ONGs: doar ou não doar, eis a questão

Estou pensando em começar a doar para uma ONG dessas internacionais, ou até mesmo nacional, porém vejo tantos comerciais do MSF e o actionaid.org.br, (que devem custar milhões) que fico pensando se realmente usam o dinheiro da forma que dizem.

Alguém costuma colaborar com alguma dessas ou alguma outra?

1 curtida

Sempre bom fazer doações para instituições que você conhece ou sabe que o trabalho é sério.

Talvez alguma instituição na sua redondeza esteja precisando e você teria como atestar que seu dinheiro ou ajuda está indo para quem precisa.

4 curtidas

Eu doei pra Wikipedia, penso que nada mais justo em ajudar a manter uma das maiores fontes de conhecimentos diversos que eu inclusive uso, funcionando.

Também tô pensando em doar pro Internet Archive.

5 curtidas

Tem que pesquisar e ver se a fonte da informação é confiável.
O MSF publica o relatório financeiro anual, então você pode dar uma olhada de onde vem e pra onde vai o dinheiro. Se é confiável, dai vai de você acreditar ou não na auditoria deles.

O mesmo vale para outras controvérsias envolvendo essas instituições.
O próprio MSF foi o foco de um escândalo recente onde membros da organização foram acusados de estuprar mulheres em alguns países africanos onde eles estavam atuando.

É importante ver também o escopo do problema, medidas tomadas pela organização, etc, etc, etc.

Eu apoio a ADRA, fazem um trabalho muito bacana e apoio pois vejo constantemente ações de combate a fome e vejo a colaborações de muitos conhecidos, principalmente neste período de pandemia na região do norte do país. https://adra.org.br/

Acho interessante também a colaboração como o @R_F realiza, de maneira indireta colabora com a manutenção do fácil acesso a educação.

1 curtida

Sim , pesquisei esse report, outra coisa que li sobre eles é que em 2016 eles rejeitaram uma doação de 1 milhão de vacinas (se não me engano da PFIZER), a princípio pode parecer uma coisa ruim, mas depois lendo a matéria o cara da MSF explicando disse ter varias condições que essas “DOAÇÕES” de grandes farmacêuticas colocam e que acabam se tornando muito mais vantajoso para a própria empresa do que para o bem comum, achei louvável essa decisão da MSF. Acho que vou escolher eles…

3 curtidas

Vou pesquisar sobre essa , não conhecia valeu.

1 curtida

Sobre os comerciais, você não é a primeira pessoa que eu vejo questionando isso. Eu mesmo tento imaginar quanto custaria um propaganda de 2 minutos de MSF numa GloboNews da vida no horário nobre (na verdade, essa secundagem nem é vendida; o máximo é 60 segundos e olhe lá).

Mas tanto a produção quanto a veiculação das campanhas de ONGs costuma sair com um desconto muito grande ou até de graça, pro bono. Isso é praxe entre as empresas de mídia.

7 curtidas

Então geralmente quando as emissoras fazem algo de graça fazem questão de escancararem, acredito que não seja o caso. Nem uma mensagem informando que o comercial foi cedido pela emissora tem.
Outro ponto que reforça o tanto que as ONGS devem gastar com publicidade é a qualidade dos comerciais, é altamente profissional, certeza que alguma empresa de publicidade trabalha pesado em cima deles.
Exemplo: Na Record NEWs , por volta das 09:00 até as 10:30 , os comerciais passam toda hora, é um horário nobre, não acho que eles abririam mão desse espaço na GRADE.

Sim, a qualidade das peças publicitárias geralmente é sensacional. Mas o pagamento não necessariamente precisa ser em dinheiro. Pode ser um Leão em Cannes. :wink:

3 curtidas

Eu costumo doar para ONGs brasileiras e que não são tão grandes como Greenpeace e WWF, já doei algumas vezes pro Instituto Verde Luz, doei pro SOS Pantanal na época de queimadas, doei também pro Instituto Socioambiental.
Eu prezo muito o meio ambiente, então foco minhas doações pra eles, mas você pode doar coisas/dinheiro para a APAE da sua cidade, pode doar dinheiro para quem faz a coleta de lixo quando estiverem passando em frente a sua casa.
Tem o site Vaquinha que você pode dar uma olhada e apoiar alguma causa.

4 curtidas

Eu acho que vale a pena sim. Eu tenho vontade de ajudar mais, porem nao tenho como parar pra ficar levando ajuda diretamente pra quem precisa. Entao ajudando ONGs sérias, que apoiam causas que são importantes pra voce, facilita muito as coisas. Eu apoio regularmente a Fundação Abrinq. Geralmente prefiro ajudar ONGs aqui do Brasil mesmo.

2 curtidas

Achei o que precisava, o site tem caso a caso, você consegue ajudar diretamente era isso que eu precisava,
decidi ajudar um cachorrinho DOE PARA SCOOBY | Vaquinhas online

Obrigado pela dica.

3 curtidas

Que bom que conseguir te ajudar a ajudar.
:smiling_face_with_three_hearts:

Acho bacana você doar para ONGs, e a preocupação de saber para onde o dinheiro vai é válida, por isso sempre checar os relatórios de transparência, resultados e relatos é uma boa idéia.

Mas acho que o melhor caminho para validar sua escolha, é se possível ver presencialmente o que a ONG faz, quem ela ajuda ou no que ela se empenha fazer.

Olhar com os próprios olhos não só da mais segurança, como transmite a recompensa de sua colaboração estar sendo um esforço vital para uma causa que apoia.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.