O que um celular deve ter para de tornar inovador (de fato)?

Tivemos celulares dobráveis, celulares que gira, celulares que sei lá o que, celulares que cozinham pra você e afins.

Mas em sua opinião, o que de fato é uma grande inovação em um celular? Qual feature seria o grande chamativo global?

2 curtidas

Bateria é realmente a coisa melhorar. E acredite se quiser, talvez um celular com menos tecnologia seria legal. Pois a obsolescência programada é abusiva.

Hm… novidade e inovação?

“O que um carro precisa para ser rápido?”
“Velocidade.” :+1:

1 curtida

Exatamente!

De tecnologia existente, só bateria é o que falta.
Claro, fazer a bateria durar sem transformar o telefone em um tijolo de 7 polegadas.

1 curtida

Olha, realmente não consigo pensar em muita coisa mais. Até diria bateria, mas pro meu perfil de uso, uma bateria de 5000 mAh dura mais de um dia (mas não uso celular para assistir vídeos).

Eu diria que seria realmente uma inovação algo que já existe, mas infelizmente ainda não é realmente prático, apesar de ser funcional: a continuidade das aplicações de um aplicativo num PC. Que o celular e o sistema sejam compatíveis com isso.

Motorola já tentou, Microsoft tbm. Hoje temos o DeX da Samsung.

Mas o que eu falo é algo do tipo: eu estou usando o Excel no celular então eu coloco ele numa base, que está conectada num monitor e periféricos. E minhas aplicações são instantaneamente continuadas da forma que eu deixei no smartphone. Sem limitação multitarefa, sem incompatibilidade já adaptado pro desktop e com desempenho satisfatório.

O DeX já faz algo assim, mas com algumas limitações, como por exemplo: ao iniciar, é como se você tivesse acabado de ligar um computador. As aplicações que estavam em segundo plano no celular, estão “congeladas” e nem aparecem. E se você abri-las, não continua onde você parou. E quando você fecha o DeX, todos os apps são fechados, e você precisa abri-los novamente no celular para ficarem funcionando em segundo plano.

Além disso, a multitarefa do DeX ainda é limitada ao padrão Android (óbvio). Os apps que estão em segundo plano ficam “pausados”. Inclusive o próprio Tecnoblog comentou sobre essa questão no review de um Galaxy. Não sei se há alguma forma de deixá-los semelhante ao comportamento de programas Win32, quando no modo DeX.

Outra limitação (mas apenas de alguns apps), é a incompatibilidade com o modo DeX. Alguns apps não reconhecem e abrem em modo retrato, como no celular. Mas isso é apenas questão dos desenvolvedores adaptarem.

Óbvio que eu não estou falando dos celulares poderem rodar Crysis ou After Effects completo. Mas que pra uso comum, um computador ou notebook serem dispensáveis. Eu sempre me imagino chegando num shopping, onde tem uma sala, em que as pessoas pudessem apenas plugarem seus aparelhos e, voalá, um computador pronto pra usar. Redução de custos e praticidade que as lan houses não ofereciam.

Eu sei que é um sonho, muito distante, e dependeria de uma série de fatores como o mercado consumidor, interesse dos desenvolvedores e outras coisas. Mas se realmente acontecesse, é a maior inovação que eu consigo imaginar pro mercado de smartphones.

2 curtidas

Se você usa o Good Lock, tem um módulo que permite alterar esse comportamento (MultiStar, se não me falha a memória), mantendo os apps em execução até quando não estão em foco…

Eu acho que a nova grande onda de “inovação”, será a câmera frontal por baixo da tela. É o que enxergo de renovação no design para os próximos anos.

Eu sinceramente não entendo a ânsia de inovação que as pessoas tem. Não acho que tudo precise ser inovador (considerando que essa palavra esteja sendo usada sempre no sentido de causar REvolução em algum produto, quando na verdade também pode significar Evoluir).

Considerando isso, não vejo nada que os aparelhos de hoje em que possa ser REvolucionário. Câmera frontal embaixo da tela é uma Evolução de design, baterias com mais capacidade também são uma evolução das atuais.

2 curtidas

No hardware a única revolução que eu vejo seria um sistema de recarga sem fio que funcionasse a pelo menos 30cm do emissor, ou seja, qualquer lugar numa mesa que eu largue o meu celular ele fica carregando a bateria.

Já no software tem muita coisa a ser feita, a principal é a integração entre todos os dispositivos de forma fluida, por exemplo, o celular está tocando uma música e eu facilmente consigo fazer ela tocar numa caixinha nest, e se eu trocar de cômodo a música me segue para outras caixinhas, assim como outras soluções, tipo usar as minhas contas do celular (Netflix, hbo Max, etc) em uma tv de um amigo meu, sem ter de usar funções de espelhar tela nem ter de deslogar da conta dele e logar na minha, simplesmente o celular intermediando um login temporário nessa TV.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.