O que vocês acham sobre o FLoC?

Ultimamente vi muitas materias sobre o FLoC (Federated Learning of Cohorts) e a minha opinião é: Não concordo com isso, é mais uma coisa que afeta a nossa privacidade na web (que quase nem tem, mas eu acredito que um dia nós vai poder ter) e que no futuro poderá ser usado para coisas piores, mesmo que nossos nomes sejam anonimos para as empresas.
eu seriamente tenho MEDO disso, é preocupante? Sim…

Não sei se chegou a ouvir, saiu um tecnocast recente falando sobre:

1 curtida

No momento atual, para mim, ele é o melhor modelo que combina uma certa privacidade com a possibilidade da publicidade online ainda ser relevante.

Junte isso ao apoio do Google, que é o líder no setor de anúncios online e conta com o navegador mais usado na web, as chances do FLoC ser um padrão largamente adotado são altas.

1 curtida

eu ouvi o podcast, mas o medo é de no futuro, ser usado para algo pior pela própria Google entende?

Sem dúvida o fato de ser uma tecnologia que está nas mãos dela é um fator com o que se preocupar. Veremos o quão transparente será.

A iniciativa é da Google, porém o FLoC é um padrão aberto, ou seja, outros podem adotar também para suas próprias intenções.

Me incomoda muito o Google está praticamente em todos os lugares de um mero buscador tornou-se algo gigantesco e atualmente tem dominado praticamente todos os navegadores. Acho que esse tipo de coisa, a longo prazo, não é algo bom. Isso é um tipo de monopólio bem perigoso. Só citando o exemplo dos browsers, os dois únicos relevantes não baseados no motor do Chromium são: Firefox e Safari, sendo o último limitado a produtos da Apple.

A parte do navegador tem de agradecer a microsoft que matou o netscape e depois deixou o Internet Explorer estagnado por décadas, abrindo espaço pra google dominar o segmento de navegador web.

O Chromium é aberto, não é porque o Google leva seu navegador para uma direção que os demais do projeto seguem, é o caso do Brave, Vivaldi, Opera e demais.

Mas todos os projetos derivados ainda usam a mesma engine, o Blink, que é onde o real monopólio reside.
E por mais que o Blink seja aberto, o Google é o maior contribuidor e provavelmente o dono de fato do projeto. E dado o tamanho do projeto, é improvável que um fork consiga ganhar tração o suficiente para bater de frente com o Blink. O mais provável é que qualquer fork que surja ou morra nos primeiros anos ou se torne um competidor inexpressivo no cenário dos browser engines.

2 curtidas

O @centauro já falou tudo que eu ia falar… Então é isso.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.