OnePlus diz que "não é tão importante" dar 7 anos de atualização de Android

Essa longevidade é muito interessante. Eu mesmo adquiri um Samsung Galaxy S20 FE 4G Snapdragon e utilizei ele até perto de receber o Android 13 (última versão para ele), vendi ele a nova dona recebeu o Android 13 e está recebendo os patches de segurança e está muito feliz.

Troquei ele num Samsung Galaxy S22 5G e quando o peguei estava com Android 12 e já recebeu o 13 e o 14, e ainda irá receber o Android 15 e 16. Vou ficar com ele até perto de receber o Android 16 e segundo divulgam, no Android 15 irá vir “A saúde de bateria”, assim caso esteja degrada, irei trocar a bateria caso necessário e aí irei revendê-lo, e sempre cuidei muito bem dos meus aparelhos, pois meu S22 tem película traseira, protetor de câmera e até os plásticos laterais que vem no aparelho, assim vou conseguir um ótimo valor na revenda, a pessoa ainda terá uns 2 anos de atualização e ficará satisfeita e meu próximo aparelho será Samsung Galaxy S25 5G Plus ou o Ultra, e ainda ficarei com ele uns 5 ou 6 anos seguindo essa mesma estratégia, porque dinheiro ainda não dá em árvore e valorizar é muito importante, além de receber novos recursos com atualizações e estar seguro com os patches de segurança atualizado.

Questão de estratégia e de fazer um bom negócio onde todo mundo ganha.

13 Likes

5 anos de atualização de Android/iOS é o bastante, mas as empresas deveriam fazer como a Apple e lançar uma atualização de correção para modelos que não recebem mais versões novas em caso de falhas graves

10 Likes

Tão arranjando desculpa por que não querem pagar suporte estendido pra Qualcomm…

14 Likes

Samsung já faz isso também.

Ela já atualizou diversos aparelhos antigos que não tinha mais atualização com patch de segurança.

7 Likes

Sim, mas a Samsung tem uma política bem clara pra isso em parte da linha A e nas linhas S e Z.

6 Likes

a “fluidez da experiência do usuário”

O celular segue fluido e cheio de falha de segurança. Poderiam pelo menos aumentar o tempo de patch de segurança para 2 ou 3 anos depois da ultima atualização de Android.

Aproveitando o espaço, alguém sabe porque as fabricantes só costumam oferecer 1 anos de atualização de segurança depois do ultimo Android? é alguma dificuldade técnica oferecer mais de 1 ano?

1 Like

Parte do problema é que o Google só mantém atualizações de segurança pra umas duas versões anteriores. Acho que qualquer hora dessas o Android 11 para de receber atualizações de segurança no AOSP, mas ainda está constando no último boletim de segurança do Google Android Security Bulletin—February 2024  |  Android Open Source Project

3 Likes

Penso igual vc amigo, concordo que atualização por 4~5 anos é o suficiente, pois atualizações muito depois podem deixar o celular lento, e não necessariamente vai receber recursos novos (o iOS em iPhones antigos, é um bom exemplo disso), porém, atualizações de segurança por um tempo maior, seria o ideal (usando novamente o iOS como exemplo, pois como sabiamente citou o @Wildboltstorm, pelo menos quando se descobre falhas de segurança, o iOS é atualizado até em versões antigas)!!
O problema é que para isso, depende de quem faz o O.S (Google), e infelizmente não apenas das fabricantes…

1 Like

Como cliente da marca, não gostei dessa declaração. Meu Oneplus 7 de 2019 está ainda muito bem em termos de hardware em 2024, tem 256gb de memória (ainda não lotei), tem 8GB de RAM (aceitável) e o snapdragon 855, que era o melhor que existia na época. Não sinto necessidade de trocar por outro celular por termos de hardware, esse conjunto ainda funciona muito bem para atividades do dia a dia. Até para jogos ainda é bom ainda. Não vejo motivos para trocar um celular em menos de 5, 6 e 7 anos, se ele me ainda atende bem. Contudo, o 7 somente atualizou até o Android 12… Ou seja, por motivos de software (e pela bateria, mas se fosse só isso seria fácil trocar), em breve terei que buscar outro dispositivo, já que está ficando bem defasado no Android (e possivelmente em atualizações de segurança). Vou analisar as opções da Samsung e Google pois ela apresentaram hardware igualmente bom de um flagship como os da Oneplus, mas prometeram atualização de software por muito mais tempo, o que garante que não vou ter que trocar o celular - mesmo tendo um hardware ainda bom - por motivo de defasagem.

6 Likes

Deixo uma sugestão pra você amigo: como vc vai sair do OxygenOS da OnePlus, acredito que a opção pela Samsung seja melhor, pois vai oferecer uma experiência de personalização pelo menos equivalente ao OxygenOS; os Google Pixel são incríveis, porém, muito básicos em UI, seria uma boa opção apenas se migrasse de alguma marca que usa o Android quase “puro” (como a Motorola ou Realme, por exemplo).
PS: n sou fanboy da Samsung, uso iPhone, só quis dar uma dica útil msm kkkk :wink:

1 Like

Entendi! Valeu pela sugestões :smiley: vão ser avaliadas quando sentir a necessidade de trocar mesmo, por enquanto esse 7 ainda está funcional

2 Likes

4 anos de atualização eu considero o mínimo esperado, pois muita gente compra o celular quando já faz mais de 1 ano que foi lançado, então na prática o usuário acaba recebendo apenas 3 anos de atualização.

Depois poderiam lançar pelo menos mais 2 anos de atualização de segurança.

1 Like

N sei o q é pior, a desculpa ou a metáfora q ele usou.

Antes ter um celular velho, lagado e atualizado, com patches de segurança e tudo.
Do q ter um telefone velho, lagado e desatualizado, sem nem mesmo os patches de segurança.

1 Like

Never Settle!!! Não, espera…

2 Likes

Quais as maiores diferenças vc notou nos últimos 5 patches de seguranças

Será que fica sem segurança mesmo, vejo várias pessoas usando telefones antigos com Android já defasados do meu convívio nunca tive situações de usuários com. Problema. De. Segurança roubo de dados, bancos etc… A. Não ser que o próprio usuário abra ele mesmo as brechas pra cair em. Golpes

Patch de segurança n é pra gente notar diferença no uso. E falar: “nóh, aquele vazamento q tava rolando n tá rolando mais, q bom!”

É pra corrigir brechas/falhas detectadas no sistema, exploradas ou não por hackers.

Vc viu aquela matéria do TB onde milhões de escovas inteligentes foram usadas em ataque hacker? É um patch de segurança que corrige este tipo de falha. Usuário nenhum vai notar diferença, mas a falha será corrigida.

Eu, por exemplo, fico incomodado em utilizar um telefone q recebeu o último patch de segurança há 3 anos. E é claro q dificilmente serei alvo de qualquer coisa, sou só +1 usuário irrelevante nesse mar da internet, maaas… pq n tentar se manter seguro! :slight_smile:

Em tempo, vc disse q nunca viu ninguém com problemas de segurança, dados roubados e etc. Mas normalmente estes ataques são silenciosos, elas não sabem se tiveram dados roubados ou se seus telefones são usados em ataques de DDOS, por exemplo.

3 Likes

desculpinha. celulares são até mais velozes que mtos computadores por aí. cabe ao consumidor decidir se vai trocar ou não, e não forçar uma obsolência :roll_eyes:

1 Like