O que importa mais para edição de vídeos, processador ou placa de vídeo?

BOA TARDE PESSOAL.
Eu estou em uma dúvida muito Cruel!

Entre comprar o Predator helios 300 ou o Gigabyte g5.

Bom o Objetivo é editar vídeos e ter uma renderização mais rápidas.

PRETATOR = tem um processador melhor i7 da 10ª geração
Gigabyte G5 = tem uma placa de vídeo melhor RTX 3060

Sinceramente não sei o que fazer.

No geral, focar na placa de vídeo é mais interessante se você for mexer com VFX (tracking, 3D,…). Pra corte e correção vale mais o foco no processador.

Claro que depende do software, por exemplo na versão gratuita do DaVinci Resolve muitos recursos de GPU não são liberados.

2 curtidas

Vou te ajudar com um conceito simples:

Placa de vídeo é pra exibição de vídeo. Processador é para o conjunto de instruções a serem processadas.

Dito isso, é simples dizer que, se você quer trabalhar com edição de vídeo, o componente mais importante é o processador, pois é ele quem controla e processa as informações que o software irá executar. A placa de vídeo se encarrega de processar apenas a exibição de vídeo no seu monitor. Por isso ela é mais requisitada em jogos, já que a exibição é de suma importância.

Claro, a placa de vídeo é importante sim, mas nesse caso, não mais que o processador (e a memória RAM, óbvio). O software de edição, ao executar as ferramentas, renderizar e tal, irá exigir mais da CPU que da GPU.

Concluindo: gaste bem nos dois, mas dê mais importância à CPU.

O Gigabyte G5 tem uma versão com o i7-10870H e o PREDATOR Helios 300 que eu encontrei tinha o i7-9750H. Acho que tu vai ter de linkar as maquinas pra gente ver. hahaha

As placas de vídeo da nVidia não podiam ser usadas para acelerar o encoding de video, não?

Qual o modelo exato do processador do Helios 300 e do Gigabyte G5 que você pretende comprar? No caso do Gigabyte G5, ele fornece até quantos Watts para a GPU? Se a diferença entre a CPU dos dois for pequena pode ser muito mais interessante ir de G5 e aproveitar a GPU mais recente.

O projeto de resfriamento do notebook também é de vital importância, pois se for ruim (*cof* *cof* Dell G3/G5 *cof* *cof*) o desempenho entregue na prática pode acabar sendo bem pior que um modelo mais fraco mas com resfriamento decente…

Eu diria q vc precisa de equilíbrio. Tem q saber balancear as escolha de processador e GPU. Como vc vai comprar um notebook, isso é um pouco resolvido pq a fabricante te faz essa escolha, para o bem ou mal.

Mas como já falaram, precisamos dos modelos exatos de CPU e GPU para analisar melhor.

Ruim é pouco kkkkk
Ruim é do meu Helio 300 2017, esse dell é horrível

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.