O que vocês acham das franquias de internet móvel hoje em dia?

2 curtidas

Mas em que sentido? Se estão caras, se a quantidade ofertada supre a necessidade, se deveria existir plano com mais ou com menos gigas?

2 curtidas

Bom, a Oi extinguiu a franquia (pelo menos na propaganda). Como ultimamente as operadoras tem liberado vários apps sem franquia, acredito que uma hora ou outra as coisas iam migrar de vez pra esse modelo.

1 curtida

Sem ser pessimista, vamos ver até quando dura essa brincadeira… hahaha

Eu uso Vivo Easy, com a pandemia eu mal tenho gasto franquia… quero ver depois que normalizar. Mas mesmo assim, raramente uso celular fora de casa. Não vejo tanto a necessidade de ficar conectado à internet fora de casa.

5 curtidas

Levando em consideração que os custos da infraestrutura de internet e outros equipamentos são em dólar e que a nossa moeda não vale nada, acho que estão dentro do razoável em valor e franquia.

Só acho que poderiam ter planos controle com franquias maiores, pois quando se passa pro pós pago as operadoras enchem os planos de penduricalhos como diárias de roaming internacional que só encarecem os planos e quase ninguém usa.

Outra sugestão é que o pré pago virasse como o vivo easy pra todas as operadoras, tu vai lá, compra um pacote de diárias ou GBs e eles não espiram nunca (poderiam exigir uma taxa anual de quem fica sem comprar nem usar pacotes por muito tempo).

2 curtidas

Li o contrato da Oi e é iliminado mesmo.

Ou seja, mais ou menos como eram os planos pré-pagos antigamente, quando você carregava a sua conta com X reais e podia usar esse saldo nos serviços oferecidos (que na época eram só SMS e ligação).

E comentando sobre o tópico, eu acho que atualmente não faz tanta diferença pra quem tem acesso a Wi-fi ilimitado.
Agora pra quem usa a internet móvel como principal (ou única) forma de acesso online, a coisa pode necessitar de um pouco mais de malabarismo, tendo que procurar planos com franquias liberadas para os principais serviços que usa e regular o uso em outros serviços.

1 curtida

20 GB do Tim Beta estão mais do que suficiente para mim. No meu trabalho tem wi-fi (alguns sites/apps são bloqueados, mas para ficar disponível no whatsapp/telegram basta).

1 curtida

Mas sempre teve o problema dos créditos espirarem e tu ter de fica colocando mais mesmo sem usar aquele para o dia que eventualmente precisar não tá sem, e nem a tua linha ser cancelada.

Único problema é que a oi poderá a qualquer momento cancelar.

Tinha uma época que colocando um certo valor (acho que eram R$100 ou algo assim mas provavelmente variava de acordo com a operadora), os créditos duravam 1 ano e quando esse tempo expirava, você só não podia usar os créditos restantes. Se colocasse mais crédito, o antigo reativava.

1 curtida

Duvido que dure. A Oi tem fácil a pior rede móvel do Brasil. Tá na cara que fizeram a promoção pra tentar inflar a carteira de clientes antes da venda.

As operadoras americanas, notórias mercenárias, tão flertando com a idéia (especialmente a T-Mobile USA), mas assim como aconteceu nos tempos do 3G e 4G, não boto fé. A T-Mobile talvez aguente mais tempo por causa da quantidade absurda de espectro que estão usando.

Atualmente acho as franquias de internet móvel algo desnecessário em locais onde há uma boa cobertura de internet fixa. As franquias de internet móvel que tenho eu compartilho com meus irmãos que viajam muito e eu raramente as uso para algo.
No quesito tamanho, as franquias de internet 4G são pequenas e, como disse no tópico sobre internet via satélite, são praticamente para uso no celular mesmo. Tem ainda o bloqueio da internet após o consumo da franquia de dados, o que deixa o celular refém do Wi-Fi quase sempre.
A internet móvel é bem cara em relação à banda larga fixa, apesar de já existirem planos com 4G “ilimitado” em alguns países.

Nas operadoras dos EUA há limitações no uso da internet móvel em celulares. As operadoras de lá impõem uma franquia de dados para roteamento que vai de 10 a 15 GB. Além disso, vídeos com resolução acima de 480p não contam nos dados ilimitados. Há uma franquia de 25 GB onde, se vc a ultrapassar, vc pode ter a velocidade de internet reduzida em momentos de maior congestionamento na rede ou velocidade reduzida a níveis de 3G.
O plano da Oi bem que poderia ter essas limitações para evitar um congestionamento da rede. Porém, como a operadora está em processo de mudança de dono, a permanência do plano pode ser curta.

2 curtidas

A Oi já chutou o pau da barraca, tá nem ai com o que vai acontecer com a rede e problema de quem assumir os clientes com as reclamações de manterem os planos antigos, se reclamarem na Anatel certo que só vai dar uma desculpa esfarrapada qualquer e encerrar a reclamação, então quem mora em algum lugar que a rede da Oi é boa que aproveite esses próximos meses de ilimitado pois em breve vai acabar.

4 curtidas

Eu tive a felicidade de ser membro Tim Beta no começo da era de smartphones, enquanto ser Beta ainda era algo vantajoso, exclusivo e restrito a um seleto grupo de pessoas. Custava 50 centavos por dia para ter ligações e mensagens sms ilimitadas para qualquer operadora e navegação ilimitada na internet, sem franquia de dados. A velocidade de conexão e cobertura no meu município era excelente, assistia a vídeos sem travar. Foi bom enquanto durou. Hoje cancelei meu plano de telefonia pois não estou saindo de casa, ficando 100% do tempo no WIFI.

Como eu sou uma das raras pessoas que ainda fazem isolamento em 2021, estou usando poucos dados móveis. Comprei 100gb no Vivo Easy em Fevereiro de 2020 e ainda tenho mais de 70gb sobrando.
Migrei meus pais pro Easy antes mesmo da pandemia, eles também usam poucos dados móveis e fazem poucas ligações.

Será que esse plano ilimitado da Oi dá pra ser usado em modem 4G? Uso um plano de internet da Claro 120GB por R$119 no sítio dos meu pais, se o da Oi funcionasse ilimitado seria top.

Creio que sim

Tenho 20GB no Tim beta por R$ 60. Acho um preço justo pela franquia oferecida.

Pela pandemia e como tô em isolamento, deveria ter mudado de plano e economizado essa grana. Ou ficava num pre top ou no vivo easy q tenho 100GB de internet e uso quando a rede da TIM não atende.

Inclusive tô mais sério ainda pensando em fazer isso