Oi ativa 5G em Brasília e atinge até 500 Mb/s em testes

Originally published at: Oi ativa 5G em Brasília e atinge até 500 Mb/s em testes – Telecomunicações – Tecnoblog

Com frequência de 2,1 GHz, 5G da Oi não exige plano específico e está presente em 80% de Brasília

é uma frequência não muito alta, o que garante uma penetração aceitável, e a escolha de ativar em toda cidade em vez de só um bairro me pareceu interessante, da pra testar de verdade o uso do 5g.

A questão: temos smartphones compatíveis com 5G à venda no preço razoável??

Engraçado. A Operadora que mal tem 4.5G, querer investir em 5G.

O mais engraçado é ela tirar espectro do 3G, logo a operadora q nem começou a testar o VoLTE no Brasil!

Como as pessoas com 5G vão receber ligações? O celular vai dropar pro 2G? :joy::joy::joy:

Eles tem 3G em 1800 tb, e sempre existe a opcao de dropar pro 2G ou ativarem logo o VoLTE. Mas a Oi em breve vai ser destruida e fatiada, não vao se importar mto com esses detalhes.

(Mas q esse 5G deles ficou bem feito, isso ficou. Preciso admitir, e ainda vao focar FWL-WLL com ele, o q achei interessante)

2 curtidas

Em caso de não haver sinal 5G, permanece o 4G.

Vai ser cada vez mais comum essa limpeza de bandas 3G, 2G.

Se não me engano, o 1800MHz da Oi já tá sendo utilizado para o 4G, mas o 3G ainda vai continuar com 10MHz de espectro dos 2100MHz, o que é uma pena.

Já passou da hora das operadoras do BR começarem a desativar o 3G, mas não devem fazer isso justamente por conta da falta do VoLTE, q, atualmente, só a TIM teve a decencies de liberar pra todos.

Ai q tá. A Oi não tem VoLTE e muito menos VoNR, logo a ligação vai cair no 3G 2G.

Pelo menos em Ceilândia o que eu mais via de amigos era ter que colocar o celular pra operar no 3G pq o 4G da Oi simplesmente não navegava. E como eles não tem 700mhz, era entrar dentro de qualquer coisa que a conexão ia pra 3G.

1 curtida

Pois é, a Claro faz uma propaganda desse 4,5G deles, Florianópolis e Garopaba consta na lista das cidades com 4,5G, mas aí qd você faz os testes e tenta ver se o celular tá conectado com carrier agregation, não tá. Em telefones android tampouco fica o 4G+ ou equivalente. Nisso tinha saudades da Tim, mandaram ver no 4G de 700Mhz, mesmo não sendo o mais rápido, a cobertura 4G em Santa Catarina, nos lugares que ia, era inacreditável. Já peguei 4G acampando na serra. Com a Claro, em Garopaba, saiu do centro da cidade, já pega meia boca. Na minha casa qd funciona é 2G ou 3G. Preciso ir pra praia pra funcionar em 4G. Aí tem aquela opção no iphone do ligação em wifi… tampouco funciona (plano pós pago).

O 3G no brasil tá com os dias contados, to só vendo o dia que as operadoras vão pedir pra Anatel pra desligar as frequências e usar tudo no 4G ou 5G, chamadas vão ficar no 2G ou no VoLTE se as operadoras fizerem o favor de ativar e o celular tiver suporte.

1 curtida

O mais ridículo nesta operadora é o total desprezo por cidades do interior onde estão cancelando a internet ADSL Velox prometendo uma conexão FTTH por fibra ótica que sequer começou a ser instalada. Um completo absurdo as práticas desonestas da Oi para com seus clientes, tudo sob o manto da ineficiência da Anatel que não fiscaliza nada.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.