Ônibus, metrô e trem do Rio aceitam pagamento por aproximação com celular

Estamos falando de quase 10 anos que o NFC começou a aparecer nos celulares e só agora viram que ele seria útil para ser usado no transporte publico.

1 curtida

Complicado que NFC ainda é considerado artigo de luxo no Brasil, não acompanho o mercado em 2021, mas em 2019 e 2020, muitas fabricantes avarentas removeram o recurso de modelos que tinha na geração anterior ou em modelos equivalentes, como o Moto G8, para lucrar mais. E fizeram isso justamente quando o pagamento por aproximação explodiu durante a pandemia.

E com a disparada do dólar e aumento geral de preços de smartphones, o recurso ficou restrito a modelos cada vez menos acessíveis.

2 curtidas

A questão é que elas removeram antes da explosão de uso pois ninguém dava bola, tu não via em nenhuma analise do celular alguém colocar como um contra a ausência de NFC, isso deve começar a mudar nos modelos de 2022 (afinal temos um delay entra o que o mercado pede e esses produtos chegarem nas prateleiras).

E espero que o pessoal do tecnoblog quando analisar um celular coloque lá na ficha técnica se tem NFC ou não, nos pouparia de fica procurando essa informação em outras fontes.

3 curtidas

Haja coragem pra entrar num ônibus aqui no RJ mostrando o celular assim.

2 curtidas

kkkk pensei o mesmo aqui em Fortaleza, eu não tenho coragem de nem a pau de sacar meu Galaxy A71, que nem é topo de linha, pra pagar passagem em busão, metrô ou VLT. Aqui e aí o cara tem que andar de dumbphone em transporte coletivo, porque qualquer smartphone mais ou menos já chama a atenção dos socializadores de telemóveis alheios.

1 curtida

Foi-se o tempo em q dava pra andar com celular à vista no Rio.
Eu até deixava na praia, enquanto ia no mar.

2 curtidas

Bem inútil, o cartão virtual não conversa com o cartão físico.
Então você fica com dois cartões, o físico que é o que você usa regularmente e o virtual, que é um cartão novo, sem crédito e não há como transferir ou compartilhar o saldo de um com o outro. Tem que comprar.

Também não é possível adicionar o cartão virtual no app do RioCard Mais pra acompanhar os saldos dos cartões em um lugar só. 🤷

3 curtidas

NFC?? KKKKKKKKKK, me fala um celular de entrada que tenha. Isso só vai decolar se implementarem pagamento por QR Code. A empresa daqui já tem a tecnologia pra isso, falta só habilitarem mesmo.

Sem falar que se você usar o cartão digital (virtual), não terá os descontos do bilhete único munucipal. Está bem no início essa implementação. Eu desconfio que estão lançando antecipadamente pois ano que vem irão mudar o tipo de pagamento nos transportes da cidade do Rio e a RioCard pode dançar se não tiver evoluído em tecnologia.

1 curtida

Vão mudar outra vez?

Pode decolar se colocarem nfc nos smartband e smartwatch, mas é o problema do ovo e da galinha, não tem pq não tem uso e ninguém implementa o uso pq ninguém tem o dispositivo.

Ou seja, falta a parte difícil, fazer um sistema que integre e converse com tudo, onde a pessoa consiga ter uma conta só e usar os créditos tanto com um cartão quanto com o nfc do celular ou do relógio. Esses leitores nos ônibus são offline, usam comunicação assíncrona e salvam informações nos cartões, a qual não tem com ser compartilhada com o smartphone. Só ver o comentário do @xicopires sobre como implementaram mal por enquanto no rio de janeiro.