel entrarem em acordo e unificar as operações de móvel e/ou pelo menos assinarem acordos de roaming mútuo.

2 Likes

Nesse caso, os acordos de roaming auxiliam nessas ocasiões, mas é muito caro e o cliente deve usar de caráter temporário, se não descaracteriza o conceito de roaming. A Algar recebeu uma advertência por tentar aplicar um roaming permanente em chips IoT.

Aí tu se muda de estado e é obrigado a trocar de operadora porque ficaria em roaming permanente. Não vejo muitas vantagens em contratar uma operadora móvel regional, a não ser que vá ter 2 números de celular.

Se a burocracia não fosse tão grande, bastaria só fazer a portabilidade.