Acabei de assistir esse vídeo no YouTube, que falou, de forma breve, os problemas que o modelo de negócios do Spotify tem enfrentado ao longo dos anos, que todos nós sabemos.
Num futuro próximo, é provável que o Spotify venha a sucumbir diante desses problemas?
Eu penso que já importar minhas playlists pro YT Music, just in case.
Considerando que o Deezer, que foi lançado um ano antes do Spotify, continua firme e forte até hoje (mesmo sendo menos popular e tendo, no geral, menos recursos), duvido muito que o Spotify suma do mapa tão cedo…
Mais fácil o Spotify, em vez de “sumir do mapa e falir”, ser comprado por um grande player que não tem streaming de música próprio, exemplo:
• Apple tem o Apple Music
• Amazon tem o Amazon Music
• Google tem o Youtube Music
E a Microsoft??! Já tentou emplacar o Groove Music, e não foi pra frente; além disso, tem gigantes como META (Facebook) e Samsung, que poderiam se interessar na operação do Spotify, principalmente levando em conta que o Spotify é líder global do segmento!
Tem a Sony também, a Sony não conseguiu emplacar o dela e fez acordo com a Spotify, continua comprando para aumentar o mercado de entretenimento, está aí tentando comprar a Paramount, Spotify seria o mercado de música pronto
É que a Microsoft tem um caixa e adora rasgar dinheiro, difícil de qualquer empresa competir
Verdade, até pq ela poderia voltar a emplacar dispositivos “Walkman” (estilo iPod), tentando se escorar numa eventual compra do Spotify!
E é aquilo, a Sony tem o PlayStation como base forte pra vender o Spotify, a Samsung tem seus dispositivos Galaxy, e se for a META, tem a divisão nova de hardware deles, como o Ray-Ban Meta, e os Meta Quest!
Porém, é como vc disse, a única dessas gigantes, que não tem “pena de rasgar dinheiro” é a Microsoft, então numa eventual venda do Spotify, é a mais provável compradora (assim como eles tem interesse na eventual venda da operação do Tiktok nos EUA)!
Ela já entendeu que licenciar conteúdo é muito mais vantajoso do que ter um streaming.
Isso fica evidente porque não existe a “Sony Play” com as produções cinematográficas, mas tem pulverizado filmes e séries em todos os serviços.
A Sony tem a Crackle e Crunchyroll, mas de fato ela pulveriza o conteúdo em vários streamings. Diria que ela segue ambas estratégias e poderia comprar o Spotify se tivesse oportunidade.