Opensignal aponta disparidades nas velocidades da internet móvel no Brasil

Hoje em dia, rede móvel serve para a grande maioria usar para WhatsApp e pedir uber. Então, menos de 10Mbps é suficiente.

Com os planos ridiculamente caros e franquias limitadas que nós temos no Brasil, não vejo porque ter uma velocidade tão maior que 10mb. Única empresa que tentou avançar nesse sentido acabou falindo.

1 curtida

nao me diga

Nossa, não.

Fora que se a operadora estiver constantemente tendo problemas pra atingir 10Mbps, provavelmente estão limitados em capacidade no local.

Internet móvel no Brasil tá longe, bem longe de ser cara.

Brasil está em 74° lugar no ranking de países com internet móvel mais barata – Tecnoblog.

2 curtidas

A sua fonte é de 2 anos atrás, hoje nos Estados Unidos (por ex.) todas as operadoras oferecerem planos sem franquias de dados por $60-$70 (Lê-se 60-70 dinheiros), no Brasil o plano com a maior franquia (e cxb) que encontrei são 400gb por R$300 (dinheiros). A Oi chegou a oferecer um plano sem franquia por 100 dinheiros. É nesse sentido que disse que é “caro”.

Sem franquia mais ou menos, depois de um valor em contrato despriorizam, fora que limitam bitrate de vídeo e tal.
E o valor dos planos por lá andou subindo (afinal, reduziram a concorrência).
Conversão direta é complicado, mas não dá pra ignorar completamente a diferença já que muitos insumos de telecom são importados.

Então não há diferença significativa de preços entre lá e cá, a nossa renda que é baixa mesmo. A coisa do ilimitado é mito, a franquia de verdade é outra coisa.

Menos de 10Mbps? O que é isso o paraiso? Se a TIM tivesse algo próximo disso, já ficava feliz… mas não… 200-500kbps.

Tu acredita mesmo que logo o EUA não tem franquia?

Foi só para dar exemplo, mas você encontra esses planos “sem franquia” em toda Europa por €30-€60. Mas para dar um exemplo melhor então, na Moldávia (o país mais pobre da Europa oriental) tem plano com “franquia ilimitada” (com 100gb de roaming na Romênia), custando 290 lei, 7,25% do salário mínimo de lá.

Mas a comparação sua não faz sentido, tu tá comparado o Brasil com país de primeiro mundo e com um que faz parte de um grupo econômico e especificamente um país muito pequeno territorialmente e populacional.

Mas 500Kbps é menor que 10Mbps HAHA

Acho que vc acessa só no 3G, né? Isso aí não dá nem para ver um vídeo no YouTube. Geralmente eu consigo 600 Mbps no 5G e 40 no 4G da TIM.

Técnicamente falando, sim. mas seria lindo se fosse algo perto dos 8Mbps.

TIM Pre que come 30 reais/mês… nem tem como assistir vídeo com todos os 5-6GB mensais que eles dão a cada 90 dias… hahaha

1 curtida

Tava tentando zuar haha.

Eu francamente trato qualquer coisa abaixo de 1-2 Mbps como inutilizável em 2023. É o dial-up dos anos 2020.

Eu tenho um plano de 50GB na Claro e não costumo chegar a 10…e eu uso YouTube na rua de boa.
Ok que eu ter um S23 deve ajudar a reduzir o consumo de dados por que ele suporta codecs mais modernos como HEVC e AV1, que são mais eficientes.

Enxaquecas são super divertidas. Elas me ajudam a perceber muita coisa aqui. hahaha

Sim, é quase inútil 400kbps.

Eu nem tento mais usar a internet que a TIM dá para fins legitimos… Só uso pra deixar baixando ISO de Ubuntu a noite toda pra torrar ela. (só coloco crédito pra não perder o número… to enrolando mais pra migrar esse pro easy que pra agendar as consultas de rotina… hahaha)