Oi lança Fibra X com cabo óptico transparente para melhorar internet em casa

Na verdade vai dá um boost é na internet, não no FPS kkkkk

2 curtidas

Essa tecnologia é fibra até o “quarto” (Room). Diferente de FTTH utilizada hoje pela Oi. Hoje um dispositivo longe do modem, em outro cômodo por exemplo, terá sua velocidade reduzida, já com o FTTR isso não acontece.

2 curtidas

Futura líder em banda larga no Brasil, visionária, a frente das outras. Quando tiver disponível o Oi Fibra X na minha área, pedirei o serviço.

1 curtida

Objetivo, deixar toda a casa conectada, sem ponto de sombra e consequentemente o cliente não vai reclamar, porque não terá problemas. É uma experiência premium. Tipo o que sentimos quando instalamos mesh.

3 curtidas

O objetivo seria

resolver problemas de obstrução na casa do cliente, sem interferir na arquitetura ou decoração do ambiente.

Além disso, por ser fibra, esse cabeamento ainda seria future-proof.

3 curtidas

depois que vi a mesa e poltrona gamer, realmente não duvido de mais nada

Puxar um cabo CAT6 até o próximo roteador é o mais eficiente. É claro que dependo da casa você vai ter que colocar caneletas se não quiser deixar o cabe a vista, mas na minha casa ‘de pobre’ :grin: eu deixei o cabo a vista mesmo, passei o cabo da sala até meu quarto pelo teto por dentro das ripas de madeira na lateral da casa e conectei no roteador
Mas em apartamentos deve ser mais difícil.

60 reais por uma internet que garantisse velocidade e com sistema a prova de falhas? Eu pago. Uso o serviço de fibra da Oi e também IPTV; não tenho do que reclamar, além do ping de 30ms nos jogos online via WiFi.

Eu tô de boa aqui com minha internet da SIM por 149 que entrega 1GB de download e upload! Vão te que se puxar muito pra voltar pra OI!

Tá tá, mas cadê o cabo transparente? Era isso

1 curtida

Vai nada. A Oi perdeu o timing.

Aqui na minha cidade ela é a herdeira da operadora estatal (Telemig > Telemar > Oi), por isso ela herdou a rede telefônica de cobre e por muitos anos manteve a hegemonia em telefonia fixa. Mas nunca investiu no serviço de internet (o famigerado Velox). Fez a ativação do serviço onde a rede permitia e onde não era tecnicamente viável simplesmente ignorou.

Resultado?!

Primeiro surgiram os provedores de internet via rádio para atender as áreas da cidade onde não chegava o Velox – ou seja, a maior parte da cidade, já que o Velox funcionava mal mal só no centro da cidade e adjacências. Foi assim durante toda a década de 2000 e metade da década de 2010.

Com o incentivo dado pelo governo para os provedores locais de internet, esses provedores de rádio investiram pesado em rede de fibra ótica para cobrir toda a cidade.

Com isso, hoje existem 4 provedores locais de internet na minha cidade, todos com rede própria de fibra ótica, dois deles oferecem pacotes de até 1Gbps e tv por assinatura. Recentemente chegou também a Algar Telecom com fibra para consumidores pessoa física, antes atendia apenas PJ.

E a Oi?!

Até hoje a Oi não passou fibra ótica na cidade!

E o caso da minha cidade não uma exceção, é a regra em toda a área de concessão da Oi herdada das operadores estatais. Sudeste, nordeste, norte. A incompetência da Oi fez surgir centenas de provedores locais/regionais para suprir a demanda por internet de alta velocidade.

Dois desses provedores da minha cidade também atendem cidades menores do entorno, todas atendidas com fibra ótica. Um dos provedores, o maior, foi também atender a maior cidade da mesorregião, que tem mais de 700 mil habitantes. Além disso, as outras cidades menores da microrregião do meu município também possuem seus próprios provedores locais com rede de fibra.

E, de novo, isso não é uma exceção, é a regra em toda a área de concessão da Oi. Pode ir lá no interior do nordeste que você vai encontrar um provedor de internet local com rede de fibra ótica.

Enfim, a Oi perdeu o timing e a chance de se tornar o maior provedor de internet banda larga fixa. A não ser que os pilantras do BTG tirem os escorpiões do bolso e comecem a comprar esses provedores regionais para absorver a base de clientes, que não é pequena.

Sem isso, a Oi será apenas mais uma opção dentre várias outras.

1 curtida

Pra conseguir mais de 1Gbit num cabo cat6 (ou qualquer outro cabo) a interface dos dispositivo tem que ser acima de 1Gbit (2.5, 5, 10Gbit, etc…). :thinking:

E se o problema for passar um cabo de rede, mas é de boas passar uma fibra, melhor usar um conversor de mídia Fibra-RJ45, dá pra passar a fibra junto com a tubulação elétrica e nem vai ter interferência. Só precisa tomar cuidado com as curvas nos conduítes.

