Oi tem planos concretos para vender banda larga em São Paulo

Originally published at: https://tecnoblog.net/376575/oi-tem-planos-concretos-para-vender-banda-larga-em-sao-paulo/

Oi pretende usar estrutura existente em São Paulo para comercializar banda larga Oi Fibra para residências

1 curtida

Quem vê essa notícia pode até imaginar que a Oi já cobriu com fibra ótica praticamente toda a área de concessão e que todos os problemas acabaram, mas na verdade a quantidade de acessos via fibra ainda é muito pequeno. Maioria esmagadora dos usuários ainda estão no cobre xDSL.

1 curtida

Seria bom mais uma concorrente no mercado FTTH, fibra nunca é demais.

O grande problema do ftth na RMSP é que, das grandes, a Vivo demora muito pra expandir a rede, isso quando expande. Anunciam que chegaram em alguma cidade mas só cobrem o centro, a periferia fica de fora. É muito comum grandes avenidas estruturais da periferia com oferta de xdsl apenas. Desse cenário só sobra a Claro com coaxial.

Pra mim soa bastante óbvio o porquê, das grandes, a Oi fibra crescer tanto no Brasil, existe uma demanda reprimida enorme que a atuação da Vivo e o HFC da Claro deixam pra trás.

Tim live tem uma cobertura ínfima e limitada.

Essa ilusão que se tem. Como meu bairro no fim do mundo tem opção de fibra. Fico impressionado quando alguém diz que tem Oi com xDSL e é a única opção.

Fujam para as colinas, povo de São Paulo!

1 curtida

Isso tem a ver com demanda represada. Alguns bairros bem localizados são bem servidos com Claro HFC e Vivo no cobre, então nenhuma operadora tem pressa de passar fibra. Parece que a Oi está priorizando cidades do interior com forte demanda reprimida.

Fibra já é +50% dos acessos. A maioria ainda está no DSL, verdade, mas o gráfico mostra que a mudança é uma questão de tempo, talvez meio do ano que vem se você projetar o crescimento da fibra e a queda do Cobre. E detalhe: a Oi descontinuou o DSL, não é possível mais contratar mesmo tendo cobertura.

2 curtidas

Mas essa tática de remover o Velox do site foi típico de empresa desonesta. Estão tentando limpar a própria imagem, pois o Velox foi o serviço que mais queimou o filme da Oi. Agora querem forçar a barra de que a Oi é uma empresa de fibra, porém a cobertura ainda é extremamente pequena. Nem bairros nobres com alto IDH estão fibrados ainda. E tem outro detalhe, ainda é possível contratar Velox pelo televendas onde ainda não existe cobertura de fibra.

1 curtida

Tomara, concorrência é sempre bom, e a banda larga de fibra da empresa é excelente. Mas e o fato da Oi não ter concessão de serviços fixos em SP, não teria que mudar isso antes? Ou a empresa vai oferecer a banda larga indiretamente, por meio de parceiras?

Acredito que o a Fibra tenha mais acesso. Recentemente vi uma empresa dizer, que a Anatel não sabe de verdade quantas pessoas tem internet. Eles calcularam 15 milhões de pessoas que não estão registradas.

Como São Paulo é uma cidade séria mesmo. No resto do Brasil, o povo já desistiu disso de concessão para poder colocar internet. Eles tacam rádio na cidade, e quando falta frequência eles vão cabeando com fibra, não precisa de concessão nem nada.

Agora é tarde.

Tô bem satisfeito com a fibra da vivo que finalmente chegou no meu bairro. :man_shrugging:

Aqui no nordeste pelo menos, mais precisamente João Pessoa, ela nem sequer passou ainda no meu bairro. Passa no bairro onde trabalho mas não no meu, sendo que é uma diferença de 10 minutos de um para o outro.

Outra coisa: 400Mbps por 149,90? Ele terá que ver esses valores, pois a Brisanet tá fisgando os clientes de todo mundo e enfiando fibra até dentro das bocas de fumo e adivinhem? 200Mbps por 99 e se botar o telefone de 9,90, dobram tua velocidade.

Cancelei o IP fixo e esse mês a fatura veio 99 reais, mesmo sendo 99 da Internet e 9,90 do telefone.

Aqui bate 400/150.

Eu não moro no estado de SP, mas aqui na minha cidade não tem nada disso. Na minha rua só tem opção de Oi Velox (até 25mb), Vivo (até 50mb) e Claro/NET até 240mb, tudo em cabo metálico, nenhuma opção de fibra e nem de provedor regional. Inclusive a concessionária de energia Enel é muito rigorosa com uso indevido dos postes.

Se eu fosse depender das grandes teles teria Vivo 1Mb até hoje, atualmente na minha rua existem 2 pequenos provedores com fibra de 100~200Mb e a vivo não vende mais plano algum.

Nesse caso é a prefeitura que é rigorosa demais.

Pra ter IPv4 público válido na Brisanet tem que contratar IP fixo? Quanto é por mês?

Concessão é quando a rede se originou de uma estatal, no caso de São Paula a estatal ficou com a Vivo/telefônica, então a Oi só precisa de uma autorização igual esses provedores de fibra regionais (a qual ela já tem), e claro, de autorização da prefeitura e quem mais for responsável pelos postes pra passar a fibra.

A Oi aproveita o backbone antigo de fibra deles pra vender internet aos clientes residenciais, então é bem comum ela atender um bairro e o do lado não pois o custo de expansão seria alto, ela prefere investir em outra cidade que seria mais barato, é uma estratégia inteligente pra uma empresa praticamente falida.

2 curtidas