O que temem os especialistas que alertam para o "risco de extinção" gerado por IAs

Eu já penso diferente, concordo 100% com este brilhante texto. Acho que a superinteligência das máquinas é inevitável e elas decidirão o futuro de TODOS os seres vivos, inclusive o nosso.

E, como diz o texto, elas decidirão se seremos imortais ou extintos, é só questão de tempo.

A evolução das inteligências artificiais dependerá da nossa forma de lidar com elas, as informações que adicionamos ao seu banco de dados. Também depende das intenções de seus usuários e da capacidade e liberdade de interagir conosco.

Quando assisti Matrix pela primeira vez, confesso que fiquei preocupado, mas um tempo depois descobri parte de seu funcionamento através de um documentário que passou na TV nos anos 2000. Nesse documentário, mostrava uma equipe de cientistas programando e ensinando uma IA instalada em um servidor gigante nos Estados Unidos, não lembro o local mas lembro que ocupava um salão enorme.

E naquele tempo, a referida inteligência tinha a capacidade de ver, ouvir e responder as questões dos cientistas de forma bem rudimentar.

Então dessa forma, não penso que se tornará uma ameaça ambulante, mas pode se comportar de forma nociva por influência humana.

Deus queira

Considerando o mundo do jeito que está hoje, é até um otimismo acreditar que as inteligências artificiais vão se desenvolver e acabar com a espécie humana. Acho que seria um fim mais digno e rápido se comparado com a degradação lenta das condições de vida. Claro, se as IAs resolverem escravizar a humanidade, aí sim vejo como um problema.