Opções de roteadores mesh disponíveis no Brasil?

Estou procurando opções de roteador mesh gigabit que temos disponíveis no Brasil.
Eu sei que existe da Tenda, Multilaser e Intelbras que são basicamente a mesma coisa (a Tenda fabrica pras outras duas).
Tem também o da TP-Link (Deco E4/M4) e o da D-Link (Covr).

Os Deco e o Covr parecem ter um sistema mais desenvolvido, além de existir a opção de configurar pelo browser, mas parece que não tem como criar redes separadas para 2.4Ghz e 5Ghz (pelo menos no Deco não dá, no Covr eu não tenho certeza).
Nos da Tenda eu não sei se tem como criar duas redes separadas. Algo que li que me deixou com o pé atrás é que ele fica dando ping no Google pra ver se a internet está funcionando.

Enfim, alguém sabe se nos modelos da Tenda e da D-Link é possível criar duas redes?
E existe alguma outra opção no mercado que eu não encontrei?

No da Tenda (Intelbras) dá pra criar uma rede de visitante.

Qual a lógica de separar 2,4g e 5g?

3 curtidas

é o que eu ia perguntar, já que isso meio que mata o propósito do mesh

1 curtida

Não seria criar uma rede com 2.4GHz com um nome e uma 5GHz com outra?
Ou tá falando de isolar uma da outra?

Eu também não entendi direito.

Até onde sei, sempre foi possível criar nomes independentes para ambas as redes, então não deve ser isso. :thinking:

1 curtida

O Mesh tem por principio operar as 2 frequências como se fosse uma coisa só, é o roteador que decide quem conecta em qual frequência e em qual roteador, e é justamente por isso que ele é muito superior a se usar repetidores comuns.

4 curtidas

O que eu quero é poder criar uma rede 2.4GHz com um nome e outra de 5GHz com outro mesmo.

Isso porque tenho hardware mais antigo que não consegue conectar numa rede que usa o mesmo nome pras duas bandas.
A solução que eu precisaria seria um mesh que me permita criar pelo menos uma rede 2.4GHz separada, mas se der pra criar uma rede com as duas frequências e duas redes separadas, uma só com 2.4GHz e outra com 5GHz seria interessante.

Criar uma rede de visitantes com apenas uma frequência seria uma solução. Ou manter o Wifi do modem ligado.

1 curtida

A ideia do mesh é ser transparente. Se o seu equipamento só se conecta em 2,4ghz, automaticamente vai nessa frequência no roteador mesh.

3 curtidas

Tenho que refazer o teste então, porque quando eu testei aqui (faz um tempo já), só conectou quando as redes foram separadas.

Meu note é mais antigo e só tem 2,4ghz no wi-fi.
Ele se conecta automaticamente, no nó que estiver com sinal melhor.

Minha rede doméstica opera as duas frequencias com o mesmo nome. Os aparelhos que não tem suporte a 5GHz conectam-se normalmente no Wi-Fi pelo 2.4GHz.

Pode ter acontecido do seu roteador que você testou não ter isso funcionando direito, então teve que separar.

Na vdd os provedores adoram fazer duas redes, 2.4ghz e 5ghz, aí o usuário conecta no 5g e da lá seus 200mb/s e é uma maravilha, ele conecta no 2.4ghz e dá 72mb/s, e no dia a dia o que acontece, chega em casa tá lá no portão em qual rede vai conectar? Na 2.4ghz e vai ficar nela até que se perca a conexão…
Então é melhor deixar que o roteador decida qual rede fica…mas nem todos fazem isso acho eu.

teu equipamento nem sonha a existência de uma outra rede com o mesmo nome em 5 GHz.

O que pode acontecer é caso teu equipamento seja rede G (ou mais antigo ainda, rede B), e ele tenha algum problema de compatibilidade com redes N, mas ai não é culpa do dual band com mesmo nome, é questão de ver se o roteador tem suporte a compatibilidade com equipamentos mais antigos. O ideal era colocar esse equipamento no cabo e acabar com os teus problemas de wifi com ele.

Aqui utilizo um roteador da Asus apenas, sem Mesh, e mesmo assim opero há anos com um nome só do wifi para ambos os canais. Tirando alguma necessidade mais específica, esse sempre foi o jeito mais recomendado de se configurar.

Pois assim os dispositivos podem escolher a melhor conexão.

Outra dica é setar para 20Mhz e escolher entre os canais 1 6 e 11 a banda 2.4Ghz.

Como todos disseram já disseram criar duas rede e ter mesh não faz sentido (só se for pra gastar mais mesmo e ter mais repetidores sem ter muito esforço). Eu tenho um D-Link e ele tem uma função chamada ligação inteligente que deixa as 3 faixas (1 2.4 e 2 5Ghz) com o mesmo nome e ele decide qual faixa o aparelho vai conectar. Se eu to longe ele usa 2.4, se perto o 5G nos canais 36 até 50 e pouco e se eu to na frente dele ele usa os canais 100+.

Quando existem duas redes em com o mesmo nome sem ser de forma inteligente tipo mesh, o aparelho vai conectar sempre na 1º que ver.

Já li por aí que isso pode ser desativo.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.