O que houve com a categoria "Tecnoblog" aqui na comunidade?

Visitei a categoria recentemente e notei que somente os tópicos de notícias antigas (que já foram trancados) estão visíveis, todo o resto ficou oculto, não aparecendo nem mesmo na área de “não lidos”.

Comentar no tópico de uma notícia também não o torna mais visível aqui na comunidade, como costumava acontecer, agora só é possível acessar o tópico por meio de um link direto ou pela notícia correspondente no site principal.

A mudança é intencional, ou é algum problema técnico?

@mobilon @tecnomod

1 curtida

Estou tentando encontrar uma forma de fazer com que os tópicos dessa categoria não sejam indexados pelo Google. O Discourse é muito limitado em termos de SEO, só consigo fazer isso de duas maneiras:

  1. Deslistando os tópicos: todos conseguem acessar com o link direto, mas não aparece nas listas e o Google não indexa.
  2. Exigindo login pra ler a categoria: os comentários não apareceriam nos posts mais. Quem clica no botão para participar da discussão dá de cara com uma tela de erro, com um botão pequeno de login. Quando loga, não é redirecionado automaticamente para o tópico.

Estou validando ainda uma terceira hipótese usando JavaScript, mas quase certo que não vai funcionar. O que nos deixa apenas com essas duas opções…

9 curtidas

Ah, é uma pena. Pra mim era mais prático acessar as discussões diretamente da comunidade, mas se não tem jeito vou passar a usar mais o site principal…

Por isso tenho notado menos tópicos derivados de matérias aqui no fórum.
É difícil eu acessar a comunidade a partir da matéria, iniciando ou dando sequência a algum comentário.

3 curtidas

Tenho notado isso tbm. Há um tempão que não vejo os tópicos das matérias do site.

E agora, nessa semana, notei que o número de comentários, curtidas, soluções, e até emblemas, diminuíram aqui do meu perfil. Não sei se é algum bug, ou que foram realmente excluídos…

1 curtida

O fato de os tópicos não estarem listados não deveria afetar na contagem de interações ou nos emblemas. Eles ainda existem e são acessíveis, apenas não ficam visíveis na lista.

A alteração foi feita sábado hahaha

Ainda estou tentando encontrar alguma alternativa. Se conseguir, volto tudo como estava antes :slight_smile:

2 curtidas

Eu digo isso pq eu, por exemplo, tinha mais de 250 postagens, quase 600 curtidas, 3 soluções, etc. Agora o número tá bem menor e o restante das estatísticas só mostra de tópicos que não são das matérias (pelo menos das mais recentes).

1 curtida

Acabei de checar e notei a mesma coisa no meu perfil.
O histórico de atividade continua normal, mas os números das estatísticas diminuiram um tanto.
No meu caso a lista de “Melhores Respostas” também mudou.
Acho que as respostas que estavam nos tópicos retirados da lista sumiram.

Não que mude muito a vida também.

@mobilon , provavelmente eu sou o único q acessa ininterruptamente a comunidade desde que me cadastrei (tem até um badge disso por aí).
Como tal, provavelmente desde sábado tenho sentido essa queda nas interações com tópicos oriundos do site.
De verdade…pode ter sido coincidência com esse tópico, mas qualquer novidade aqui é muito visível pra mim…

1 curtida

Tá.

Eu to tentando outro caminho aqui, já digo se deu certo :slight_smile:

Encontramos uma solução aqui, na base da famosa POG. Mas o importante é que funcionou e vou deslistar os tópicos de novo :smiley:

4 curtidas

Nossa, fui olhar aqui e minhas curtidas recebidas foram sugadas por um ralo… As que eu dei, nem tanto. :man_shrugging:

Todos os tópicos foram restaurados. Voltamos ao normal. :slight_smile:

Posts que ainda não receberam nenhum comentário ficam como não listados. Ao comentar, ele aparece na lista.

Com a implementação, agora temos a possibilidade de mudar esse comportamento – listar automaticamente todos os posts, mesmo os que não receberam comentários ainda. Pode ser uma forma de encontrar novos conteúdos para interagir.

Faz sentido pra vocês, ou ficaria muito poluído?

7 curtidas

Para mim faz, eu mesmo tenho lido mais as noticias depois que elas são listadas aqui do que entrando no index do site.

5 curtidas

Pra mim também. Como a categoria Tecnoblog é silenciada por padrão, não poluiria a timeline, somente se você for no seu perfil e remover manualmente da lista de silenciados…

2 curtidas

Tô com o pessoal, acho melhor, e como é silenciada não vai deixar poluído.

1 curtida

Mais um voto pra “listagem automática”.

Além disso, foi bom ter voltado a listar os tópicos, pois perdi algumas interações (notificação azul), que outros usuários fizeram e não estavam respondendo a mim especificamente (e por isso não gerando a notificação no perfil).

1 curtida

Feito :white_check_mark:

Todos os posts serão publicados como listados, independente de terem comentários.

6 curtidas

Você disse uma vez q os tópicos oriundos das matérias ficavam ocultos pra não poluir o feed inicial, monopolizando o espaço (enquanto ainda não tinham respostas).
Particularmente, pra mim tanto faz. Acabo lendo a maioria de qualquer jeito.
Só não leio qd o assunto não é relevante para mim.

1 curtida

Tem uma opção relativamente nova embed set canonical url nas configurações. Acredito que ela ajude na questão do SEO, já que os tópicos de comentários terão a tag canonical usando o endereço do blog.

Se tiver alguma outra sugestão pra tornar esse caso de uso melhor podemos discutir.