1 curtida

Provavelmente estão se preparando para vender internet acima de 1 Gbps no futuro próximo.

Acho que seria 60 reais a mais por mês em cima do valor do plano que tu já tem assinado.

Acho que ela vai devolver essa rede de cobre para o governo daqui uns 2 anos no final do contrato e vai focar só na fibra onde tenha menor concorrência, abandonando diversas cidades no processo.

E qual o problema nisso? se a empresa estiver lucrando assim então vida que segue, não precisa ser a maior do Brasil, só precisa dar lucro.

Nesse vídeo, tem o rolo da fibra transparente. Parece fita led, bem fina.

2 curtidas

Fica parecendo que o cara ta passando cola quente na parede.

2 curtidas

Sem comparação com passar um cabo de rede, é realmente outro nível de acabamento, só perde para lugares que tem tubulação nas paredes para passar cabos, o que sabemos que é uma raridade, até em construções novas e com projeto moderno.

Essa rede já nasce pronta para entregar até 10 Gbps no futuro.

1 curtida

Você não entendeu meu ponto, colega.

Em primeiro ligar, meu comentário foi um contraponto à afirmação feita pela colega @Shieru que disse, abre aspas:

Futura líder em banda larga no Brasil, visionária, a frente das outras. Quando tiver disponível o Oi Fibra X na minha área, pedirei o serviço.”

Sob o meu ponto de vista não acredito que a Oi tenha alguma chance de se tornar a “líder em banda larga no Brasil”, pois ela perdeu o timing e… [releia meu primeiro comentário].

E não é que eu esteja torcendo contra a Oi, estou apenas fazendo minha análise sobre o tema com base naquilo que observo do mercado.

Em tempo, descobri há poucos dias que a Vivo também já possui rede de fibra na minha cidade. Acho que ainda não tem uma cobertura muito grande, como os outros provedores, mas tem. Já a Oi, que está aqui desde muito antes de qualquer outro provedor, ainda não tem.

Minha cidade tem meros 107 mil habitantes e possui agora 6(!) provedores de internet banda larga por rede de fibra ótica, sendo que ao menos um deles já oferece tecnologia XGSPON (2 Gbs). E não acho que minha cidade seja uma exceção, como tentei explicar no meu primeiro comentário.

A Oi, que parecia mais uma empresa de fachada para as traquitanas corruptas do PT, ficou parada no tempo dando margem para que centenas, senão milhares de provedores locais surgissem para atender uma demanda que ela, a Oi, negligenciava. Foi assim até falir, passar pelo inferno da recuperação judicial, e só agora, vinte anos depois, começar a investir em fiber-to-home.

Agora é tarde. A Oi será no máximo apenas mais um player no mercado, podendo ter hegemonia em um outro município menor, mas nunca a hegemonia nacional em banda larga. E isso se não vier a falir de vez, já que a situação financeira da empresa ainda é bastante delicada.

Sobre isso, fico com a impressão que os pilantras do BTG deram um jeito de extrair o que prestava da operação (FiberCo., agora chamada de V.tal; a operação móvel; os datacenters) deixando o que sobrou da companhia Oi a própria sorte e com a dívida gigantesca intacta para pagar. Sim! A venda das operações saudáveis da Oi não ajudou a diminuir a dívida da companhia! “Milagres” que só o BTG é capaz de fazer…

Até nas cidades sem o legado dela ela tá nem ai. Aqui não era a Oi que atuava, e sim Sercomtel. Oi Fixo não existia na cidade.
Oi Fibra supostamente chegou em 2020. Supostamente, pois a cobertura ainda é inexistente.

Poxa, tava tão legal sem essa parte…
A culpa da Oi estar endividada e não fazer investimentos não é do PT, e sim da falta de gestão e a fusão ridícula com a PT Telecom. Pagando o preço por querer deixar de ser 100% nacional e se tornar uma multi.

Trabalho para uma fornecedora da Oi atualmente. São cobertos 401 cidades com fibra. A cobertura varia muito. A Oi tem problemas sérios com recompra de fibra (a análise de crédito e os vendedores empurram pra todo lado, sem o menor cuidado com fraudes) porque infelizmente atua nas regiões de classe C-D-E das cidades que atua.

A premissa da Oi em 2002 era ser uma empresa 100% brasileira, voltada para os brasileiros. Mas, bateu a síndrome do cachorrinho, veio o mexicano e comprou a Embratel, os espanhóis a Vivo e a italianada com a Tim…

E sim, a Oi pode e deve se tornar líder. Em números de HPs (home-passed) a Vtal, controladora dos ativos de fibra da Oi, tem 20 milhões. Em números de assinantes, desponta apenas atrás da Claro e seu HFC…

Precisa-se somar a Vivo, Claro, Tim e Brisanet pra dar essa quantidade de público. Oi fibra não vende mais porque o método de vendas da Oi é pífio, sua esteira de suporte burocrática e aquele gostinho de “fui esquecido”.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.